Como se escreve: Coco, côco ou cocô (Fruta)

A ortografia da Língua Portuguesa, mesmo para nativos, causa diversas dúvidas. Essas dúvidas tornam-se ainda mais aparentes quando se trata de palavras parecidas ou iguais, mas que possuem significados diferentes devido ao uso de um simples sinal.

coco-ou-coco-como-se-escreve Como se escreve: Coco, côco ou cocô (Fruta)

Ortografia: O que é?

A ortografia é um conjunto de regras estabelecidas pela gramática normativa referente a forma como devemos escrever as palavras da nossa língua. Sendo assim, conhecer as regras da ortografia, é o que vai definir se sabemos ou não escrever as palavras corretamente.

A língua falada, por vezes, é extremamente mais fácil de acertar, uma vez que não usamos vírgulas, pontos e nem acentos enquanto estamos falando. Na escrita, no entanto, um simples acento pode mudar todo o sentido e significado de uma palavra ou de uma frase.

Você sabe o que é gramática normativa? É a gramática baseada no português padrão, ou seja, aquele que segue os normas cultas. Quando usamos gírias ou usamos, mesmo que propositalmente uma palavra da maneira errada, ao invés do português padrão ou na norma culta, estamos utilizando o português não padrão, chamado também de linguagem coloquial.

O português não padrão pode surgir por diversos motivos, mas na maioria das vezes ocorre devido a um fenômeno chamado de variação linguística. Essa variação acontece porque a língua é mutável, ou seja, ela é alterada dependendo do local onde é falada, do grau de escolaridade da pessoa que fala, além da questão regional. Um simples sotaque pode mudar completamente a forma de pronunciar palavras. A prova de que a variação linguística existe por exemplo é o aipim, que dependendo do local, é chamado também de mandioca ou ainda de macaxeira. Um mesmo alimento, com três nomes diferentes.

Outro exemplo é o pão francês, que é conhecido também como pão de sal e também como cacetinho. Mais uma vez, um mesmo item com três nomes diferentes. Que a variação linguística existe, é um fato. No entanto, esse fenômeno é muito mais aceitável quando se trata da língua falada. Na escrita, de modo geral, é importante conhecer a norma culta ou padrão.

Quando falamos em norma culta, não é necessariamente fazer uso de palavras difíceis, mas sim usar as palavras da maneira correta, ortograficamente falando.

como-escrever-coco Como se escreve: Coco, côco ou cocô (Fruta)

Uso do acento circunflexo

O acento circunflexo é uma notação léxica que deve ser usado nas vogais tônicas semifechadas, ou seja, a, e, o. Ou seja, não existe qualquer possibilidade de utilizar o acento circunflexo na letra i nem na letra u.

Ressalto que vogal tônica ou sílaba tônica, é aquela que possui entonação mais forte. Uma forma comum e muito prática de descobrir onde está a tonicidade da palavra, é chamar por ela, como se fosse o nome de alguém. A letra ou sílaba que você levar mais tempo falando, é a tônica.

De modo geral, o acento circunflexo é geralmente utilizado nas vogais fechadas já citadas e também nas vogais nasais presentes nos dígrafos, como em: âm, ân, êm, ên, ôm e ôn. Veja abaixo alguns exemplos do uso do circunflexo.

  • Essência
  • Metrô
  • Ônibus
  • Importância
  • Âmbito
  • Pônei
  • Nômade

É importante lembrar que diversas palavras perderam o acento circunflexo devido ao novo acordo ortográfico, que começou a valer em 2009.

Por exemplo, as palavras paroxítonas que possuem os ditongos “ee” ou “oo” perderam o acento. Veja os exemplos abaixo, dentro dos parênteses era a maneira que a palavra era escrita antes do novo acordo.

  • Leem (Lêem)
  • Deem (Dêem)
  • Creem (Crêem)
  • Abençoo (Abençôo)
  • Enjoo (Enjôo)
  • Voo (Vôo)

As palavras paroxítonas que são homógrafas (palavras que possuem a mesma forma de escrever, mas possuem significados diferente) também perderam o acento circunflexo. Veja os exemplos.

  • Pelo (pode ser tanto o pelo de um animal, quanto pode significar o mesmo que “por onde”)
  • Pera (Pode ser a fruta ou barba/barbicha)

Já algumas palavras mantiveram o acento mesmo com as mudanças. É o caso de:

  • Vêm
  • Pôde
  • Pôr
  • Têm

como-se-escreve-coco-a-fruta Como se escreve: Coco, côco ou cocô (Fruta)

Mas afinal, é coco, côco ou cocô?

Essas palavrinhas tão pequenas, são causadoras de dúvidas gigantes. Principalmente considerando o constrangimento que um possível erro pode causar.

Existem palavras que mesmo quando estão erradas, seu uso acaba virando um costume. Um costume tão grande, que quase vira regra. Esse é o caso da palavra “Coco“, a fruta. Essa é a grafia correta, sem acento.

No entanto, por anos, a palavra “côco” foi usada, e talvez ainda seja, mesmo sendo inexistente. Muitas pessoas ainda acreditam que a palavra perdeu o acento devido ao novo acordo ortográfico, mas a verdade é que ela nunca existiu. Mesmo sendo usada em lanchonetes, restaurantes e barracas de água de coco.

Só existem as duas formas “coco“, que é a fruta ou “cocô“, que é o excremento. Acredito muito, inclusive, que a “invenção” da palavra “côco” nasceu justamente do medo de confundir as duas palavras, já que elas possuem significados tão distintos. Já imaginou se uma lanchonete anuncia o produto errado?!

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Como se escreve: Coco, côco ou cocô (Fruta) O site mais atualizado de 2024!

Daiane Rúbia é graduada em Letras, possui experiência em sala de aula e hoje em dia atua como escritora/redatora de grandes sites (como o HPG) e também em redes sociais, sobre os mais diversos assuntos. Ficou interessado no trabalho ou deseja enviar uma mensagem? Entre em contato via e-mail em: [email protected]. Em caso de dúvidas sobre algum dos textos, deixe um comentário.
Deixe seu comentário