Como doar sangue em 2024: Confira os requisitos

Doar sangue é uma ação solidária que pode salvar vidas. O sangue contém elementos vitais como os glóbulos vermelhos e as plaquetas, que são necessárias para a realização de transfusões sanguíneas e tratamentos de doenças graves.

Com a doação de sangue, as pessoas que precisam de transfusão e tratamento recebem o suprimento necessário para a recuperação, o que significa que o ato de doar sangue é fundamental para ajudar as vítimas de acidentes e pacientes com doenças graves e crônicas.

Além disso, doar sangue também ajuda a reduzir a mortalidade e a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Saiba agora como doar sangue em 2024.

como-doar-sangue-confira-os-requisitos Como doar sangue em 2024: Confira os requisitos

Quem pode doar sangue?

Pessoas saudáveis entre 16 e 69 anos de idade, com peso mínimo de 50 quilos, podem doar sangue. Além disso, é necessário seguir ainda algumas exigências, como não ter consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

Também é preciso não estar em jejum e não ter tido doenças transmissíveis nos últimos 12 meses. Mulheres grávidas e pessoas que fizeram tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses não podem doar.

Onde realizar a doação de sangue?

É possível realizar a doação de sangue em diversos locais, como hospitais, centros de hemoterapia, bancos de sangue e postos de saúde. Antes de doar sangue, é importante levar um documento de identidade com foto válido para comprovar a identidade e idade do doador.

Outros itens muito úteis para levar com você são um lanche leve, algo para beber e medicamentos que você esteja tomando.

Como são utilizados os sangues doados?

Os sangues doados são usados em procedimentos médicos, como transfusões sanguíneas, remédios, tratamentos de doenças graves, cirurgias e transplante de órgãos.

Os doadores são muito importantes para o suprimento de sangue necessário para esses procedimentos, pois o sangue não pode ser produzido artificialmente. Além disso, as doações de sangue também podem ser usadas para testar doenças infecciosas, como a AIDS e a hepatite.

Quais os benefícios para quem é doador de sangue?

Alguns dos benefícios para quem é doador de sangue são:

Ajudar a salvar vidas: Doar sangue é uma forma simples e gratuita de ajudar a salvar ou melhorar o bem-estar de outras pessoas.

Reduzir o risco de câncer: Alguns estudos indicam que doar sangue regularmente pode reduzir o risco de câncer.

doar-sangue-confira-os-requisitos Como doar sangue em 2024: Confira os requisitos

Maior sensação de bem-estar: doar sangue pode ser uma forma gratificante de ajudar outras pessoas e, ao fazê-lo, seu corpo produz endorfinas, que são hormônios que ajudam a melhorar o seu humor.

Aumentar a quantidade de sangue no corpo: quando você doa sangue, seu corpo produz novo sangue para compensar o que foi doado. Isso significa que você tem mais sangue em seu corpo.

Melhorar a saúde cardiovascular: Alguns estudos indicam que doar sangue pode melhorar a saúde cardiovascular, pois remove o excesso de ferro do corpo, o que pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Manter o peso sob controle: quando você doa sangue, seu corpo perde algumas calorias, o que auxilia na manutenção do seu peso.

Desconto na apólice de seguro: algumas seguradoras oferecem descontos na apólice de seguro para doadores de sangue.

Quais exames são feitos antes da doação de sangue?

Os principais exames feitos antes da doação de sangue são: teste de hemoglobina para avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue; exame de sangue para verificar se há doenças infecciosas; teste de gravidez em mulheres; exame de hepatite B e C; teste de HIV/AIDS; e teste de sífilis.

O que acontece com o corpo quando se doa sangue?

Quando se doa sangue, o corpo extrai aproximadamente 450 ml de sangue, que é substituído por fluidos e sais minerais dentro de algumas horas. O processo de doação de sangue é seguro e não tem consequências nocivas para a saúde. No entanto, algumas pessoas podem sentir desconforto, tontura ou fraqueza momentânea após doar sangue.

Quanto tempo dura O sangue doado?

O tempo de duração do sangue doado depende da saúde do doador e dos componentes sanguíneos doados. O sangue inteiro doado pode ser armazenado por até 42 dias. O plasma e os componentes sanguíneos podem ser armazenados por até um ano.

como-doar-sangue-os-requisitos Como doar sangue em 2024: Confira os requisitos

É verdade que doar sangue engrossa o sangue?

Não, a doação de sangue não engrossa o sangue. O processo de doação remove uma parte do sangue do corpo, mas não altera a viscosidade do sangue. O sangue é composto de células sanguíneas e plasma. O plasma é o que contém o maior volume de água no sangue, o que o torna menos viscoso.

Quando doamos sangue, é removido apenas o plasma, deixando as células sanguíneas intactas. Portanto, a doação de sangue não altera a viscosidade do sangue.

Por que tem que dormir bem antes de doar sangue?

Dormir bem antes de doar sangue é importante porque ajuda a manter a saúde geral do doador. Durante a noite, o corpo se recupera do dia de trabalho e obtém energia para as atividades do próximo dia.

Dormir pouco pode levar ao cansaço, reduzindo a resistência e provocando sintomas como tontura, desmaio e outros problemas que podem afetar a saúde do doador. Finalizando, agora que você já sabe de todas essas informações chegou o momento de se tornar um doador de sangue em 2024 e ajudar muitas pessoas.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Como doar sangue em 2024: Confira os requisitos O site mais atualizado de 2024!

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
Deixe seu comentário