Acesse Nossas Redes Sociais

Detran

Consultar Multas DETRAN MT: Pontos na CNH

Publicado

em

Os motoristas habilitados sabem que, no Brasil, as penalidades em infrações de trânsito são aplicadas de duas maneiras: multa ou pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou na sua PPD (Permissão Para Dirigir).

Geralmente, a escolha entre essas duas formas de penalidades são baseadas na gravidade da infração, podendo incidir uma ou as duas juntas.

Neste artigo, vamos explicar melhor sobre os pontos na CNH e como Consultar Multas DETRAN MT. Continue lendo abaixo para saber mais, boa leitura!

pontos-na-cnh.jpg Consultar Multas DETRAN MT: Pontos na CNH
Pontos na CNH

Provavelmente você já ouviu falar que as infrações de trânsito, além de multas e medidas administrativas, interferem em pontos na CNH (Carteira de Habilitação Nacional).

Mas antes de entender como funciona, primeiro é preciso compreender que as infrações de trânsito possuem a seguinte divisão:

  • Gravíssima – 7 pontos
  • Grave – 5 pontos
  • Média – 4 pontos
  • Leve – 3 pontos

A gravíssima possui algumas variações, sendo: gravíssima 2x, gravíssima 3x, gravíssima 5x, gravíssima 10x, gravíssima 20x, gravíssima 60x. O diferencial principal é o valor da multa, e nos casos extremos, a CNH do condutor poderá ser suspensa ou cassada, independente da contagem dos pontos, tudo depende do contexto.

Como a contagem de pontos na CNH funciona?

De acordo com a nova Lei que proporcionou mudanças em regras do CTB (Código de Trânsito Brasileiro e da CNH) a Lei nº 14.071/20, que entrou em vigor em abril, mudou a forma como ocorre a contagem de pontos na carteira.

A pontuação na CNH é contada da seguinte forma: a cada infração, os pontos na CNH ficam registrados por até 12 meses. Antes desta nova lei, os condutores tinham a carteira suspensa ao atingir o total de 20 pontos.

O limite de pontos na CNH é de até 40 pontos, caso o condutor não tenha cometido nenhuma infração de categoria gravíssima.

Caso o condutor contabilize uma infração gravíssima, o limite cai para 30 pontos, e caso venha a somar duas gravíssimas ou mais, a pontuação limite será de 20 pontos.

Somente os condutores que atuam profissionalmente, CNH remunerada, terão a vantagem dos 40 pontos independente das infrações que forem cometidas. E quando alcançarem a marca de 30 pontos, podem realizar um curso preventivo de reciclagem, conseguindo zerar os pontos.

Pontos na CNH não somados

Além disso, temos duas situações em que os pontos na CNH não são contados no prontuário do motorista. A primeira é quando uma autoridade opta por aplicar advertência por escrito, e não por meio da aplicação de uma multa para infração de natureza média ou leve.

A segunda, é quando o motorista comete uma infração que é considerada como auto suspensiva. Nesse contexto, os pontos na CNH não serão somados, pois o condutor perde o direito de dirigir imediatamente, tendo a CNH suspensa.

Pontos na CNH ampliados

De acordo com a regra atual, está determinado que o processo para ter a suspensão da carteira de habilitação vai ocorrer quando o condutor atingir 20 pontos. Existe uma nova tabela de pontos, e caso ela seja aprovada, o sistema vai funciona da seguinte maneira:

  • 40 pontos para condutores profissionais de todas as categorias
  • 40 pontos para condutores que não cometeram infrações gravíssimas
  • 30 pontos para condutores com uma infração gravíssima
  • 20 pontos para o condutor que tiver duas ou mais infrações de natureza gravíssima

É importante ressaltar que as infrações serão levadas em consideração, são as que foram cometidas nos últimos 12 meses.

Multas

Se o condutor não for reincidente na mesma infração nos últimos 12 meses, todas as infrações de natureza leve e média terão as multas convertidas em advertências.

Além disso, o PL tem a proposta para inserir o prazo máximo de 180 dias para aplicação de penalidades e envio de notificações de multa ao infrator. Nos casos de apresentação de defesa prévia, o período sobe para 360 dias.

Porém, se o poder público não cumprir com todos os prazos determinados, a multa perde a validade.

Também é importante mencionar, que uma das mudanças que afetam os motoqueiros é o aumento das multas caso estes pilotem com a viseira aberta e sem óculos de proteção.

consultar-pontos-cnh.jpg Consultar Multas DETRAN MT: Pontos na CNH

Consultar pontos na CNH

Para conseguir consultar os pontos na CNH, primeiro é preciso abrir a página do DETRAN MT e buscar pelo campo “Consulta de Pessoas e Boletos”. Nele, insira seu número de CPF ou CNPJ e o número da sua CNH.

Depois, clique em “Consultar”, para que a consulta seja bem sucedida, informe os dados corretamente, pois se não fizer, será considerado como busca inválida.

Caso não dê certo, volte para a página inicial e depois clique em “consultar veículos e ingressos”. Informe sua matrícula, o RENAVAM será aberto. Neste momento, lembre-se que é preciso preencher os campos com cuidado.

consultar-multas-detran-mt.jpg Consultar Multas DETRAN MT: Pontos na CNH

Consultar Multas DETRAN MT

O DETRAN MT oferece a todos os cidadãos uma plataforma de acesso simples, para que todos consigam consultar multas DETRAN MT e outros serviços que são prestados pelo órgão.

Portanto, o site DETRAN MT possibilita que os condutores tenham acesso a todas as informações de cadastro do veículo, além de consultas multas e infrações ligadas à placa e ao RENAVAM.

