Acesse Nossas Redes Sociais

Detran

CNH Social 2022: Inscrições, Quem Tem Direito?

Publicado

em

A CNH Social 2022 é o projeto criado para ajudar as pessoas que tiverem vontade de tirar a primeira habilitação, mas que não possuem dinheiro para arcar com os custos. Através deste projeto, os cidadãos selecionados podem solucionar o problema financeiro sem ter nenhuma dificuldade.

Abaixo você verá mais detalhes sobre a CNH Social 2022, para saber se tem direito e como fazer a inscrição neste projeto.

cnh-social CNH Social 2022: Inscrições, Quem Tem Direito?

O que é CNH Social 2022?

O projeto CNH Social 2022 tem como público alvo aqueles cidadãos de baixa renda e para preparação para o mercado de trabalho. A habilitação pode ser um fator fundamental em uma vaga de emprego.

O processo para conseguir uma Carteira de Habilitação possui custos muito grandes, indo desde taxas iniciais pagas ao Detran até chegar no cursinho, aulas teóricas, exames e prova prática.

Os valores são altos e muitas vezes impedem que os jovens de baixa renda consigam conquistar a tão sonhada primeira habilitação.

Esse programa foi iniciativa do Governo Federal, mas não são todas as regiões do Brasil que proporcionam o projeto, assim como as regras variam de acordo com cada lugar. A CNH Social 2022 é para o público carente, e um dos requisitos é ter o cadastro no Sistema do Governo Federal através do CadÚnico.

O documento pode ser preenchido por meio de uma visita de um funcionário do CRAS no domicílio da pessoa, principalmente em locais afastados ou que são economicamente vulneráveis. Através deste documento, serão recolhidas informações sobre o número de membros na família, renda e permanência de crianças em unidade educacional.

Caso o cidadão tenha direito e ainda não tenha feito o cadastro no Governo, poderá se dirigir presencialmente ao CRAS próximo a sua residência para realizar este processo.

cnh-social-inscricoes CNH Social 2022: Inscrições, Quem Tem Direito?

Quem tem direito à CNH Social 2022?

Como dissemos, quem tem direito a CNH Social 2022 são os cidadãos de baixa renda e cadastrados no CadÚnico. Sendo assim, as outras pessoas de direito são:

  • Ser maior de 18 anos
  • Cadastrados Bolsa família ou outro programa do governo
  • Estudantes da Rede pública de ensino
  • Ex-presidiários
  • Pessoas com deficiência
  • Pessoas que estão fora do mercado de trabalho a mais de 1 ano
  • Ter renda mensal familiar per capita de até 02 salários mínimos.

As vagas para os Ex-presidiários e deficientes possuem relação com a ressocialização e a inclusão social para este público. Após o preenchimento do formulário que é disponibilizado pelo Detran, será feita a análise do cadastrado e os aprovados podem iniciar a busca pelos documentos solicitados pelo Detran do Estado em que mora.

Estados que disponibilizam a CNH Social 2022 gratuito

Como dissemos, mesmo sendo uma iniciativa nacional, nem todos os estados oferecem o projeto. Portanto, antes de fazer a inscrição é importante saber se o seu estado está na lista abaixo:

  • Amapá
  • Alagoas
  • Minas Gerais
  • Mato Grosso do Sul
  • Pará
  • Panará
  • Mato grosso
  • Rondônia
  • Tocantins
  • Santa Catarina.

Em muitos estados, a nota do Enem também é um fator obrigatório para a inscrição, podendo ser usado como desempate no momento da escolha dos jovens inscritos no projeto.

Faça sua Inscrição na CNH Social 2022

Para fazer a sua inscrição na CNH Social 2022, é importante acessar o próprio site do Detran do seu Estado, alguns estados tem o programa de tirar CNH grátis em 2022, porém o nome pode variar. Ao acessá-lo dentro da sua região, clique na referência “CNH Social/Popular” e siga as instruções orientadas pelo sistema, faça o preenchimento do cadastro e aguarde que ele seja avaliado para verificar se está dentro dos requisitos.

Para fazer seu cadastro, siga passo a passo abaixo:

  • Abra o portal do Detran do seu Estado
  • Clique no link “CNH Social” ou “CNH Popular” como também é conhecido
  • Faça o download do edital e verifique se realmente está dentro dos requisitos do projeto
  • Se estiver tudo ok, faça seu cadastro no próprio site.

Mais informações sobre as inscrições em cada estado, acesse o site www.cnhsocial.net.br

cnh-social-quem-tem-direito CNH Social 2022: Inscrições, Quem Tem Direito?

Documentos necessários para CNH Social 2022

Para conseguir encaminhar a inscrição do CNH Social 2022, é necessário comparecer presencialmente no Detran da sua cidade na data estabelecida no Edital do programa. Para isso, deverá levar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto (CNH, RG, CTPS ou certificado de reservista) todos devem originais e com cópias
  • CPF (Documento original e cópia)
  • Se casado, deverá levar a certidão de casamentos (Original e cópia)
  • Histórico escolar, em caso onde o estudante deseja participar do projeto
  • Comprovante de residência
  • Carteira de trabalho

Após fazer a inscrição e comparecer presencialmente na data marcada pelo edital do Detran, deverá aguardar os resultados da seleção. Se aprovado, basta fazer os procedimentos do Detran da sua região e começar todo o processo para conquistar a sua primeira habilitação

É importante dizer que para participar e tirar sua CNH Gratuita é importante fazer todas as etapas orientadas e entregar tudo o que for solicitado pelo Detran, para evitar problemas e ser removido da etapa de seleção.

