CND INSS: Emissão, 2ª Via

Para que o INSS possa controlar os pagamentos em dia de todos os seus contribuintes, ele precisa criar mecanismos para isso. Isso porque são muitas pessoas vinculadas ao órgão, todos os trabalhadores com carteira assinada, aposentados e outras pessoas que possuam direitos a benefícios. Dessa forma, existem diversos documentos que são usados para controlar a contribuição e os débitos de seus beneficiários. Um desses documentos é o CND INSS, muito importante para comprar que a pessoa em questão não possua nenhum débito em relação às suas contribuições da previdência. Mas acontece que muitas pessoas acabam perdendo esse documento e precisando realizar a emissão da 2ª via do CND INSS.

Então, se você é uma das pessoas que precisa fazer a emissão da 2ª via do CND INSS ou possui interesse em saber como esse processo funciona, é só continuar a leitura que através desse artigo nós contaremos tudo o que você precisa saber sobre isso.

cnd CND INSS: Emissão, 2ª Via

CND INSS: O que é?

Para entender como fazer a emissão da 2ª via do CND INSS, primeiramente é importante entender ao certo o que é esse documento. Basicamente, o CND INSS é a Certidão Negativa de Débitos do INSS. E assim como explicamos mais acima, ela serve para comprar que as suas contribuições em relação ao INSS estão em dia e estão de acordo com as regras fiscais.

Mas o que muitas pessoas não sabem é que há quase 10 anos o CND do INSS e da Fazenda são as mesmas, isso porque sofreram um processo de unificação. Dessa forma, não há a emissão de mais de um documento para comprovar sua situação de regularidade fiscal em relação as diversas esferas. Apenas com a CND é possível fazer tudo isso.

Isso apresentou muitas vantagens para as pessoas que são contribuintes do INSS. Isso porque, com a rotina agitada das pessoas, quanto mais rápido for o processo de emissão de um documento ou então, de comprovação de determinada situação, melhor é. Dessa forma, apenas entrando em um site, em poucos minutos o contribuinte consegue fazer a emissão da CND INSS e comprovar sua regularidade fiscal.

É importante ressaltar que esse documento é usado para vários fins, uma vez que demonstra que a pessoa está em dia fiscalmente. Assim, na compra de um imóvel, homologação de empréstimos, solicitação de crédito, compra de empresa, entre outras situações, a CND pode ser solicitada.

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Consulta CND INSS 2024

O contribuinte deve fazer a emissão da CND INSS 2024 pela internet, como explicaremos detalhadamente ao longo desse artigo. O mesmo processo serve também para fazer a consulta do CND. Mas caso o contribuinte não consiga fazer a consulta dessa forma, ele tem outra alternativa, que é consultar através do site e-CAC da Receita Federal. Assim, ele poderá verificar a sua situação em relação a todas as áreas fiscais da sua vida, apenas fazendo o login pelo GOV BR.

Dessa forma, entrando no e-CAC, o contribuinte consegue ter acesso a dois documentos, um para verificar a sua situação fiscal e outro que consta a sua situação fiscal-relatório complementar. Com isso, o contribuinte tem todas as informações de que precisa na sua mão e não precisa ter mais trabalho para conseguir saber sua situação negativa de débitos. Agora, caso o contribuinte não consiga dessa forma, ele deverá ir até uma unidade da Receita Federal e informar sua situação.

Caso você possua algum débito na sua CND INSS, você não conseguirá fazer a emissão dela até que faça a regularização da sua situação. Assim que você deixar tudo em ordem já pode fazer a sua emissão. Outra coisa que é importante salientar é que a CND vale por apenas 90 dias. Após esse período é necessário emitir outra.

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Emissão da 2ª via do CND INSS 2024

Então, caso você precise fazer a emissão da 2ª via da sua CND INSS 2024, saiba que você irá fazer a emissão apenas da CND, que engloba o INSS, pois como comentamos, todas as CNDs foram unificadas. Para fazer isso, o contribuinte deve inicialmente, entrar no site da Receita Federal, mas é importante que seu documento esteja dentro da validade de 90 dias. Então para isso basta:

  1. Acessar o portal da Receita Federal;
  2. No menu do governo do Brasil, vá em “Serviços”;
  3. Depois em “Busca Serviços por”;
  4. E então, em “Categorias”;
  5. Posteriormente em “Impostos e Obrigações”;
  6. Então em “Certidões e Outros Serviços”;
  7. Em “Etapas para a realização deste serviço”, clique em “Consultar certidões de pessoa física”;
  8. Então, coloque o seu CPF;
  9. Escolha entre “Data de validade” e “Data de emissão”;
  10. Escolha o período a partir da unificação da CND;
  11. Clique em “Consultar”.

Através desses passos você consegue acessar e emitir a 2ª via da sua CND. Então para realizar a impressão basta clicar em “Preparar a página para impressão”, e dessa forma você poderá imprimir o documento. Caso você tenha desejado apenas fazer uma consulta, então esse passo de impressão não é necessário.

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Isabela Costa é natural da cidade de Petrolina/PE, está cursando direito na UniFTC de Petrolina. Mulher empoderada, está sempre antenada com os assuntos do momento, daí veio sua vocação para escrever, tem facilidade na escrita de qualquer assunto. É feminista e vegana e nas horas vagas faz trabalho voluntário em ONGs de sua cidade. Caso queira entrar em contato com Isabela, comente em uma publicação ou envie um e-mail para [email protected]
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