Churrasco para 50 pessoas: Carnes e o que comprar
O churrasco é uma tradição das mais fortes na cultura brasileira, assim como na cultura dos nossos vizinhos argentino, uruguaios e paraguaios. Portanto, sempre tem um ritual na hora de preparar essa iguaria e, para que tudo dê certo, é importante seguir algumas regras.
Por exemplo, se for fazer um churrasco para 50 pessoas, é preciso também se organizar adequadamente para não ter falta de carne para ninguém.
Afinal de contas, em um momento de confraternização, todo mundo precisa ter acesso a todas as carnes e também deve buscar uma forma de deixar mais fácil para os convidados.
Por isso, neste post, vamos falar um pouco sobre a quantidade necessária aproximada de carne e quais os tipos de cortes comprar para a produção desse evento tão ‘sagrado’ por aqui.
Quantos quilos de carne vai precisar?
Agora, independentemente do tipo da carne, é importante saber a quantidade certa para organizar o churrasco. Portanto, para um evento desses mais curto, com duração de duas a três horas, o estimado é 250 gramas de carne para cada pessoa.
No entanto, se for um churrasco com duração de cinco a seis horas, o mais recomendado é calcular 500 gramas, ou seja, meio quilo de carne por cada pessoa.
Agora, para um churrasco mais curto, vai precisar, no total, de aproximadamente 12,5 quilos de carne. Contudo, um churrasco mais longo, vai precisar de 25 quilos de carne. Naturalmente, que isso é um número aproximado e estimado para cima.
Afinal de contas, muitas vezes as pessoas não vão comer tudo isso e, assim, a carne vai sobrar. Nestes casos, é melhor sobrar do que faltar. E o que sobrar pode ser usado em um churrasco futuro ou até mesmo fazer uma mistura do almoço em casa no dia seguinte.
Consequentemente, a carne não será desperdiçada e todos vão poder aproveitar depois o material.
Quais as melhores carnes para o churrasco?
Depois de definir a quantidade, vamos definir o tipo de carne para o churrasco de 50 pessoas. Neste caso, a picanha seria sempre a carne ideal, pois, é a de melhor qualidade. No entanto, como o preço anda proibitivo, é possível variar o tipo.
Por exemplo, pode-se pegar 20% de carne de picanha e o restante fazer com outros cortes. Assim, uma alcatra ou um contrafilé, cortado em formato de bife, poderá ter um bom efeito para o churrasco e também vai ter muita qualidade.
Outra carne que também se recomenda, embora seja mais simples e barato, é o miolo da paleta. Neste caso, a carne vai render bastante e agradar aos convidados.
Além disso, ainda existem os acompanhamentos, como a linguiça, que precisa ter uma boa qualidade. Neste caso, é sempre bom primar por marcas conhecidas, pois, o barato muitas vezes costuma sair caro.
No caso da linguiça, deve sempre ser a primeira carne a se colocar no fogo, para já ir fazendo um tira-gosto.
Mas também não vamos nos esquecer do coração de frango e da asinha, ou tulipa, como alguns chamam. Neste caso, elas também vão complementar o churrasco para não ficar apenas na carne o tempo todo, o que pode ser enjoativo.
Mais acompanhamentos
Outra coisa importante para um churrasco de 50 pessoas, é ter também ao menos 100 pães. Afinal de contas, seriam dois pães para cada um, considerando que é possível fazer o pão de alho na churrasqueira, que também é um importante tira-gosto.
Além disso, também é importante ter o acompanhamento como o vinagrete, também em quantidade suficiente para atender aos convidados. Assim, também deve ter arroz e farofa para todos.
Embora muita gente coma apenas a carne no churrasco, outras fazem questão de comer um arroz ou uma farofa no acompanhamento.
Ainda também é muito importante se atentar aos refrigerantes e água. Aliás, a água é importante para quem não bebe nem refrigerante e nem cerveja, além de ser um importante hidratante, ainda mais em dias de muito calor.
Então, esses itens todos vão fazer a diferença no complemento do churrasco, onde uma saladinha leve também pode acompanhar.
Por fim, os acessórios necessários para o churrasco também precisam estar na mão, como o carvão, os espetos, a grelha e o material para acender o fogo, que pode ser o álcool ou até mesmo o gel para churrasco, que encontramos em supermercados, açougues e em casas especializadas.
Com isso, o churrasco para 50 pessoas terá um desfecho dos mais agradáveis, com todo mundo se deliciando e curtindo aquele final de semana especial entre os amigos.
O site mais atualizado de 2024!