Bolsa Formação Pronatec 2024: Inscrição e Valor

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) foi criado pelo governo federal em 2011, portanto, já tem 11 anos de funcionamento.

bolsa-formacao-pronatec-inscricao-e-valor Bolsa Formação Pronatec 2024: Inscrição e Valor

Atualmente, o grande objetivo do projeto é ofertar mais cursos técnico e possibilidades de acesso para todas as pessoas, especialmente as que não têm boas condições financeiras.

Para isso, precisa se cadastrar no programa, através do site oficial do Pronatec, e fazer o passo a passo. Assim, mais gente terá possibilidade de conseguir estudar e ter uma qualificação adequada para conseguir bons empregos no futuro.

Por isso, é importante ficar atento ao site para saber das novidades e dos cursos determinados para entrar, através do EPT (Educação Profissional e Tecnológica).

Objetivos do Pronatec

Agora, veja alguns dos principais objetivos do Pronatec, conforme descrito no site oficial do programa criado pelo governo:

  • A expansão das redes federal e estaduais de EPT;
  • A ampliação da oferta de cursos a distância;
  • A ampliação do acesso gratuito a cursos de EPT em instituições públicas e privadas;
  • A ampliação das oportunidades de capacitação para trabalhadores de forma articulada com as políticas de geração de trabalho, emprego e renda;
  • A difusão de recursos pedagógicos para a EPT.
bolsa-formacao-pronatec-inscricao-e-valor-1 Bolsa Formação Pronatec 2024: Inscrição e Valor

Bolsa Formação

Agora, o Pronatec também criou o Bolsa Formação, que também tem como principal objetivo viabilizar que a pessoa possa fazer esses cursos, se inscrevendo neles. No Bolsa Formação Pronatec segue esse caminho para o interessado:

  • Programa Brasil Profissionalizado;
  • Rede e-Tec Brasil;
  • Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica;
  • Acordo de Gratuidade com os Serviços Nacionais de Aprendizagem.

Valor da Bolsa

Atualmente, o governo federal paga ao estudante R$ 10 por dia estudado, no entanto, esse estudante precisa comprovar a frequência para ter direito a essa cobertura.

Desta maneira, vai ter acesso a cursos normalmente pagos, mas que ele mesmo não vai precisar pagar.

Ainda tem a questão da inscrição, onde quem realmente é de baixa renda não precisa pagar. Assim, terá uma probabilidade maior de conseguir essa inclusão e fazer parte de cursos que, normalmente, não poderia se não tivesse esse auxílio governamental.

Para tentar a bolsa, deve procurar diretamente as instituições onde irá fazer o determinado curso. Neste caso, terá antes que escolher a modalidade. Após fazer isso, vai conseguir mais informações.

Então, o interessado também precisa entrar no site do Pronatec, fazer o cadastro e pesquisar os cursos de interesse.

Desta maneira, vão aparecer as opções que geralmente ficam mais perto de sua casa. Consequentemente, terá também maior facilidade para se deslocar de um lugar para o outro.

bolsa-formacao-pronatec-inscricao Bolsa Formação Pronatec 2024: Inscrição e Valor

Importância do curso técnico

Na prática, o Pronatec ajuda a formação dessas pessoas que normalmente não teriam condições financeiras e, além disso, permite essa inclusão de mais pessoas na sociedade, através desses programas de formação.

Por exemplo, quem faz um curso técnico de qualidade tem maior probabilidade de conseguir um bom emprego e garantir uma renda importante para a família. Consequentemente, as pessoas em volta dela também vão ganhar e a própria sociedade vai ganhar.

Afinal de contas, quanto mais tivermos mão de obra qualificada, mais teremos pessoas com bons empregos e prestando serviços de mais qualidade. Ou seja, é toda uma cadeia produtiva, onde a sociedade só tem a ganhar e a evoluir com os trabalhos profissionais.

Agora, com mais profissionais qualificados e melhores empregos, eles também tendem a consumir mais no mercado. E isso vai fazer também com que comércio e indústria passem a precisar de mais gente para trabalhar.

Então, tudo isso é importante para um programa como o Pronatec, que também não cobra taxa para as pessoas se inscreverem. Mas o ideal é sempre ficar de olho nas novidades que surgem no site oficial do governo federal.

Além disso, de acordo com as regras do governo federal, a idade mínima para fazer parte do Pronatec é 16 anos. Então, é preciso esperar atingir a tal idade para procurar o programa.

Atualmente, os programas e instituições parceiras do Pronatec para a formação técnica no Brasil estão nos seguintes ramos, segundo os dados divulgados pelo governo federal no site:

  • As instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; as instituições de educação profissional e tecnológica das redes estaduais, distrital e municipais;
  • As instituições dos serviços nacionais de aprendizagem e;
  • As instituições privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica devidamente habilitadas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, no âmbito da iniciativa Bolsa-Formação.

Por fim, os cursos do Pronatec também são voltados para os seguintes grupos de estudantes no cenário brasileiro:

  • Os estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos;
  • Os trabalhadores;
  • Os beneficiários dos programas federais de transferência de renda;
  • Os estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Bolsa Formação Pronatec 2024: Inscrição e Valor O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário