Carros do Futuro: 5 Tendências que devem chegar nas ruas até 2030

Olá querido leitor! Se você adora saber sobre o mundo dos carros e sobre as tendências da mobilidade urbana para o futuro, saiba que o texto de hoje veio recheado de informações ótimas para você! Isto porque, a seguir, apresentaremos as principais informações sobre cada uma das 5 tendências que devem chegar nas ruas até o ano de 2030, confira!

carros-do-futuro Carros do Futuro: 5 Tendências que devem chegar nas ruas até 2030

1ª tendência: Carros elétricos

É claro que não poderíamos começar falando das tendências se não for pela maior de todas, que vem revolucionando o mercado! Estamos falando da tendência dos carros elétricos, a qual vem ganhando um impulso bastante significativo nos últimos anos. Isto porque, muitos países, principalmente provenientes do continente europeu vem investindo e incentivando cada vez mais este tipo de tecnologia, uma vez que implantaram até mesmo ações políticas onde estipularam metas até um determinado ano, onde todos ou quase todos os carros dos países serão elétricos. Deste modo, eles acabam proporcionando vantagens econômicas para aqueles que desejam adquirir um carro elétrico, tais como descontos em seu preço de compra.

Desta forma, a cada dia que se passa, as grandes montadoras de carros encontram-se investindo no desenvolvimento de veículos elétricos, para que possam atender à crescente demanda por estas soluções de mobilidade que atendam à preservação do meio ambiente. Dentre elas, podemos citar a Volvo, General Motors, Aston Martin, Jaguar Land Rover e muitas outras.

Vale ainda ressaltar que, com a implementação deste tipo de funcionamento elétrico, os projetistas prometem ainda mais inovação e modernidade no design dos carros. Isto porque, com este tipo de tecnologia, acaba sobrando muito mais espaço para investir no design e inovar bruscamente os modelos!

tendecias-carros-futuro Carros do Futuro: 5 Tendências que devem chegar nas ruas até 2030

2ª tendência: Condução autônoma

Em segundo lugar, temos a condução autônoma, que está, de longe, entre as tendências mais impressionantes e inovadoras do mundo! Para quem não sabe do que se trata, condução autônoma consiste basicamente no desenvolvimento de modelos de carros que podem fazer sozinhos, ações que o motorista teria que fazer, tais como estacionar o carro em um lugar complexo.

Isto é possível graças à implementação de sensores e de ferramentas de aprendizado de máquinas e de inteligência artificial, de modo que hoje em dia, existem carros que nem precisam de motoristas para absolutamente nada! Com isso, a expectativa é em uma significativa diminuição nos números relacionados aos acidentes de trânsito, visto que, os veículos autônomos são mais seguros!

3ª tendência: Maior conectividade

Diante do fato que as pessoas hoje em dia passam a maior parte do tempo nos celulares, computadores, etc, e claro, sempre conectados à internet, é natural que acabe surgindo este tipo de demanda no universo automotivo. Neste contexto, busca-se cada vez mais esta expansão da conectividade envolvendo os objetos do nosso dia a dia, principalmente os carros. Com isso, várias montadoras estão investindo no desenvolvimento e no aperfeiçoamento de seus sistemas operacionais para favorecerem a experiência de seus usuários, tornando a sua vida ainda mais facilitada.

Neste contexto, pode-se esperar: maior velocidade de conexão, utilização de ferramentas de inteligência artificial de modo a dar suporte para as decisões do motorista e claro, ofertar mais entretenimento para o automóvel. Vale ainda mencionar que se tem falado sobre serviços personalizados, tais como comunicação sem fio entre carros, podendo interagir em tempo real, obter dados de tráfego, etc.

carros-tendencias-chegar Carros do Futuro: 5 Tendências que devem chegar nas ruas até 2030

4ª tendência: Realidade Estendida

A realidade estendida consiste em uma tecnologia muito utilizada nas reuniões de desenvolvimento de automóveis dos fabricantes automotivos, isto porque permite que se projetem protótipo de qualquer lugar, de modo a proporcionar uma economia de materiais, de dinheiro e claro, de tempo! Sendo assim, trata-se de um modelo digital que permite que se visualize e se discuta os detalhes, para que possam ser feitas alterações rapidamente, sem a necessidade de custos adicionais, coisa que, levaria meses para os projetos de prototipagem convencionais.

5ª tendência: Inteligência artificial

Por último, mas com certeza não menos importante, temos a famosa, amada e, ao mesmo tempo temida, inteligência artificial! Temida para aqueles que ainda não a entendem e também não conhecem todo o potencial deste tipo de ferramenta, a qual pode agregar e muito nos carros do futuro! Grandes especialistas da área afirmam com convicção que a inteligência artificial ainda está se desenvolvendo, sendo muito comparada com uma pessoa em sua infância, mas que tem potencial para virar o mercado de cabeça para baixo! Com isso, pode-se esperar de tudo, ideias e designs que super inovadores e tecnológicos, modelos de carros mais dinâmicos e inteligentes, enfim, vem muita coisa pela frente!

Sendo assim, vale muito a pena continuar acompanhando as notícias desse setor e ir descobrindo sobre as principais tendências e o que nos aguarda no futuro!
Bom, estas foram as nossas 5 principais tendências que devem chegar às ruas até 2030, esperamos que tenham gostado!

Se você souber de mais alguma tendência que não foi aqui citada, deixe o seu comentário, estamos ansiosos para descobrir!

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Carros do Futuro: 5 Tendências que devem chegar nas ruas até 2030 O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário