Como regularizar CPF online em 2024

CPF é a sigla para Cadastro de Pessoa Física. Trata-se de um documento emitido pela Receita Federal e tem o objetivo de identificar o cidadão contribuinte.

O CPF é composto por onze dígitos numéricos, que só podem ser alterados em caso de ordem judicial.

como-regularizar-cpf-online Como regularizar CPF online em 2024

Qual a função do CPF?

Cada pessoa possui uma numeração única, e como informado anteriormente, a menos que seja alterado por ordem judicial, o CPF pertence ao titular durante toda a vida.

Embora tenha sido criado principalmente para identificar os contribuintes para declaração do Imposto de Renda, o CPF é solicitado e utilizado para realizar a maioria dos serviços que envolvem a identidade do cidadão em 2024. Por exemplo, para realizar matrículas em faculdades ou universidades, sejam elas públicas ou privadas, para abrir conta em um banco, mesmo que ele seja digital, também é necessário. Solicitação de cartão de crédito, para o casamento ou abrir uma empresa.

O CPF pode ser utilizado até mesmo para realização das atividades mais simples do dia a dia, como para efetuar compras, por exemplo, ou no momento da marcação de uma consulta médica.

cpf-regularizar-online-como-fazer Como regularizar CPF online em 2024

Como fazer o seu CPF em 2024

O cidadão pode fazer a solicitação da inscrição do CPF online através do próprio site da Receita Federal e também presencialmente nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios.

Se realizado no site da Receita Federal, o serviço é gratuito. Se realizado de maneira presencial nas agências citadas acima será cobrada uma taxa de R $7,00. Um dos requisitos para realização do serviço online usando o site da Receita Federal é estar com o Título de Eleitor regularizado e possuir idade abaixo de 25 anos.

Restrições do CPF

Ter restrições ou pendências no CPF é o mesmo que estar com o “nome sujo”. Ou seja, quando o cidadão possui alguma dívida não quitada, com bancos, cartões de crédito, entre outros.

Para limpá-lo, basta efetuar o pagamento da dívida. Mas, é importante ressaltar que estar com esse tipo de restrição no CPF, não impede de se identificar usando o CPF. É possível que você tenha problemas apenas relacionados a solicitação de cartão de crédito, por exemplo, ou outros serviços que envolvam movimentações financeiras e de crédito.

regularizar-cpf-online Como regularizar CPF online em 2024

CPF irregular, o que é?

Se ao consultar o seu CPF, verificou que consta a informação de CPF irregular, é por um dos motivos abaixo.

  • CPF suspenso

Indica alguma informação incorreta ou incompleta no cadastro. Pode ser que dados como o nome do titular ou da mãe, a data de nascimento ou até mesmo o Título de Eleitor estejam com alguma inconsistência.

  • CPF cancelado

Normalmente acontece em casos de CPF duplicado ou caso de registro de perda ou roubo de documentação.

  • CPF nulo

Indica que houve alguma fraude no momento da inscrição.

  • CPF de titular falecido

Como o nome já diz essa é a descrição que consta no caso de cidadão falecido

  • CPF pendente de regularização

Indica que o titular não efetuou a declaração de Imposto de Renda ao menos uma vez nos últimos cinco anos.

Se o seu CPF consta com qualquer uma dessas atribuições, é necessário regularizar o mais breve possível, uma vez que sem ele, quase nenhum serviço, seja público ou privado, consegue ser realizado.

Em caso de CPF irregular, não é possível realizar abertura de contas bancárias, nem mesmo a movimentação de contas abertas anteriormente. Também não é possível tirar passaporte ou qualquer outra documentação, é proibido participar de concursos públicos, comprar ou vender um imóvel, solicitar empréstimo ou fazer um financiamento, e nem sequer dar entrada no pedido de aposentadoria.

Como regularizar o CPF online em 2024

Para regularizar o CPF em 2024, caso ele esteja em situação de CPF suspenso (informações incompletas ou incorretas nos dados), o cidadão deve acessar o site da Receita Federal e preencher um formulário solicitando a regularização.

O titular deve informar dados como nome completo, número do CPF, data de nascimento, naturalidade, sexo, número do Título de Eleitor, nome da mãe e número de documento. Além das informações referentes ao endereço de cadastro e número de telefone para contato. Para agilizar, tenha em mãos todos esses dados antes de iniciar o preenchimento.

Após o preenchimento e solicitação do formulário, o próprio sistema apresentará o prazo de espera para que ocorra a regularização.

Caso o CPF esteja regular, mas o usuário note que existe alguma informação incorreta ou precise alterá-la, também é possível fazer a solicitação de alteração usando o site da Receita Federal.

No entanto, para CPF em situação irregular devido a qualquer um dos outros motivos, que não suspenso, a regularização só pode ser feita presencialmente em uma das unidades de atendimento da Receita Federal.

É possível fazer apenas a solicitação de atendimento online, dessa forma, após o preenchimento do formulário, o cidadão recebe uma senha e um prazo para comparecer. Caso não compareça até a data informada, a solicitação é cancelada e será necessário repetir o processo.

Para consultar a situação ou regularizar seu CPF, clique aqui.

 

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Como regularizar CPF online em 2024 O site mais atualizado de 2024!

Daiane Rúbia é graduada em Letras, possui experiência em sala de aula e hoje em dia atua como escritora/redatora de grandes sites (como o HPG) e também em redes sociais, sobre os mais diversos assuntos. Ficou interessado no trabalho ou deseja enviar uma mensagem? Entre em contato via e-mail em: [email protected]. Em caso de dúvidas sobre algum dos textos, deixe um comentário.
Deixe seu comentário