Conheça 10 pirâmides na Amazônia e América

Fala querido leitor! Você sabia que não é só no Egito que existem pirâmides? E que recentemente encontraram pirâmides na Amazônia? Isso mesmo, uma recente descoberta revelou que povos pré-hispânicos viviam em comunidade ao redor de gigantescas estruturas piramidais na Região Amazônica povos pré-hispânicos. Nesse artigo você ficará por dentro das principais informações das pirâmides da Amazônia e mais dez pirâmides espalhadas pelo continente americano.

dez-piramides-na-amazonia-e-america Conheça 10 pirâmides na Amazônia e América

As pirâmides da Amazônia

As pirâmides na região da Amazônia são descobertas bastante recentes, de 2018. São mais de 26 pirâmides, com diferentes tamanhos que alcançam até os 35 metros de altura para as maiores. Os estudos indicam que essas edificações tenham sido erguida entre 400 e 4000 d.C. e estão ligados com os povos pré-hispânicos da América do Sul, podendo ter sido elevadas pela população de cultura Casarabe. Além das grandes estruturas de forma piramidal, também foram encontradas arquiteturas mais complexas, como canais e água, calçadas e reservatórios, todos ligados a área central, onde está a pirâmide maior.

piramides-na-amazonia-e-america Conheça 10 pirâmides na Amazônia e América

México

Pirâmide do Sol

Para além da Região Amazônica, outro país que tem pirâmides é o México, e não são quaisquer pirâmides, mas sim algumas das maiores do mundo todo. A começar pela terceira maior do mundo. Localizada na cidade de Teotihuacán, a Pirâmide do Sol foi construída no século 2 d.C. por uma civilização anciã antecessora dos famosos incas e astecas. A pirâmide tem 65 metros de altura e mais de 220 metros de extensão de uma ponta a outra.

Templo das Inscrições

O Templo das Inscrições se trata de uma das mais famosas pirâmides do mundo e está localizada entre as ruínas da irreverente cidade maia de Palenque. Imponente aos olhos, essa pirâmide de 23 metros conta com uma arquitetura imponente e a arte e genialidade do povo maia em suas paredes. Porém, o que trás a fama para esse lugar é a tumba de Pakal, um dos mais importantes líderes maias.

Pirâmide de Tepanapa

A Pirâmide de Tepanapa, também conhecida como a Grande Pirâmide de Tepanapa, ao contrário do que muitos pensam, pode ser considerada a maior pirâmide do mundo. Isso porque, muito embira seja menor do que a Pirâmide de Gizé em altura, quando consideramos a extensão, toda a área da pirâmide mexicana supera a grandiosidade da egípcia. Não se sabe quem foi que construiu a pirâmide, mas na versão dos astecas foi Xelhua, uma figura mitológica da cultura asteca.

Pirâmide de Kukulcán

A mais icônica, bem preservada e conhecida pirâmide das Américas é Pirâmide de Kukulcán, no famosíssimo sítio arqueológico e cidade pré-hispânica de Chichén Itzá. Essa imponente construção de 30 metros de altura foi construída pelos maias e foi utilizada como um templo de adoração a Kukulcán, um dos mais importantes deuses dentro da cultura maia. Não só uma das maiores pirâmides das Américas, a Pirâmide de Kukulcán também é cheia de simbologias, arte e da cultura desse importante povo pré-hispânico.

Pirâmide do Adivinho

Mais uma construção estonteante dos maias, a Pirâmide do Adivinho ou Pirâmide do Feiticeiro se trata de uma das mais notáveis pirâmides da Península de Yucatán, mais especificamente do sítio arqueológico de Uxmal. Na cultura dos maias, a pirâmide teria sido erguida por um anão como negociação para poupar a sua vida. A pirâmide tem 35 metros de altura e teria sido erguida durante longos 400 anos.

Pirâmide de Papantla

A última pirâmide que nós trazemos do México é uma das pirâmides mais bonitas e diferentonas, trata-se da Piramide de los Niches ou Pirâmide de Papantla. Não se sabe ao certo qual civilização a construiu, uma vez que os espanhóis já encontraram a cidade pré-hispânica as ruínas. O que deixa essa construção ainda mais misteriosa é o fato de ela ser bem diferente das estruturas dos astecas e maias, tendo seis plataformas com arquitetura única e padronizada, que causa um efeito visual de alto impacto e super agradável.

as-dez-piramides-na-amazonia-e-america Conheça 10 pirâmides na Amazônia e América

Guatelamala

Templo do Grande Jaguar

Nessa altura do campeonato você já deve ter percebido que os maias eram grandes engenheiros e arquitetos da antiguidade pelas Américas. Mais um exemplo da capacidade incrível dessa civilização em construir edificações incríveis é o Templo do Grande Jaguar, também conhecido como o Templo I, uma gigantesca pirâmide no complexo Maia de Tikal, na Guatemala, tendo 47 metros de altura. Esse templo foi construído entre os anos de 682 e 734 d.C. por um dos mais imponentes governantes de Tikal.

Templo das Máscaras

Bem em frente ao Templo da Grande Jaguar, o Templo das Máscaras é mais uma gigantes pirâmide de 38 metros de Tikal e que foi construída também por Jasaw Chan K’awiil I, o mesmo que pediu a construção do Templo I. É considerada a mais bem conservada pirâmide de Tikal e se acredita que ela foi construída em homenagem a esposa do governante.

Belize

Pirâmide Caana

A última das pirâmides que nós trazemos aqui nas Américas é a Pirâmide Caana, localizada em Belize, na América Central. Essa estrutura piramidal possui uma altura de 43 metros e é considerada a maior estrutura construída pelo homem no país caribenho. Também de origem maia, essa construção dos maias é a mais conhecida dessa civilização em Belize e o seu nome quer dizer “palácio dos Céus”.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Conheça 10 pirâmides na Amazônia e América O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário