Acesse Nossas Redes Sociais

Governo

Cartão Nacional de Saúde do SUS: Como Saber o número

Publicado

em

O Cartão Nacional de Saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) é essencial para poder receber atendimento gratuito em qualquer unidade hospitalar pública em qualquer lugar do território brasileiro. Até porque o Brasil tem um dos maiores sistemas de saúde público do mundo.

cartao-nacional-de-saude-do-sus-como-saber-o-numero Cartão Nacional de Saúde do SUS: Como Saber o número

Dessa maneira, é possível fazer várias cirurgias até mesmo de alta complexidade por conta dessa possibilidade de atendimento gratuito, embora muitas vezes a fila seja longa devido à grande demanda de pessoas.

No entanto, muitos não sabem o número do Cartão SUS ou até mesmo não sabem como fazer. Para isso, uma opção interessante é entrar no link do Portal Saúde do Cidadão. Por lá, é possível saber se já temos o número ou se precisamos fazer o cadastro.

Segundo o Ministério da Saúde, o Portal de Saúde do Cidadão contempla área restrita ao usuário do SUS onde é possível a este imprimir seu CNS, verificar o Registro das Ações e Serviços de Saúde dos quais fez uso.

Nesta área restrita é necessário realizar alguns passos para obter login de acesso à mesma. Assim sendo, o cidadão poderá saber os nomes dos profissionais de saúde que o atenderam, o período, o nome do hospital e os procedimentos clínicos e cirúrgicos realizados.

Isso proporciona ao cidadão a possibilidade de participar da fiscalização e do aprimoramento do SUS.

Nesta área restrita é necessário realizar alguns passos para obter login de acesso à mesma. Assim sendo, o cidadão poderá saber os nomes dos profissionais de saúde que o atenderam, o período, o nome do hospital e os procedimentos clínicos e cirúrgicos realizados.

Isso proporciona ao cidadão a possibilidade de participar da fiscalização e do aprimoramento do SUS, diz o site do Portal de Saúde.

Contato por telefone

Além disso, também podemos fazer contato por telefone para obter informações sobre o número do cartão SUS. Para isso, basta procurar o 136, discar 24 horas por dia e esperar o atendimento.

Esse número atende tanto com humanos como com gravações eletrônicas. De qualquer maneira, quem usar já poderá consultar os principais dados.

Além disso, o site do Portal da Saúde possui um espaço para fazer o cadastro do número do Cartão SUS. Com isso, também já vai gerar um protocolo necessário para fazer o atendimento em alguma unidade de saúde.

Mas, afinal de contas, qual é o principal motivo desse número? Segundo o governo, o objetivo fundamental do Cartão Nacional de Saúde é possibilitar ao SUS (Sistema Único de Saúde) a capacidade de identificação individualizada dos usuários.

Ou seja, cada cidadão tem um número de CNS que facilita seu acesso ao Sistema.

A partir do cadastramento e da emissão do cartão, e com a integração dos sistemas tendo o número do CNS como chave integradora, será possível identificar o usuário em todos os seus contatos com o SUS e acompanhar a sua evolução dentro do Sistema.

Com efeitos na atenção individual e no planejamento das ações de saúde, descreve o site do Portal da Saúde.

cartao-nacional-de-saude-do-sus-como-saber Cartão Nacional de Saúde do SUS: Como Saber o número

Conecte SUS

Em tempos de tecnologia avançada e conectividade total, a Sistema Único de Saúde possui um serviço chamado Conecte SUS. Com ele, será possível fazer diversos tipos de serviços e consultas sem precisar sair de casa.

Além da internet pelo computador, também podemos usar através de um aplicativo no aparelho de telefone celular, o que torna o atendimento ainda mais prático.

Com isso, quando eventualmente não tivermos o Cartão SUS impresso, podemos usar o número pelo celular. Desde, claro, que se tenha um contato com a internet naquele momento.

Assim, o funcionamento se torna parecido com os documentos de carro e carteira de habilitação. Atualmente, os motoristas já não precisam mais andar com a documentação impressa em muitos estados brasileiros.

O Conecte SUS Cidadão também pode ser usado para substituir o Cartão Nacional de Saúde impresso. Para acessar o número do cartão de saúde, o usuário precisa clicar no ícone do cartão.

Em seguida, clicar na imagem do QR Code, o cartão gira e exibe a foto do usuário, o número do CNS e QR Code de identificação, diz um comunicado explicativo no site do Portal de Saúde.

cartao-nacional-de-saude-do-sus Cartão Nacional de Saúde do SUS: Como Saber o número

Vantagens do Cartão SUS

Agora, quem tem o cartão SUS, o chamado CNS, tem diversas facilidades no dia a dia, como mostra e enumera o próprio Portal de Saúde:

  • Rapidez na identificação do usuário;
  • Localização do prontuário pelo número do cartão;
  • Vinculação de: profissional, usuário, estabelecimento de saúde e atendimento;
  • Registro dos atendimentos realizados;
  • Registro do agendamento e execução de consultas e exames;
  • Dispensação de medicamentos;
  • Atualização de dados cadastrais

Diante disso, percebe-se o impacto e a amplitude do uso das tecnologias de informação e de telecomunicação na gestão da saúde pública. Além disso, o acesso a essas informações dá ao cidadão a possibilidade de participar da fiscalização e do aprimoramento do SUS, diz o portal.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Cartão Nacional de Saúde do SUS: Como Saber o número em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.