Cid M255 auxílio-doença do INSS Aposenta? Veja o que significa

Para que seja possível facilitar a troca de informações entre as equipes de saúde no geral e para ter uma noção e acompanhamento de doenças, tanto em relação à incidência quanto a sua prevalência, foi criado a Classificação Internacional de Doenças, conhecido como Cid.

Cada classificação recebe um código e permite uma organização melhor dos dados sobre cada doença. Hoje falaremos sobre a Cid M255, e falaremos sobre o auxílio-doença do INSS aposenta. Veja abaixo o que significa!

o-que-e-o-cid-no-Auxilio-doenca.jpg Cid M255 auxílio-doença do INSS Aposenta? Veja o que significa
O que é o Cid M255?

Como dissemos, visando a troca de informações entre as equipes de saúde no geral e também para que seja possível ter uma noção e acompanhamento de doenças, tanto em relação à sua incidência e prevalência, foi criado a Classificação Internacional de Doenças (Cid).

Com essa classificação, as doenças são categorizadas e padronizadas, onde cada doença recebe um código, e os dados de cada doença podem ser melhor organizados.

Sua primeira edição foi criada pela OMS em 1893, e já está em sua 11ª edição, que precisa ser constantemente atualizada à medida que novas doenças ou classificações foram surgindo ao longo dos anos.

No entanto, a CID-10 é atualmente a mais utilizada, pois a CID-11 não entrará em vigor até janeiro de 2023.

O Capítulo 13 da CID-10 contém e descreve distúrbios do sistema musculoesquelético e do tecido conjuntivo. Este capítulo contém a classificação M255 (ou M25.5) para “Dor Articular”.

‘Na classificação consta que é única, não possuindo dupla classificação e não existe restrições em relação ao sexo, o que indica que pode ser empregada para os dois sexos, masculino e feminino.

Diagnóstico do Cid M255

Os médicos geralmente fazem um diagnóstico do Cid M255 após os exames solicitados, além do histórico clínico e dos sintomas do paciente. Após essa triagem detalhada dos sintomas, é possível fazer um diagnóstico de dor nas articulações.

Algumas doenças e condições que podem se enquadrar nesta categoria são: Gota, Artrite, Tendinite, Epicondilite, Artrite Reumatóide, Bursite.

E eles também só podem ser diagnosticados após uma avaliação médica. Alguns médicos ou especialidades médicas que podem fornecer esse diagnóstico são: Reumatologia, Ortopedia, Medicina Interna, Traumatologia e Imunologia.

Tempo de afastamento por auxílio-doença no Cid M255

Para que seja possível conseguir um afastamento e que o trabalhador receba o auxílio-doença, é preciso que ele possua um laudo, que especifica a sua condição e limitação física para continuar exercendo sua função.

O laudo precisa ser feito por um perito do INSS, que também é responsável por determinar o tempo de afastamento e recebimento do auxílio, e assim o trabalhador poderá solicitar o afastamento no Cid M255.

Quando não estipula um prazo, é preciso ser estabelecido um prazo de 120 dias, sendo algo fixado por lei.

conheca-o-auxilio-doenca.jpg Cid M255 auxílio-doença do INSS Aposenta? Veja o que significa
Conheça o auxílio-doença

O auxílio-doença vai ser pago ao trabalhador que:

  • Tiver cumprido o período de carência exigido, se for o caso
  • Estiver incapacitado para o trabalho ou atividade habitual, por mais de 15 dias consecutivos ou um período de 60 dias

Para conseguir ter direito a esse auxílio-doença, é necessário possuir um período de carência, incapacidade para o trabalho e passar pela perícia médica.

Cid M255 auxílio-doença do INSS Aposenta?

Se estiver nos padrões e requisitos estabelecidos no INSS, a pessoa com o diagnóstico do Cid M255 pode receber a aposentadoria por invalidez.

Para conseguir receber essa aposentadoria, o cidadão solicitante não pode ter a possibilidade de retornar às suas atividades laborais, ou seja, incapacidade precisa ser definida e impedi-lo de fazer o seu trabalho.

como-a-incapacidade-e-analisada.jpg Cid M255 auxílio-doença do INSS Aposenta? Veja o que significa
Como a incapacidade é analisada?

Caso a doença na coluna seja crônica, incapacitam e afetam a vida diária do cidadão segurado, a chance de êxito de uma aposentadoria caracterizada nos padrões do Cid M255 pelo auxílio-doença do INSS é alta.

Para isso, será necessário comprovar a incapacidade para o trabalho e para a vida independente. Existem quatro requisitos para concessão dessa aposentadoria, veja abaixo quais são:

  • Qualidade de segurado do requerente
  • Superveniência de moléstia incapacitante para o desenvolvimento de qualquer tipo de atividade que garanta a subsistência
  • Caráter definitivo da incapacidade
  • Cumprimento da carência de 12 contribuições mensais

A incapacidade é analisada pela perícia multidisciplinar do INSS, e vai investigar todos os fatores socioambientais de interação entre doença, segurado e seu meio de trabalho. Isso tudo vai resultar na avaliação sobre determinada incapacidade.

Na perícia são avaliados fatores como presença de sintomas ou sua intermitência, períodos de recidiva, afastamentos (mais de 15 dias), tipo de função desempenhada, qualidade do ambiente de trabalho, ambiente efetivo para tratamento, acessibilidade, etc. Entre outros elementos exteriores.

Quem se aposentar por invalidez terá que realizar novas perícias, incluindo a necessidade de verificar se é necessária a assistência permanente de terceiros para obter o adicional de 25% na aposentadoria.

Eles podem ser intimados a qualquer tempo, mas são penalizados com a suspensão dos benefícios. O segurado pode produzir exames e laudos para uma análise completa de sua saúde. Os documentos também ajudarão a determinar a data de início e o início da incapacidade.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Cid M255 auxílio-doença do INSS Aposenta? Veja o que significa O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário