Cartão de crédito para autônomo: Melhores opções
O cartão de crédito pode ser um aliado, mas também pode ser um vilão. No entanto, não apenas quem tem registro em carteira e salário fixo pode ter um cartão de crédito. Os autônomos também podem ter e, muitas vezes, o produto se torna vantajoso.
Neste caso, vale a pena procurar cartões de crédito de bancos digitais, como o Nubank, ou o Banco Inter, por exemplo.
Isso porque esses cartões possuem taxa zero de anuidade e não precisa, todo ano, se preocupar com possíveis taxas nas faturas. Assim, é uma possibilidade mais fácil e sem muita burocracia.
Cartão de crédito por aplicativo
No caso desses bancos digitais, o autônomo não precisam nem mesmo ir a um banco, até porque eles não têm uma agência física. Neste caso, pode resolver tudo pelo próprio aplicativo do banco. Assim, basta baixar no celular e começar a mexer.
Além disso, a burocracia não existe e apenas precisa aguardar a aprovação do banco, o que leva normalmente menos de um dia. Inclusive, pode até mesmo levar alguns minutos e pronto.
Com isso, quem é autônomo já vai ter o seu cartão de crédito sem burocracia. Isso em qualquer banco digital, especialmente o Nubank e o Banco Inter.
O que os bancos virtuais fazem é verificar se o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e os demais dados deste autônomo estão regulamentados. Feito isso, eles vão poder fazer todo o procedimento para receber o cartão normalmente.
Cartão tem o mesmo efeito que os demais
Além disso, o cartão de crédito para autônomo tem o mesmo uso do que os convencionais para as outras pessoas.
Desta maneira, são os mesmos regulamentos e os autônomos podem até mesmo escolher a melhor data de pagamento da fatura para conseguir cumprir com os compromissos dentro do prazo.
Por isso, esses cartões de crédito para autônomos estão cada vez mais em alta e cada vez mais as pessoas procuram por eles.
É preciso abrir conta no banco
Tanto no caso do Nubank quanto do Banco Inter, o cliente que for buscar um cartão de crédito precisa fazer uma conta no banco antes. No entanto, as contas dessas entidades também são gratuitas, o que é um grande diferencial dos bancos digitais modernos.
Por isso, eles se tornam tão atrativos e cada vez mais pessoas estão procurando essas alternativas, não apenas os autônomos, como qualquer outra pessoa, até mesmo quem é registrado.
No Banco Inter, é possível até mesmo fazer saque sem pagar nada de taxa e ainda é possível fazer compras online com esse cartão. Faça suas compras online com rapidez e segurança com seu cartão virtual.
Ele é gerado pelo aplicativo, com a função débito e crédito. Se você já tem a função crédito no seu cartão físico, seu cartão virtual terá o mesmo limite e cashback da fatura, diz o Banco Inter em seu site oficial.
Cuidado com os prazos
Mas os cartões de crédito, tanto para pessoas autônomas quanto registradas, é preciso ter cuidado com os prazos de pagamento das faturas. Embora o cartão de crédito para autônomo não tenha anuidade, os juros existem, assim como em qualquer cartão de crédito.
Desta maneira, mesmo nos cartões de crédito digitais, que são mais fáceis de se fazer, demos usar com parcimônia e pagar tudo dentro do prazo.
Afinal de contas, o juro do cartão de crédito é o mais alto de marcado e, no caso dos bancos digitais, muitas vezes se torna ainda mais alto. Por isso, é necessário todo esse cuidado e essa cautela na hora de realizar os pagamentos das faturas mensais.
Quanto ao funcionamento do cartão de crédito, o cliente sempre deve se atentar aos valores das taxas de juros e, principalmente, na data de pagamento da fatura.
Geralmente, quem tem cartão de crédito pode alterar a data do pagamento da fatura do cartão para evitar problemas futuros.
Com isso, poderá pagar a conta mensal em um prazo adequado em relação ao seu próprio fluxo de caixa.
Desse modo, se souber controlar o uso, poderá ter, sim, o cartão de crédito como grande aliado das finanças, mesmo sendo um profissional autônomo, com renda mensal variável.
Aliás, uma das grandes vantagens do cartão de crédito, para quem paga à vista, é saber usar o produto para parcelar compras em até dez ou 12 vezes, por exemplo, sem juros.
E até mesmo para comprar à vista e sem juros, podendo assim pagar o mesmo valor no mês seguinte, ganhando um fôlego para fazer aquele dinheiro render.
Por fim, os bancos convencionais também oferecem boas opções de cartões de créditos, mas é preciso saber negociar com a empresa para cancelar o valor da anuidade.
Caso contrário, acaba não compensando manter um cartão e ter que pagar uma anuidade, sendo que existem versões gratuitas.
O site mais atualizado de 2024!