Acesse Nossas Redes Sociais

Direitos

Cotas do PIS 2022: Quem tem direito?

Publicado

em

Em breve serão liberadas as cotas do PIS 2022 para quem trabalhou formalmente em 2021 seguindo algumas regrinhas básicas. Já no início de fevereiro os pagamentos começam a ser feitos para trabalhadores de empresas privadas e no início na segunda quinzena do mesmo mês, para trabalhadores da esfera pública. Além disso, o tempo para sacar o valor será bem extenso, e pode ser feito até o dia 29 de dezembro. Somado a isso, todas as pessoas que tem direito poderão consultar de maneira bem rápida e simples o valor que receberão por meio de um aplicativo!

Ficou curioso para saber se você tem direito às cotas do PIS 2022? Então vem com a gente que te contaremos tudo neste artigo!

O que são cotas do PIS 2022?

Basicamente, as cotas do PIS 2022 são o valor do montante da conta do trabalhador que possui cadastro no PIS (Programa de Integração Social). Esse valor é acumulado em razão dos depósito feitos pelo Fundo do PIS/PASEP. Ele varia de acordo com o tempo de trabalho do funcionário e o valor que ele recebe por ano em seu trabalho.

Mas o que aconteceu é o que o PIS passou por algumas mudanças, e por isso o pagamento não é mais feito como era antes. Com essas novas regras, por exemplo, o trabalhador que possuía o direito de receber em 2021, receberá apenas neste ano de 2022.

quem-tem-direito-ao-pis-1 Cotas do PIS 2022: Quem tem direito?

Quem tem direito às cotas do PIS 2022?

Para receber as cotas do PIS 2022, existem alguns pré-requisitos em que o trabalhador deve se encaixar. O primeiro deles é que o salário mensal não deve ultrapassar, em média dois salários mínimos. Além disso, é necessário ter trabalhado por no mínimo 30 dias com carteira assinada no ano anterior ao recebimento do benefício. Então, para receber as cotas do PIS 2022, você precisa ter tido trabalho formal por pelo menos 30 dias em 2021.

Outro requisito importante é o cadastro no PIS, ou qual é exigido um tempo mínimo. Para receber, o trabalhador deve ter seu cadastro há pelo menos 5 anos, como também estar com todas as informações em dia no Rais.

calendario-pis-1 Cotas do PIS 2022: Quem tem direito?

Quando será feito o pagamento e qual o valor do PIS 2022?

Para o pagamento das cotas do PIS, o que é considerado é a data de nascimento dos trabalhadores em questão. Então para isso é necessário consultar uma tabela fornecida pela Caixa Econômica Federal. Mas basicamente, os pagamentos começam no dia 8 de fevereiro e vão até o dia 31 de março. Abaixo, colocamos a relação – “nascimento: data de recebimento”, confira!

  • Janeiro: 08/02;
  • Fevereiro: 10/02;
  • Março: 15/02;
  • Abril: 17/02;
  • Maio: 22/02;
  • Junho: 24/02;
  • Julho: 15/03;
  • Agosto: 17/03;
  • Setembro: 22/03;
  • Outubro: 24/03;
  • Novembro: 29/03;
  • Dezembro: 31/03.

Já em relação ao valor da cota que será paga, depende, pois o cálculo é feito de acordo com os meses de trabalho. Mas em geral, ele pode chegar até um salário mínimo, caso o trabalhador tenha os 12 meses de trabalho em 2021.

Também é importante lembrar, que o cálculo será realizado de acordo com o novo salário mínimo. Dessa forma, quem trabalhou os 12 meses, receberá o valor de R$ 1.212, e o cálculo proporcional pode ser feito para quem trabalhou menos tempo.

Como consultar PIS 2022?

Sem dúvidas, com era da tecnologia, o cotidiano das pessoas se tornou muito mais fácil. E para os trabalhadores brasileiros não é diferente. Agora você não precisa mais ir até uma agência para saber se possui direito a receber o benefício ou não. Pode fazer isso através do seu smartphone! Aqui nós te ensinaremos como fazer essa consulta:

Aplicativo Carteira de Trabalho Digital

  1. Primeiramente, vá até a Play Store do seu celular e baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital;
  2. Ao entrar no aplicativo, vá em “Entrar” e faça login ou realize seu cadastro;
  3. Na parte de benefícios, vá em “Abono Salarial”;
  4. Caso você tenha benefício disponível, encontrará a mensagem “Habilitado”.

Aplicativo Caixa Trabalhador

  1. Primeiramente, vá até a Play Store do seu celular e baixe o aplicativo da Caixa Trabalhador;
  2. Ao entrar no aplicativo, vá em “Acessar” e faça login ou realize seu cadastro;
  3. Na parte de Consultas, vá em “Abono Salarial”;
  4. Caso você tenha benefício disponível, você encontrará informações para fazer o saque.

pis-1 Cotas do PIS 2022: Quem tem direito?

Como receber o PIS 2022?

Não existe apenas uma forma de receber as cotas do PIS 2022. Dessa forma, se você tem dúvidas de como pode fazer isso ou de qual é a melhor forma, aqui explicaremos todos jeitos de fazer o saque e você poderá escolher o melhor para você!

  1. A primeira forma é o crédito em sua conta (corrente ou Poupança Social Digital da Caixa Econômica Federal);
  2. Uma outra forma é o saque feito no caixa eletrônico ou então em outros lugares que possibilitam o saque, através do Cartão do Cidadão;
  3. Você também pode retirar o dinheiro em uma agência da Caixa. Para usar essa forma é só levar um documento com foto e o número do seu PIS.

Dessa forma, se você não é uma pessoa que gosta de enfrentar filas, ou até mesmo, tem medo devido a pandemia, uma ótima opção é o crédito em conta. Assim, você consegue seu benefício sem sair de casa!

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Cotas do PIS 2022: Quem tem direito? em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Isabela Costa é natural da cidade de Petrolina/PE, está cursando direito na UniFTC de Petrolina. Mulher empoderada, está sempre antenada com os assuntos do momento, daí veio sua vocação para escrever, tem facilidade na escrita de qualquer assunto. É feminista e vegana e nas horas vagas faz trabalho voluntário em ONGs de sua cidade. Caso queira entrar em contato com Isabela, comente em uma publicação ou envie um e-mail para [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.