Acesse Nossas Redes Sociais

2 Via

CRV de veículo: Tirar a 2 via, Valor

Publicado

em

Para conseguir circular com o veículos pelas ruas sem ter problemas, é importante ter todos os documentos em dia, entre eles o CRV de Veiculo. Ou seja, Certificado de Registro do seu Veículo.

Você sabe o que é o documento CRV de veículo? conhece sua importância? então continue lendo esse conteúdo para saber mais sobre ele e como tirar a 2ª via e o valor.

crv-de-veiculo.jpg-300x199 CRV de veículo: Tirar a 2 via, Valor

O que é o CRV de veiculo?

Trata-se de um documento que contém algumas informações, como o número de registro, proprietário e todas as características do carro. Então, o CRV de veículo é necessário para que o mesmo possa trafegar pelas vias públicas no país.

O aporte do CRV de veículo não é obrigatório, então é recomendado que o dono do veículo o mantenha em casa, diminuindo o risco do documento ser furtado.

Esse documento também pode ser chamado de “Recibo de veículo”, DUT (Documento Único de Transferência) ou Transferência de Propriedade.

Para conseguir fazer a transferência do veículo, por exemplo, é necessário apresentar o CRV de veículo, e caso não tenha o documento, não será possível concretizar a venda.

Importância do CRV de veículo

O documento serve para que o dono consiga fazer a venda do veículo, e também para comprovar quem é o verdadeiro proprietário.

É impossível fazer a compra ou venda de automóveis sem o CRV, pois o comprador e vendedor devem assiná-lo e reconhecer firma no cartório.

O novo proprietário do veículo tem o prazo de 30 dias para realizar a nova emissão do documento. Caso contrário, vai receber uma multa de acordo com o que está previsto no artigo 123 do CTB.

informacoes-crv-de-veiculo.jpg-300x168 CRV de veículo: Tirar a 2 via, Valor
Informações encontradas no CRV de veículo

Veja abaixo todas as informações que podem ser encontradas no CRV de veículo:

  • Código do Renavam
  • CPF ou CNPJ
  • Nome do proprietário
  • Endereço
  • Placa e chassi do veículo
  • Registro Nacional de Transporte Rodoviário de Cargas
  • Tipo de combustível
  • Ano do modelo
  • Observações sobre a situação do veículo
  • Ano de fabricação
  • Tipo de veículo
  • Modelo/marca
  • Categoria
  • Cor predominante
  • Nome da cidade e data
  • Nome do antigo proprietário
  • Data de emissão do documento.
  • Local de registro
  • Número da via
  • Capacidade/potência
  • Data de emissão do documento.

Prazo de validade CRV de veículo

Esse documento não possui um prazo de validade, ou seja, será preciso fazer uma nova emissão quando houver transferência de proprietário ou de residência, customizar o veículo, alterar a cor da lataria, por exemplo, também é considerado como uma customização.

Veja o que diz o artigo nº 123 do Código de Trânsito Brasileiro sobre o CRV de veículo:

“Art. 123. Será obrigatória a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo quando:
I – for transferida a propriedade;
II – o proprietário mudar o Município de domicílio ou residência;
III – for alterada qualquer característica do veículo;
IV – houver mudança de categoria.

1º No caso de transferência de propriedade, o prazo para o proprietário adotar as providências necessárias à efetivação da expedição do novo Certificado de Registro de Veículo é de trinta dias, sendo que nos demais casos as providências deverão ser imediatas.

2º No caso de transferência de domicílio ou residência no mesmo Município, o proprietário comunicará o novo endereço num prazo de trinta dias e aguardará o novo licenciamento para alterar o Certificado de Licenciamento Anual.

3º A expedição do novo certificado será comunicada ao órgão executivo de trânsito que expediu o anterior e ao RENAVAM.”

Em casos de perda ou extravio do CRV de veículo, é necessário acessar o site do DETRAN do seu estado para fazer a solicitação de uma segunda via.

segunda-via-crv-de-veiculo.jpg-300x160 CRV de veículo: Tirar a 2 via, Valor
Tirar a 2 via CRV de veículo

Como dissemos, para conseguir tirar a 2 via CRV de veículo, é necessário acessar o site ou procurar o DETRAN do seu estado para solicitar o documento novo.

Veja abaixo os documentos necessários para a 2 via CRV de veículo:

  • RG ou CNH, CPF original e cópia
  • Comprovante de residência no nome do proprietário, original e cópia
  • Boletim de ocorrência original e cópia em casos de furto do documento
  • Declaração de perda ou extravio autenticado do CRV em casos necessários
  • CRV, quando o documento estiver rasurado, rasgado ou com qualquer outro dano
  • Comprovante bancário da quitação de débitos, caso o veículo tenha alguma pendência

Também é necessário fazer um decalque da numeração localizada no motor, e da numeração que consta no chassi. Por último, basta fazer o preenchimento do formulário RENAVAM.

Seguindo as novas regras, é possível imprimir duas vias do formulário em casa, mas é necessário preenchê-lo no estabelecimento presencial do Detran.

No entanto, antes de se dirigir ao local, os proprietários de automóveis são aconselhados a pagar uma cópia do CRV de veículo. Isso pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Santander, Itaú ou Bradesco.

Como consultar CRV de veículo?

Para conseguir consultar o CRV de veiculo, basta acessar o site do DETRAN do seu estado. Nele, será possível procurar a área de consulta de veículo e preencher os dados da placa e número do RENAVAM.

Depois, após abrir uma nova aba, será solicitado o CPF para que seja possível apresentar as informações do automóvel.

Também é possível se dirigir pessoalmente até uma unidade do Detran próxima de você, para solicitar a mesma consulta do CRV de veículo.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news CRV de veículo: Tirar a 2 via, Valor em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.