Cartão Poupança Caixa Segunda Via: Bloquear, Senha, Solicitar
O cartão de poupança da Caixa Econômica Federal é um item dos mais importantes e também versáteis para o cliente do banco.
Isso porque se trata de um acessório que podemos usar para sacar valores em qualquer caixa eletrônico, casas lotéricas e também para fazer pagamentos em qualquer situação.
Além disso, o cartão poupança da Caixa Econômica Federal tem a vantagem de que o banco atua em todo o território nacional. Ou seja, em qualquer lugar que for, vai encontrar uma agência, um banco 24 horas ou uma casa lotérica para sacar e até mesmo depositar valores.
Como bloquear o cartão
No entanto, por ser um objeto pequeno, muitas vezes acontece de roubarem, furtarem ou até mesmo acontecer um extravio.
Outra coisa que acontece é quando ele se quebra no bolso da calça. Inclusive, não é recomendado colocar cartões nos bolsos de trás das calças justamente por conta desses problemas.
Porém, podemos pedir segunda via do produto através do WhatsApp ou até mesmo pelo site da Caixa Econômica Federal. Para tanto, basta seguir alguns procedimentos burocráticos relativamente simples.
Quanto ao bloqueio, também é possível fazer pela central de atendimento da Caixa, que tanto pode ser pelos telefones de 0800 do banco quanto também pelo WhatsApp do banco. Desta maneira, nem vai precisar sair de casa para resolver esse problema.
No entanto, se eventualmente estiver com dificuldade ou não conseguir usar esses canais, ainda existe a possibilidade de ir pessoalmente a uma agência da Caixa Econômica Federal, em qualquer canto do país, para pedir o bloqueio.
No entanto, o mais fácil é ir mesmo na agência onde tem a sua conta, pois, se torna melhor para o atendente resolver aquele problema.
Como desbloquear o cartão
Outra coisa muito comum de se acontecer é quando esquecemos a senha do cartão de poupança, tanto da Caixa quanto dos outros bancos.
Assim, sempre que digitar três vezes a senha errada, vai acontecer de ela ser devidamente bloqueada, até por questão de segurança, evitando que um ladrão roube o se cartão.
Neste caso, quando precisar desbloquear, ou até mesmo quando for usar pela primeira vez, poderá fazer o procedimento em um caixa eletrônico da própria Caixa.
No entanto, aqueles caixas 24 horas para todos os bancos, não costumam fazer esse tipo de procedimento. Então, deverá mesmo procurar uma agência física ou o caixa eletrônico da agência, que costuma funcionar apenas até às 22h.
Caso perca o cartão e precise de uma segunda via do mesmo, vai precisar ir pessoalmente a uma agência bancária para conseguir. Isso porque, no momento, não existe essa possibilidade de conseguir um cartão de poupança, em segunda via, pela internet.
Tudo isso por conta da própria segurança do cliente, para evitar fraudes e prejuízos no dia a dia. Afinal de contas, as quadrilhas especializadas em roubos de cartão, clonagem, etc, estão cada vez mais complexas e modernizadas.
Por isso, o cenário ideal é nunca perder o seu cartão de poupança e guardar sempre em um local devidamente seguro. Inclusive, só devemos sair com esse cartão quando realmente tivermos a certeza de que vamos precisar usar. Caso contrário, o melhor é deixar em casa.
Como abrir poupança na Caixa
Atualmente, é muito fácil abrir uma caderneta de poupança na Caixa Econômica Federal. Desta maneira, basta ir pessoalmente a uma agência bancária, também em qualquer canto do país, e fazer a abertura da poupança.
No entanto, para isso vai precisar de seus documentos originais com foto e também que tenha o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física). Então, desta maneira, sem esses dados, não será possível fazer o procedimento.
Além disso, também precisa de um valor mínimo para abrir a poupança, usando um valor normalmente a partir da R$ 50 para depositar. Assim, logo no primeiro mês, esse dinheiro já vai render alguns juros na sua conta.
Quanto ao valor do rendimento, também vale lembrar que a poupança é a aplicação fixa que tem o menor rendimento no mercado brasileiro atualmente.
No entanto, muitos ainda apostam na caderneta de poupança por conta da facilidade de aplicação e, principalmente, por conta da segurança. Afinal de contas, o risco de perder o dinheiro em eventual crise econômica é zero. Assim, muitos ainda optam por ela.
Nestes últimos anos, inclusive, a caderneta de poupança teve um rendimento menor que a inflação oficial. Ou seja, quem usou a poupança para ganhar dinheiro, na verdade acabou perdendo um pouco.
Ainda assim, em 2024, durante o último mês de setembro, pela primeira vez nos últimos dois anos a caderneta de poupança teve um rendimento acima da inflação do período.
Isso por conta também do aumento da taxa básica de juros, a Selic, que atualmente está na cada dos 13,75% por ano, considerada uma das mais caras do mundo, atrás apenas da Turquia.
O site mais atualizado de 2024!