Cirurgia de Vasectomia grátis pelo SUS 2024: Como conseguir
Fazer uma cirurgia de vasectomia para não ter filhos é o que muitos homens desejam. O programa pode ser implementado em redes públicas, Sistema Único de Saúde (SUS) e planos de saúde.
Sendo assim, hoje falaremos sobre a vasectomia grátis pelo SUS 2024, e você poderá entender como conseguir. Acompanhe abaixo!
Entenda o que é uma vasectomia
A vasectomia é um método contraceptivo cirúrgico masculino semi permanente que envolve a ligação de cateteres para garantir que o sêmen que eles entram em uma passagem chamada uretra esteja livre de esperma. A taxa efetiva de cirurgia foi de 99,86%.
A cirurgia de vasectomia é uma operação muito sólida, muito simples e rápida, exigindo apenas anestesia local, e leva cerca de meia hora para esterilizar um homem.
O procedimento, que é procurado por homens que não desejam mais ter filhos, é mais seguro e menos invasivo do que a laqueadura para as mulheres.
De acordo com a Lei 9.263/96, qualquer homem com mais de 25 anos ou que já teve dois filhos pode fazer a vasectomia. Se o paciente for casado, também é necessário um documento de consentimento para a cirurgia assinado pela esposa. Veja abaixo:
- Homens e mulheres com capacidade civil plena, sendo maiores de 25 anos ou com dois filhos vivos
- Prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico
- Risco à vida ou à saúde da mulher ou futuro concepto, testemunhado em relatório escrito e assinado por dois médicos
- Na vigência da sociedade conjugal, a esterilização depende do consentimento expresso por ambos
- A esterilização em pessoas incapazes somente poderá ocorrer mediante autorização judicial
Como é feita a cirurgia de vasectomia?
Para fazer a cirurgia de vasectomia, o homem só receberá anestesia local. Após a anestesia, é feita uma pequena incisão no escroto para que o médico possa acessar o ducto deferente.
O médico então corta e amarra esses vasos sanguíneos, que, posteriormente, irá fechar. Uma incisão no escroto. Nenhuma incisão de qualquer tipo é feita na área do pênis.
O procedimento é rápido e não requer internação.
O procedimento pode ser feito em regime ambulatorial e geralmente dura de 15 a 20 minutos. É importante notar aqui que a vasectomia é muito mais simples do que a laqueadura, que é realizada em mulheres.
Como é a recuperação da vasectomia?
Por se tratar de um procedimento simples, o paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia. No primeiro dia, foi recomendado repouso e bolsa de gelo na área cirúrgica.
Notavelmente, a contracepção é recomendada durante a relação sexual nos primeiros 60 dias após a cirurgia. Isso ocorre porque a recanalização pode ocorrer ou a cirurgia pode ser realizada de forma inadequada em alguns casos.
Uma análise de sêmen é recomendada dois meses após a cirurgia para confirmar a ausência de esperma no ejaculado do paciente.
Enquanto muitos homens têm medo de mudanças no desempenho sexual, a vasectomia é responsável apenas por ejacular na ausência de esperma. Como resultado, o homem continuará mantendo sua libido e volume de ejaculação.
Embora a vasectomia seja conhecida como um método definitivo de controle de natalidade, em alguns casos é garantido a reversão do processo. No entanto, as taxas de sucesso são variáveis e o sucesso nem sempre é garantido.
Outro ponto importante é que as taxas de sucesso são maiores quando a reversão é realizada durante os primeiros 10 anos da cirurgia. A cirurgia de reversão é mais complicada do que uma vasectomia.
Vantagens da cirurgia de vasectomia
Entre as principais vantagens da cirurgia de vasectomia, é possível citar:
- Alta taxa de eficácia
- Cirurgia simples
- Não existe necessidade de interrupção do ato sexual
- Ajuda no planejamento familiar
É muito importante destacar que, apesar de ser um método definitivo, a vasectomia não protege contra as infecções sexualmente transmissíveis, então ainda deverá usar camisinha.
Cirurgia de Vasectomia grátis pelo SUS 2024
Os interessados em fazer a cirurgia de vasectomia devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência e manifestar o desejo de utilizar um método claro de planejamento familiar.
O aconselhamento de enfermagem fornecerá opções de métodos contraceptivos que os usuários podem escolher conscientemente e expandir para casais (se necessário), como dispositivos intrauterinos (DIUs), contracepção oral e injetável, laqueadura de trompas (LT) e preservativos masculino e feminino . .
O paciente é então encaminhado para um especialista que fornece exames pré-operatórios e orientações cirúrgicas. Por se tratar de esterilização, os pacientes do SUS têm um período de espera de 60 dias para enviar um questionário detalhado para refletir isso.
Só depois desse horário a cirurgia era marcada se o homem seguisse em frente com a decisão.
Após manter a decisão e atender aos critérios da legislação de planejamento familiar (Lei nº 9.263/1996), o usuário é encaminhado à unidade básica de saúde para consulta. Com parecer médico favorável à cirurgia, a cirurgia pode ser agendada em serviço especializado.
Nova lei 2024
A nova Lei nº 14.443, de 2 de setembro de 2024, reduziu a idade mínima para esterilização voluntária de homens e mulheres com plena capacidade civil de 25 para 21 anos.
O documento elimina a exigência de que o marido ou a esposa autorizem uma laqueadura ou vasectomia. De acordo com a Lei de Planejamento Familiar de 1996, a esterilização depende do consentimento expresso de ambos os cônjuges.
O site mais atualizado de 2024!