Como dar sinal no truco? Todos sinais (Zap, Copa, Espadilha, Pica fumo, 3, 2)

Aprender a dar sinal no truco pode ser decisivo para quem está aprendendo a jogar, pois as técnicas de comunicação são essenciais no jogo. Quando pensamos em jogos de cartas logo lembramos do truco, que tanto em sua versão Mineira quanto Paulista traz muita diversão e emoção.

Afinal o truco é bem competitivo e graças aos sinais criados para comunicar nosso parceiro sobre uma carta em mãos, tudo fica muito melhor. Contudo é importante tomar alguns cuidados na hora de realizar as expressões, pois caso os adversários notem algo, sua jogada pode ir água abaixo.

como-dar-sinal-no-truco-todos-sinais-zap-copa-espadilha-pica-fumo-3-2 Como dar sinal no truco? Todos sinais (Zap, Copa, Espadilha, Pica fumo, 3, 2)

Além disso graças ao grande número de cartas e mãos possíveis, existe uma diversidade enorme de sinais e isso confunde até os jogadores mais experientes. Pensando nisso na matéria de hoje vamos contar todos os principais detalhes sobre os sinais, e como usá-los para aumentar suas vitórias no truco.

Então se está curioso e quer aprender essas técnicas e outras curiosidades sobre o jogo, continue lendo!

Como funciona o truco

Em primeiro lugar vamos contar um pouco sobre o jogo em si e como ele funciona, pois nem todos entendem como o truco é jogado. Existem dois diferentes tipos de truco, sendo um deles a versão Mineira e o outro conhecido como Paulista e isso confunde os jogadores até hoje.

Porém é bem fácil entendê-los, pois o Truco Mineiro é uma versão com cartas pré-definidas, enquanto no Paulista isso não ocorre. Dessa forma, em cada rodada teremos um novo:

  • Zap;
  • Copas;
  • Espadilhas e Pica Fumo, garantindo uma emoção ainda maior aos jogadores.

O jogo nas duas versões consiste em derrotar os adversários, e para isso é preciso ter um bom conjunto de cartas em mãos e também saber usá-lo. Pois a estratégia no truco é essencial para uma vitória rápida e emocionante, algo que torna o game de cartas ainda mais amado pelos brasileiros.

Contudo para que essas estratégias sejam realizadas com sucesso, é importante que as duplas estejam alinhadas e saiba dar sinal no Truco. Afinal a comunicação será a melhor forma de criar uma jogada fatal e derrotar os oponentes. Mesmo com uma mão sem tantas manilhas (cartas com maior força no jogo).

como-dar-sinal-no-truco-todos-sinais-zap-copa Como dar sinal no truco? Todos sinais (Zap, Copa, Espadilha, Pica fumo, 3, 2)

Sinal no truco: como fazer

Apesar de ser um jogo super intuitivo e divertido, nem todos os truqueiros iniciantes sabem como o jogo funciona. Já que muitas táticas variam de acordo com as duplas. Porém uma delas é consenso e é um requisito básico para quem busca por vitória no jogo, os sinais. Mas também tem que ter a compreensão do parceiro do jogo, caso contrário se perde a dica.

Em suma dar sinal no truco serve para informar ao seu parceiro que você está com uma manilha ou uma carta suficiente para a rodada. Além disso é importante que o jogador preste atenção na partida e somente dê o sinal em momentos propícios, quando não estiver sendo observado pelos oponentes.

Afinal o objetivo do sinal no truco é garantir uma comunicação rápida e imperceptível, sendo essa uma das táticas que podem garantir sua vitória. E a melhor forma de realizar isso é criando jogadas com sua dupla, antes mesmo da partida começar e montando estratégias funcionais.

Assim com boas técnicas de jogo e o uso correto dos sinais, a vitória será fácil e você será visto como um oponente difícil de encarar.

Sinais básicos no Truco

Agora que você já conhece as melhores formas de dar sinal no truco, é hora de conhecer as expressões em si e para que elas servem. Porém esses sinais básicos não são regras já que sua dupla pode optar por sinais próprios e pessoais, aumentando ainda mais a dificuldade de percepção por parte dos oponentes.

Então se pretende ganhar todos os jogos daqui em diante, confira a seguir uma lista com os sinais de truco mais usados:

  • Grite truco: passe a mão em seu pescoço como se fosse cortá-lo;
  • Deixa que eu faço: toque no peito;
  • Cheio de manilhas: encha as bochechas com ar;
  • Par de 3: levante os ombros;
  • Apenas um 3: levante apenas um dos ombros;
  • Pica Fumo: mostre a ponta da língua;
  • Espadilha: faça um pequeno monte em sua bochecha usando sua língua;
  • Copas: eleve as sobrancelhas;
  • Zap: pisque um dos olhos.

Esses sinais são os mais básicos do jogo e representam as cartas de maior força na partida, mas existem outros sinais, que apesar de não serem muito usados são importantes. Portanto para quem está buscando por uma gama maior de opções de sinais. Montamos uma outra lista, mas agora com apenas os sinais menos usuais.

Confira:

  • Reis: coloque a mão no queixo;
  • Dama: coloque a mão na orelha;
  • 2: Levante ou mostre apenas dois dedos;
  • A: Levante o dedo mindinho;
  • Valete: desenhe um J no canto do seu rosto.

Comece a treinar os sinais agora mesmo, pois o preparo e estratégia são as melhores formas de dar sinal no truco e vencer a partida.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Como dar sinal no truco? Todos sinais (Zap, Copa, Espadilha, Pica fumo, 3, 2) Em 2024 teremos novidades!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário