Cartão Nacional de Saúde: Como imprimir a 2 via
Atualmente no Brasil, um dos sistemas públicos mais utilizados e buscados pela maior parte da população é o SUS, Sistema Único de Saúde, sendo um dos órgãos de saúde mais importantes do mundo.
O SUS disponibiliza para os seus usuários um cartão de identificação com algumas informações para que os mesmos possam se identificar e serem inseridos nesse sistema.
Esse cartão é conhecido como Cartão Nacional de Saúde, mais conhecido como CNS. Esse documento é bastante importante para que os seus usuários possam se identificar no SUS.
Com isso, vamos conhecer um pouco mais sobre o Cartão Nacional de Saúde, sua história, como ele funciona e como os usuários poderão realizar a impressão da segunda via desse documento.
Um pouco mais sobre o Cartão Nacional de Saúde
O Cartão Nacional de Saúde ou popularmente conhecido como CNS, é utilizado basicamente como forma de identificação e registro de cada usuário no Sistema Único de Saúde.
Esse documento trata-se do registro na base de dados do Ministério da Saúde, sendo um cartão impresso que é enviado para os usuários que necessitem utilizar esses serviços por meio da rede pública de saúde.
Alguns dos principais dados que estão presentes nesse documento são: números de outros documentos como RG e CPF e contatos do usuário. Essas informações estão presentes para garantir a autenticidade de sua identidade.
Por meio desse registro, órgãos do governo, unidades e profissionais da saúde podem realizar consultas de locais e datas de atendimentos que foram realizados, além de conferir procedimentos, medicamentos e muito mais.
Além disso, alguns serviços como a solicitação de medicamentos por meio do programa Farmácia Popular e diversos outros serviços vinculados ao SUS exigem que os usuários possuam o Cartão Nacional de Saúde.
Outro exemplo da utilização desse documento é o rastreio e identificação de usuários que tomaram todas as doses da vacina do COVID-19 ou ainda estão precisando tomar alguma dose.
Por meio desse documento é possível identificar também, dados sobre outras vacinas, permitindo verificar e controlar o resultado de campanhas de imunização, conscientização e prevenção de certas doenças.
Principais vantagens do Cartão Nacional de Saúde
Contando com inúmeras utilidades, vamos conhecer as principais vantagens e atribuições que podem ser utilizadas pelos usuários que possuem acesso ao Cartão Nacional de Saúde.
– Uma maior rapidez no processo de identificação do usuário;
– Permite que o prontuário seja localizado por meio número do cartão;
– Vinculação de profissional, usuário, estabelecimento de saúde e atendimento;
– Permite localizar o registro de todos os atendimentos já realizados;
– Permite visualizar o registro de todos os agendamentos e execuções de consultas e exames realizados anteriormente;
– Disponibiliza todos os remédios e medicamentos que podem ou não serem ingeridos pelo paciente;
– Realiza a atualização dos dados cadastrais do usuário;
– Disponibiliza diversas informações referentes a alergias que o paciente tenha em seu registro médico;
– E muito mais.
Como realizar a emissão da segunda via do Cartão Nacional de Saúde
Sabemos que é muito comum que o usuário acabe perdendo esse documento ou que ele seja roubado. Com isso, o SUS disponibiliza dois meios para que os seus usuários possam realizar a emissão da segunda via desse documento.
Um dos meios que podem ser utilizados para realizar a emissão da segunda via do Cartão Nacional de Saúde é por meio do site desse sistema. Para realizar esse processo, é necessário seguir os seguintes passos:
– Realize o acesso ao site por meio do seguinte link: www.coectesus-paciente-saude.com;
– Realize o preenchimento de dados pessoais que serão exibidos pelo site;
– Com isso, será gerado um protocolo, sendo necessário imprimi-lo e guardá-lo.
Com isso, um novo cartão será enviado para a residência do usuário. Durante o período de espera, o usuário poderá utilizar o protocolo que foi gerado para realizar os seus atendimentos.
Após alguns dias, o usuário receberá em sua residência a segunda via do seu Cartão Nacional de Saúde e poderá utilizá-lo novamente durante os seus atendimentos nas unidades públicas de saúde.
Vale lembrar que esse protocolo é apenas para utilização temporária, devendo ser utilizado somente enquanto o novo cartão não chega. Além disso, esse protocolo conta com uma validade de apenas 3 meses.
Outro meio que pode ser utilizado para realizar a emissão da segunda via do Cartão Nacional de Saúde é o atendimento presencial, devendo ser solicitado em uma Unidade Básica de Saúde.
Para solicitar a segunda via por meio desse meio, é necessário que o usuário apresente documentos como RG e CPF. Além disso, com esse meio o cartão costuma ser impresso e entregue na hora para o usuário.
No entanto, ocorrem casos em que a unidade não pode imprimir o cartão na horas. Com isso, o usuário deverá informar o seu endereço e aguardar alguns dias até que a segunda via de seu documento seja entregue em sua casa.
O site mais atualizado de 2024!