Como criar e gerar um QR code do PIX para receber pagamento em sua conta

Atualmente, um dos serviços mais utilizados para realizar transferência de dinheiro em contas é o pix.  O pix é um serviço que possibilita a transferência de dinheiro para outras contas e outros bancos, de forma totalmente gratuita, ou seja, sem taxas e pagamentos pela transferência.

Esse serviço foi disponibilizado pelo governo federal no ano de 2019 e, desde então, se tornou o serviço mais utilizado nos cartões e contas bancárias e digitais.

Com o aumento da popularidade que este serviço trouxe ao cidadão brasileiro, foram desenvolvidas inúmeras formas diferentes de realizar essas transferências, uma dessas formas é através de um QR Code.

como-criar-e-gerar-um-qr-code-do-pix-para-receber-pagamento-em-sua-conta Como criar e gerar um QR code do PIX para receber pagamento em sua conta

Veja abaixo as formas de realizar uma transferência através do sistema do pix e como criar e gerar um QR Code do pix para receber pagamento em sua conta, não perca.

Entenda como funciona o Pix

Primeiramente, antes de entender como funcionam os pagamentos do pix, é necessário ainda, compreender como funciona o sistema do pix.

Sendo assim, como mencionado anteriormente, o pix é um sistema de pagamentos criado pelo Banco Central e aprovado a ser aplicado pelo governo federal. O sistema pix funciona da mesma forma que um sistema de transferência.

No entanto, no pix, você consegue realizar transferências entre contas e, até mesmo entre instituições bancárias, de forma totalmente gratuita.

Isso mesmo, o que trouxe um quesito de diferencial ao pix, é o fato de que este sistema de transferência não cobra nenhum tipo de taxa ou pagamento para que esta transferência possa ser feita.

Além do mais, o serviço do pix é um serviço de transferência instantâneo, ou seja, diferentemente dos outros bancos que realizam a transferência apenas em horário útil, ou então, no próximo dia útil, através do pix, o pagamento é realizado instantaneamente.

Outro fator que influenciou no tamanho da popularidade e na preferência dos cidadãos em utilizar o pix é a possibilidade de realizar a transferência no valor que ela quiser. Isso mesmo, você pode realizar um pix no mínimo valor possível, e, até mesmo, realizar pix de valores altos.

Além disso, atualmente, já é possível realizar pagamentos de contas, de lojas, de estabelecimentos, todos através do pix. Um dos requisitos para fazer o pix, no entanto, é criar uma chave pix. Veja abaixo como funciona.

Como criar uma chave Pix?

como-criar-e-gerar-um-qr-code-do-pix-para-receber-pagamento-conta Como criar e gerar um QR code do PIX para receber pagamento em sua conta

Bom, antes de criar uma chave Pix, é necessário conhecer quais são as chaves disponíveis pelo sistema. A chave pix é uma forma de identificar o usuário. Por poder ser realizadas transferências entre bancos diferentes, o pix desenvolveu formas de identificar cada conta, a fim de enviar a transferência para a conta certa.

Sendo assim, é possível utilizar as seguintes chaves do Pix para a identificação: o CPF ou CNPJ. O número do celular. O endereço de e-mail. O QR Code, e, ainda, um código alfanumérico aleatório gerado pelo próprio sistema.

Sendo assim, o sistema de transferência não pede a conta e agência e, também, não exige um limite no valor do pagamento. Basta digitar a chave pix de identificação e, após isso, digitar o valor que deseja ser transferido.

Cada empresa, ou seja, CNPJ pode possuir até 20 chaves, e, cada pessoa física, pode ter até 5 chaves pix. É importante mencionar, no entanto, que não é possível repetir a mesma chave para contas diferentes. Isso porque, cada chave pix identifica uma conta, ou seja, lembre-se de cadastrar uma chave pix diferente para cada conta sua.

Para inscrever a sua chave pix, caso você não tenha uma ainda, é bem simples. Todos os bancos atuantes no Brasil, atualmente, possuem o serviço do Pix.

Sendo assim, basta entrar na página inicial do seu aplicativo do banco e ir à opção “pix”. Após selecionar essa opção, clique na opção “criar chave pix” e, assim, escolher qual a forma de identificação que você prefere.

E pronto, basta seguir todas as instruções do seu aplicativo do banco, e você já terá uma chave pix pronta para ser usada. Você pode receber e enviar pagamentos.

E como faço para criar um QR Code?

criar-e-gerar-um-qr-code-do-pix-para-receber-pagamento-em-sua-conta Como criar e gerar um QR code do PIX para receber pagamento em sua conta

Bom, o sistema de QR Code do pix, por vezes, é um pouco confuso de entender, no entanto, é bastante simples. Veja abaixo como fazer para criar e gerar um QR Code do pix para receber pagamento em sua conta. Primeiramente, é importante saber que, para gerar um QR Code, é necessário, antes, ter uma chave pix ativa.

Para criar e gerar um QR Code, basta entrar no seu aplicativo do banco e clicar na opção “pix”. Após selecionar essa opção, clique na opção “cobrar”. Após isso, defina um valor pré-estabelecido.

Este valor será automaticamente inserido no pagamento da pessoa que irá utilizar o QR Code, ou seja, o pagador não precisará inserir o valor, pois este campo já será preenchido. Após definir o valor que você quer determinar, basta clicar na opção “Criar QR Code”.

Um QR Code será emitido e você poderá imprimir ou enviar para quem você quiser. Viu como é simples? Não perca tempo e crie já o seu QR Code para receber os pagamentos.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Como criar e gerar um QR code do PIX para receber pagamento em sua conta O site mais atualizado de 2024!

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
Deixe seu comentário