Como pagar o IPVA 2024 separado do Licenciamento 2024

O IPVA 2024 é um tributo anual de competência dos Estados e Distrito Federal. Sendo calculado sobre o valor do mercado dos automóveis, a taxa que precisa ser paga pelos proprietários de veículos representa cerca de 3% do preço deste bem.

É muito importante que os motoristas saibam como pagar o IPVA 2024 separado do licenciamento, e para tirar todas as dúvidas, criamos este artigo. Vamos explicar como fazer a solicitação separada e falar sobre cada imposto. Continue lendo abaixo para saber mais!

O-que-e-IPVA.jpg Como pagar o IPVA 2024 separado do Licenciamento 2024
O que é o IPVA 2024?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é cobrado anualmente pelo governo do estado e o IPVA foi criado em 1986 para substituir o antigo imposto de ida (TRU) que era vinculado aos custos do sistema de transporte.

Ao contrário da TRU, o IPVA não é necessariamente usado para melhorar ruas e rodovias. O valor arrecadado em impostos é distribuído entre estados, municípios e governo federal, que o utilizam de acordo com as necessidades, seja de mobilidade, educação ou saúde.

Para fins fiscais, o estado avalia o preço de mercado dos carros. Esse valor é calculado com base no valor de mercado do veículo e pode variar de 1,5% a 4%. Para determinar os preços de mercado, o governo se refere a tabelas publicadas pela Fundação dos Institutos de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O que é o Licenciamento 2024?

O licenciamento 2024 é uma taxa obrigatória cuja principal função é permitir que os motoristas circulem na via pública. O pagamento deve ser feito anualmente e o Detran é de responsabilidade de cada estado.

Esta entidade desenvolve formulários, formas de pagamento, tarifas e consultas que podem ser feitas através do site oficial do Ministério dos Transportes do país.

É importante lembrar que pode haver multas por dirigir em vias públicas com documentos vencidos. Uma das razões para esta ação é que o programa é considerado uma infração gravíssima.

As possíveis consequências da multa incluem multa de aproximadamente R$293,00 e 7 pontos na carteira de habilitação e possível confisco do veículo.

Embora todas as consequências possam ser atribuídas aos devedores do Detran, principalmente no que diz respeito às licenças, deve-se notar que os motoristas pagam suas dívidas em seus próprios termos.

Não paguei o IPVA 2024, e agora?

Ao contrário do que alguns possam pensar, se o IPVA 2024 não for pago, o governo não oferecerá descontos ou mesmo empréstimos no futuro.

O não pagamento de tributos pode acarretar diversos problemas e consequências graves, como a inadimplência. Na verdade, o governo vai acrescentar multas e juros ao valor devido, que pode dobrar no longo prazo.

Por exemplo, no estado de São Paulo, os contribuintes que não pagam seus impostos estão sujeitos a multa de mora de 0,33% ao dia e juros de mora, taxa cobrada quando uma linha de crédito vence por um período de tempo na taxa Selic. Após 60 dias, a multa é de 20% do valor do imposto.

Além disso, os proprietários de veículos podem registrar seu nome no Cadí Estatal (Registro Padrão), o que impede o cidadão de obter crédito com a Nota Fiscal Paulista. A partir do registro da dívida de IPVA 2024, o Ministério Público pode cobrá-la mediante protesto.

O não pagamento desses tributos também leva o cidadão a dívidas inadimplentes, que são registros estaduais, municipais e federais que cobrem dívidas públicas como IPVA, IPTU, multas de trânsito ou ambientais.

Para conseguir quitar a dívida atrasada, basta acessar a página do banco no qual você possui conta corrente ou ir diretamente em alguma agência física do banco.

como-pagar-o-ipva-separado-do-licenciamento.jpg Como pagar o IPVA 2024 separado do Licenciamento 2024
Como pagar o IPVA 2024 separado do licenciamento?

Os motoristas que desejam solicitar o IPVA 2024 separado do licenciamento 2024, devem saber que essa ação não é possível.

Na verdade, a taxa de licença é usada especificamente para estabelecer a dependência e provar que o motorista não está em dívida com o estado.

Outro motivo é que o Certificado de Registro e Matrícula do Veículo CRLV atualmente emitido no formato digital CRLV 2024 só poderá ser usado após o pagamento de todos os itens pendentes.

Embora o Congresso esteja considerando um projeto de lei sobre a possibilidade de pagamentos separados, a lei ainda não entrou em vigor. Os saques de CRLV podem ser feitos no portal oficial dos Detrans e no aplicativo Carteira Digital.

veiculos-com-isencao-do-ipva.jpg Como pagar o IPVA 2024 separado do Licenciamento 2024
Veículos com isenção do IPVA 2024

Devido aos regulamentos estaduais, alguns veículos não precisam pagar o IPVA 2024. Por exemplo, em São Paulo, ele é dividido em três categorias: isento, isento e isento de pagamento.

O primeiro refere-se a veículos pertencentes a órgãos públicos federais, estaduais e municipais, partidos políticos, sindicatos, entre outros.

Para isenção total, a regra se aplica a carros com mais de 20 anos, taxistas, deficientes físicos, igrejas, organizações sem fins lucrativos, veículos de serviço e ônibus/micro-ônibus urbanos.

Roubo e furto, leilão de veículos sucateados, veículos perdidos ou avariados, detenção judicial, sequestro, etc. Está incluído na categoria de isenção de pagamento. Para usufruir da isenção, você deve enviar e seguir as instruções por meio do site do Sistema de Controle de Aplicativos de Recuperação de Veículos (Sivei).

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Como pagar o IPVA 2024 separado do Licenciamento 2024 O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário