Acesse Nossas Redes Sociais

Governo

Carteira da pessoa Idosa: Emissão, Benefícios, Validade

Publicado

em

A Carteira da pessoa Idosa é um programa da SNAS (Secretaria Nacional de Assistência Social), órgão ligado ao governo federal. Além disso, é um item importante para idosos a partir de 60 anos, que tenham renda de até dois salários mínimos individualmente.

carteira-da-pessoa-idosa Carteira da pessoa Idosa: Emissão, Benefícios, Validade

Mas, para ter direito a essa carteira da pessoa idosa, também é necessário ter cadastro no CadÚnico (Cadastro Único), também do governo federal.

Para emitir a carteira, também precisa entrar no site oficial da secretaria e acessar a página de emissão. Por lá, o idoso vai ser redirecionado para a página Gov.br que é cada vez mais exigida para emitir documentos e fazer serviços online.

Depois, para quem já tem o documento emitido e precisa fazer a validação, também é só entrar em outra aba específica e procurar o serviço passo a passo.

Para que serve a carteira do idoso?

Agora, quem tem a carteira do idoso, goza de diversos benefícios, como a gratuidade para o transporte público rodoviário estadual e interestadual. Além de 50% de desconto em algumas situações.

Entretanto, para ter esses benefícios, também precisa se enquadrar nos itens necessários para se fazer a carteira do idoso. E o benefício também vale para o transporte ferroviária e, eventualmente, para o transporte aquaviário, mas comum nos estados da região norte do país.

Inclusive, pela lei da carteira do idoso, este tem o direito à reserva de duas vagas para viagem interestadual, por conta do acompanhante que muitas vezes é necessário.

Então, essa lei existe desde 2003, quando foi criada justamente com objetivo de promover a inclusão social de muitos idosos.

Afinal de contas, nos últimos anos a população brasileira está envelhecendo e os idosos cada vez mais ativos, lúcidos e saudáveis. Por isso, é essencial poder garantir esse acesso para manter uma boa qualidade de vida a todos eles.

Também, em alguns casos, o idoso pode requerer 50% de desconto no preço da passagem de ônibus, o que também ajuda. Ainda mais em tempos de combustível caro e, consequentemente, passagens mais caras.

carteira-da-pessoa-idosa-emissao-beneficios Carteira da pessoa Idosa: Emissão, Benefícios, Validade

Digitalização

Desde o ano passado, é possível utilizar a carteira do idoso de forma digital, após uma nova resolução do governo federal. Desse modo, o idoso pode apresentar o documento apenas pelo telefone celular para conseguir embarcar.

Assim, acontece de maneira parecida com o que já vem sendo feito com o documento de veículo e também o RG e CPF digitais. Afinal de contas, em tempos de sustentabilidade, é importante usar o mínimo de papel e garantir o máximo de cuidado com o meio ambiente.

Todavia, o idoso que tiver dificuldades em conseguir acesso pela internet, pode ir a um posto local, tanto do estado quanto do município, pois, continuam responsáveis pela emissão dos documentos, de acordo com a determinação do governo federal.

“Destaca-se que as mudanças realizadas buscam ampliar e facilitar as formas de acesso utilizando a tecnologia disponível.

Em nenhuma hipótese as novas alternativas poderão representar exclusão ou dificultar o acesso ao direito à gratuidade do transporte interestadual por meio da Carteira da Pessoa Idosa”, afirma o governo federal em seu site oficial.

O SUAS (Sistema Único de Assistência Social), existente em cada município, continuam com a possibilidade de viabilizar a carteira da pessoa idosa.

carteira-da-pessoa-idosa-emissao-beneficios-validade Carteira da pessoa Idosa: Emissão, Benefícios, Validade

Mais benefícios

Além de tudo isso que foi falado acima, a Carteira da Pessoa Idosa também pode valer para evitar que o idoso precise sair de casa para resolver as coisas. Tanto é que se pode fazer a carteira pela internet, sem sair de casa.

Caso o idoso tenha dificuldade em acesso sites e usar a internet em si, pode contar com o auxílio de alguém que more junto.

Além disso, como ainda estamos no meio da pandemia da Covid-19, os idosos ficando em casa também vão poder se proteger desta doença tão séria, que afeta principalmente os mais velhos.

Mas, sempre é bom ressaltar novamente: para tirar a carteira da pessoa idosa, precisa necessariamente ter o CadÚnico.

Afinal, a ideia deste projeto é ajudar apenas os idosos que possui rendas menores e que precisam de algum tipo de ajuda financeira. População idosa no Brasil cresce ao longo dos anos.

O Brasil de fato “envelheceu”. Isso porque, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 1950 o Brasil tinha 2,6 milhões de idosos acima dos 60 anos.

No entanto, em 2020, ainda segundo o IBGE, este número já chega a 29,9 milhões de pessoas. Além disso, a previsão é de aumentar ainda mais. Com isso, a projeção do IBGE para 2100 é de 72,4 milhões de idosos em todo o Brasil.

Por isso, os programas voltados para esta faixa etária ganham em importância e devemos sempre nos preocupar e buscar soluções para que os idosos possam ter uma vida mais digna e confortável. Até porque vamos também ficar mais velhos algum dia.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Carteira da pessoa Idosa: Emissão, Benefícios, Validade em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.