Como Fazer um Relatório passo a passo: Modelos e Exemplos
Quando nós iniciamos um curso superior, conhecemos os mais diversos tipos de atividades e pesquisas acadêmicas. Apresentações, planilhas, planos de aula, TCC, e o famoso Relatório de Estágio. E é sobre esse último que falaremos no artigo de hoje.
Se você está tendo contato com esse tipo de trabalho acadêmico pela primeira vez, fique tranquilo, pois hoje você vai aprender o passo a passo para fazer um Relatório, assim como terá acesso a informações sobre modelos e exemplos ao final do texto, que poderão te ajudar a produzir um trabalho digno de nota máxima.
O que é um Relatório
O Relatório, como o próprio nome já diz, é uma espécie de trabalho acadêmico textual, que como o próprio nome indica, relata algo. Pode ser um evento, a visita a um local histórico, um experimento e até mesmo uma experiência com estágio. Existem, inclusive, relatórios sobre pesquisas, relatando como os dados foram coletados, quantas pessoas foram entrevistadas, quais os meios usados para chegar em determinado resultado e assim por diante.
Embora o relatório possa ser solicitado nas escolas, especialmente no ensino médio, ele é comumente utilizado com mais frequência no Ensino Superior. No Relatório, como você deve imaginar, deve ser utilizada uma linguagem formal, fazendo uso do Português padrão.
O texto presente no Relatório precisa ter coesão e coerência, ou seja, o trabalho precisa fazer sentido e frases devem conversar entre si. Permitindo que o leitor compreenda o tema tratado. O Relatório é composto também por bibliografia e os resultados. Ou seja, é preciso informar a fonte utilizada para as pesquisas e qual foi o resultado obtivo através dela.
Além disso, o Relatório conta com Capa, Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
Passo a passo de como fazer um Relatório
- Elabore a capa: A configuração da capa pode variar de instituição para instituição, no entanto, alguns dados são padrões, como: Título do seu trabalho, nome da instituição de ensino, curso e nome do autor ou autores.
- Escolha o título: Você precisa escolher um tema que tenha relação com o tema do trabalho. No caso de relatórios referentes a estágio, por exemplo, o título pode ser “Relatório de estágio”.
- Introdução: A introdução funciona como um resumo e uma apresentação do seu trabalho. Nessa etapa você deve explicar de que se trata o trabalho, preparando leitor para o assunto, sem a necessidade de dar detalhes.
- Desenvolvimento: No desenvolvimento o estudante deve se aprofundar de fato no assunto, com detalhes, depoimentos, entrevistas, tabelas, gráficos, entre outros outros dados que demonstrem o seu conhecimento e domínio sobre o assunto. Entre todas as etapas, essa é a mais longa e detalhada do Relatório e é composta por algumas partes, veja quais são elas: Objetivo geral, objetivo específico, metodologia, entrevistados (se houver), questionários (se houver), análise.
- Considerações finais ou Conclusão: Esse é o momento de finalizar o seu Relatório, informando quais foram as conclusões obtidas no decorrer da pesquisa, quais os resultados obtidos. Você pode também informar quais os resultados obtidos, por você. Ou seja, o que você aprendeu a partir da realização dele.
- Bibliografia: Após finalizar a pesquisa, o próximo passo é informar quais foram as fontes utilizadas por você na construção da sua pesquisa. A bibliografia deve seguir as orientações das normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Onde encontrar modelos e exemplos de Relatórios
Existem diversos sites que disponibilizam modelos e exemplos de relatórios na internet, principalmente naqueles voltados para o mundo acadêmico. Neles você pode ter acesso a diversos exemplos de pesquisas e poderá inspirar-se nesses modelos para fazer o seu próprio Relatório. Vale ressaltar, no entanto, que embora existam exemplos disponíveis, é proibida a cópia de qualquer um desses trabalhos.
Atualmente existem ferramentas bastante competentes que conseguem identificar facilmente o plágio, que é quando ocorre cópia ou utilização indevida da pesquisa de outras pessoas. Além disso, para não cometer plágio, você deve estar atento as normas ABNT de citações.
É permitido e até mesmo enriquecedor utilizar citações de outros estudiosos e escritores em sua pesquisa, no entanto, é obrigatório informar que se trata de uma citação, dando o devidos crédito. Citando tanto no texto, quanto na bibliografia.
No próprio Word, da Microsoft, é possível acessar diversos modelos de documentos, como relatórios, currículos, entre outros. Ao utilizar qualquer um desses modelos, bastante preencher os espaços com os dados referentes a sua pesquisa. Você também pode verificar se na instituição de ensino em que você trabalha não existe um modelo próprio para utilizar nos mais diversos trabalhos que você realizar durante o ano letivo.
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