Para conferir o resultado dessa etapa, acesse o mesmo site em que fez a inscrição para a CNH Social 2022.

Formado em Ciência da Computação na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Marcus é natural de Chapecó/SC e apaixonado por velocidade, essa paixão o tornou especialista em escrever sobre assuntos relacionados a veículos.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Via

Licenciamento 2022: Valor, Calendário de Pagamento

Publicado

em

Fique de olho para poder renovar o seu licenciamento 2022 que já tem data marcada para acontecer. Com a virada do ano, os brasileiros começam a se preparar para o pagamento dos principais impostos, entre eles está o licenciamento do veículo que é obrigatório e cobrado uma vez ao ano, bem parecido com o IPVA, mas cada um tem uma destinação de recursos diferente.

licenciamento-calendario Licenciamento 2022: Valor, Calendário de Pagamento

Se organizar com antecedência vai te ajudar a não pagar multa e nem ficar regular com veículo, por isso, aproveite para absorver aqui todas as informações necessárias para que você faça o pagamento do licenciamento deste ano.

Licenciamento 2022

Será através do Detran do estado onde o veículo que você possui está registrado que você poderá obter todas as informações sobre o processo de renovação do licenciamento. Hoje praticamente todas as informações que você precisa consultar estão disponíveis no site do Detran e até mesmo a opção de fazer a emissão da guia de pagamento que é um documento indispensável.

Uma notícia não muito boa para esse ano é que não haverá desconto no pagamento antecipado para o licenciamento, pelo menos em alguns Estados. Isso não ocorria nos anos anteriores onde era concedido um desconto, mesmo sendo pequeno.

Outra mudança também para esse ano diz respeito ao início do pagamento, normalmente ele começava a acontecer em abril e para esse ano será em julho, mas novamente reforçamos a importância de você verificar quais são as informações que realmente se aplicam para o estado onde o veículo que você possui está registro.

calendario-licenciamento Licenciamento 2022: Valor, Calendário de Pagamento

Valor do Licenciamento 2022

A consulta para descobrir qual é o valor do licenciamento 2022 já está disponível pela internet e as informações variam muito de estado para estado, então depende muito em qual região o seu veículo está registrado nesse momento. Para se ter uma referência, parecendo o estado de São Paulo informou que a taxa será a mesma tanto para carros novos, como também para carros usados e que o valor será de R$144,86.

Caso você não more no Estado de São Paulo, acesse o site do Detran da sua região e verifique qual é o licenciamento para esse ano. Agora que o processo de consulta de informações está disponível pela internet ficou mais fácil obter essas informações sem ter que procurar um atendimento presencial.

Com a guia de pagamento do licenciamento 2022 é possível efetuar o pagamento desse imposto obrigatório. Para emitir a muito simples e você nem precisa sair de casa, basta acessar o site do Detran da sua região que você consegue fazer a emissão.

Utilizaremos como exemplo o DETRAN do Estado de São Paulo para que possamos explicar como funciona o processo de emissão da guia e saiba que é bem parecido quando falamos nos outros estados e você tem apenas que acessar o site para localizar as informações corretamente.

  • Acesse o site do Detran de São Paulo: www.detran.sp.gov.br
  • Clique no botão faça pela internet
  • É necessário realizar o login ou cadastro, caso você ainda não tenha
  • Efetuando esses passos acima é possível acessar o ambiente onde você vai ter as opções de serviços online e um deles será referente ao licenciamento.

A emissão e o pagamento podem ser feitos pela internet. O pagamento desta guia pode acontecer através do Internet Banking ou até mesmo através do aplicativo do banco no seu celular. Caso você não utilize nenhuma dessas opções, basta procurar um atendimento presencial da lotérica, correspondentes bancários ou até mesmo agências bancárias para realizar o pagamento. As duas opções estão disponíveis.

valor-licenciamento Licenciamento 2022: Valor, Calendário de Pagamento

Calendário de Pagamento Licenciamento 2022

Normalmente, o calendário de licenciamento 2022 é divulgado já no começo do ano e fica disponível no site do Detran. Para o estado de São Paulo, por exemplo, já está disponível. Esse órgão Estadual costuma divulgar as informações com antecedência para dar prazo para que as pessoas possam consultar e também se planejar.

Essa taxa anual precisa ser paga de forma anual e é com ela que o proprietário pode renovar o documento de licenciamento do veículo, ou seja, o documento que informa que o veículo está em perfeitas condições de circulação em todo o território brasileiro.

No que diz respeito aos prazos para pagamento, eles são calculados de acordo com os finais das placas dos veículos. Outra diferenciação também se dá pelo modelo do veículo, que além de definir o prazo de pagamento pelo final da placa, também tem um calendário específico para veículos e caminhões.

Não deixe de consultar o calendário e tenha muita atenção às datas relacionadas ao tipo de veículo e final da placa. São essas duas características que vão definir quando é o momento certo de você pagar o licenciamento, caso você queira fazer com antecedência, não tem nenhum problema, mas lembre-se que para o estado de SP, pelo menos para esse ano, não haverá nenhum tipo de desconto para quem pagar de forma antecipada.

Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.