Na página inicial, a plataforma oferece uma opção para consultas sobre o veículo, o usuário tem acesso aos dados das multas, emissão de boletos para realizar o pagamento das infrações e muito mais.

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Consultar Multas DETRAN MT: Pontos na CNH
Compartilhe:

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Detran

DETRAN AL Unidades: Endereços, Telefone

Publicado

em

Hoje você vai conhecer tudo sobre o DETRAN AL, e suas unidades. A importância do Detran é variada e parte desde a retirada da primeira CNH até a conferência da pontuação na carteira. Por esse motivo, conhecer o Detran do seu estado é tão importante.

detran-al-unidades DETRAN AL Unidades: Endereços, Telefone

Por conta disso, conhecer as Unidades do Detran AL é tão importante. No texto a seguir você confere quais são os endereços e os telefones das unidades do Detran AL.

Portanto, fique ligado no texto a seguir para conferir tudo isso e muito mais.

Função do Detran AL

O estado de Alagoas, assim como todos os outros estados do Brasil possui o chamado Detran. O Departamento Estadual de Trânsito possui diversas funções, sendo necessário para que o trânsito funcione de forma eficaz.

Assim sendo, um dos serviços oferecidos pelo Detran é a CNH. A Carteira Nacional de Habilitação é o documento que dá ao motorista o direito de dirigir.

Entretanto, para obter a CNH é preciso ir até o Detran para cumprir com as exigências.

Mesmo as aulas sendo feitas em uma autoescola conveniada ao Detran, os trâmites legais exigem sua ida ao órgão.

Ciretrans

Cabe ressaltar que nem todas as cidades de Alagoas possuem um Detran. Assim como ocorre em outros órgãos, o Detran central se localiza na capital do estado.

Entretanto, para suprir as demandas dos municípios existe o Ciretran.

A Circunscrição Regional de Trânsito possui ligação com o Detran e também resolve diversas questões. Portanto, para resolver as demandas dos municípios, os Ciretran funcionam como um pequeno Detran.

detran-al-unidades-enderecos-telefone DETRAN AL Unidades: Endereços, Telefone

Resolvendo os problemas pelo Site

Antes de falarmos sobre os endereços e os telefones do Detran, vamos falar sobre o site do órgão. Com a chegada da internet, diversos serviços passaram a ser resolvidos direto pelo computador ou celular.

Por esse motivo, o Detran AL criou um portal funcional que auxilia os condutores a resolverem seus problemas direto de casa. A lista de demandas que podem ser resolvidas pelo site do Detran é imensa.

Porém, vamos listar alguns dos serviços mais importantes. Confira a lista a seguir.

  • Pontuação na CNH
  • Segunda via de multas
  • Agendamento de serviços

Esses são apenas alguns dos serviços que podem ser feitos pelo site do Detran AL. Portanto, ao invés de se deslocar até o Detran AL ou Ciretran da sua cidade, confira o site.

Caso queira conferir mais, clique aqui. Lembrando que esses são apenas alguns dos serviços oferecidos pelo site ou aplicativo.

Detran Alagoas: Onde fica?

Agora, se você precisa resolver uma demanda no posto do Detran saiba que também é possível. Porém, é preciso ter em mãos o agendamento do serviço, que pode ser feito pelo site ou por telefone.

No caso dos moradores da capital do Alagoas, o órgão de trânsito será o Detran AL. Por esse motivo, abaixo iremos falar sobre o endereço da central do Detran AL.

Como explicamos acima, nos municípios o órgão que resolve essas questões é o Ciretran.

Então, se você mora em Maceió, o endereço do Detran é: Avenida Menino Marcelo Nº 99. O ideal é ter em mãos o agendamento.

Porém, no caso dos Ciretrans é um pouco mais complexo mencionarmos os endereços.

Afinal, cada cidade possui um local, e a lista seria imensa. Porém, se precisa saber qual o endereço do Ciretran mais próximo da sua casa, é só dar uma pesquisada no Google.

detran-al-unidades-enderecos DETRAN AL Unidades: Endereços, Telefone

Telefones

Essa dica vai ajudar aqueles que ainda gostam de resolver os problemas pelo telefone. Apesar de antiquado, o telefone é o meio mais confiado por muitos brasileiros.

Afinal, ter as demandas resolvidas por um atendente traz mais conforto e mais segurança. Por esse motivo, o Detran AL ainda mantém um Call Center ativo.

O objetivo é tornar o acesso aos serviços simples para todos. Dessa forma, aqueles que preferem a internet possuem o site e aqueles que preferem o telefone possuem o call center.

Confira abaixo quais são os números do Detran AL.

  • 0800 082 0154
  • (82) 3315 1533
  • (82) 3315 2375 (Ouvidoria)

Lembrando que os horários de atendimento podem variar, sendo na maioria dos casos das 8 às 17 horas.

Agendamento de serviços

Um item que mencionamos algumas vezes no texto foi sobre o agendamento. Após a pandemia, diversos serviços mudaram para manter o isolamento social. Mesmo com a regressão da doença, ainda é bom mantermos a distância para evitar a doença.

Um dos órgãos que precisaram mudar o jeito de trabalhar foi o Detran AL. Assim sendo, foi criado o chamado Agendamento de Serviços. Tudo é feito por meio do site ou aplicativo e o usuário só se dirige ao órgão no dia que foi marcado.

Dessa forma, além de evitar uma possível infecção causada pelo Covid, os serviços são feitos de forma rápida.

Então, esperamos que o texto tenha te ajudado a sanar suas dúvidas.

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news DETRAN AL Unidades: Endereços, Telefone
Compartilhe:
Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.