Currículo para Menor Aprendiz que nunca trabalhou 2024: Como Fazer

Atualmente, no Brasil, existem aproximadamente 3 milhões de pessoas procurando um emprego. Dentre elas, pessoas das mais variadas idades, buscando vagas variadas.

Desde o menor de idade, ao jovem procurando um estágio para o ensino médio, universitários procurando um estágio específico para área que cursam, pessoas formadas, mas que ainda não conseguiram se inserir no mercado de trabalho e pessoas que independente da área, só querem a oportunidade de levar o pão de cada dia para casa de maneira digna.

menor-aprendiz-curriculo Currículo para Menor Aprendiz que nunca trabalhou 2024: Como Fazer

Emprego no Brasil em 2024

É fato que o número de profissionais liberais e de empreendedores cresceu muito no último ano, principalmente pelas facilidades que a tecnologia traz para a vida da população hoje em 2024. Por exemplo, com alguns vídeos no Youtube, é possível aprender a fazer bolos, salgados, ovos de páscoa, panetones e várias outras atividades. Então, com vontade e com um investimento, que muitas vezes, dependendo do produto, não precisa ser tão grande,  mesmo para quem nunca trabalhou é possível começar um negócio próprio.

Muitas pessoas se identificam com a ideia de ter o próprio negócio, no entanto, isso nem sempre traz a segurança que parte da população busca e precisa em 2024.

Um emprego dá ao cidadão alguns benefícios como a carteira de trabalho assinada, o pagamento do PIS, o pagamento do FGTS, direito à seguro desemprego em caso de demissão. O fato de ter uma assinatura na carteira ou em um contrato, traz ao funcionário a sensação de estabilidade e de direitos garantidos. É de se esperar que exista um número tão grande de pessoas buscando essa oportunidade.

jovem-menor-como-fazer-curriculo Currículo para Menor Aprendiz que nunca trabalhou 2024: Como Fazer

O jovem no mercado de trabalho

Para um candidato jovem, principalmente para o menor de idade, a busca por um emprego pode se tornar ainda mais complicada em 2024, devido a um certo “preconceito”, baseado na crença de que jovens podem ser mais irresponsáveis. Nenhuma empresa quer correr o risco de ter um funcionário que falta ou chega atrasado com frequência ou que faz as atividades pela metade. Não bastasse essa questão, outro problema é a questão da experiência.

Grande parte das empresas exigem algum tipo de experiência profissional, em especial, experiência de atuação na mesma área em que está oferecendo a vaga. A questão é que, enquanto nenhuma empresa dá a oportunidade a um jovem sem experiência, ele nunca terá experiência, e isso se torna um ciclo.

como-ser-menor-aprendiz Currículo para Menor Aprendiz que nunca trabalhou 2024: Como Fazer

Programa do Menor Aprendiz

Pensando na dificuldade do jovem se inserir no mercado de trabalho, hoje existe o Menor Aprendiz, conhecido também como Aprendiz Legal. Trata-se de uma lei que determina que empresas tanto grandes, quanto de médio porte contratem jovens de 14 a 24 anos como aprendizes. A taxa obrigatória de aprendizes pode variar de 5% a 15%.

O objetivo principal é garantir a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, mesmo que não possuam experiência. Dessa maneira, o programa possibilita ao menor que ele se desenvolva profissionalmente e pessoalmente, se tornando um profissional capacitado.

Embora seja obrigatório para as empresas, elas também são beneficiadas. Pois além de ter mão de obra garantida, o aprendiz gera menos custos, uma vez que tem uma carga horária menor, que se reflete também na remuneração recebida.

Requisitos para ser um Menor Aprendiz em 2024

  • Ter idade entre 14 e 24 anos
  • Em caso de pessoas com deficiências, não há limite de idade para participar do programa.
  • É preciso estar matriculado e comprovadamente frequentando o ensino fundamental ou médio
  • Participar de todas as atividades teóricas e práticas oferecidas pela empresa e pelo Programa de Menor Aprendiz
  • Bom desempenho escolar
  • Postura profissional adequada

Como é ser um Menor Aprendiz

  • O Programa Menor Aprendiz, como informado anteriormente, é regularizado por lei (Lei 10.097/2000).
  • O contrato pode durar no máximo dois anos.
  • A empresa e o programa devem oferecer cursos profissionalizantes e atividades complementares para o desenvolvimento do aprendiz
  • Carga horária de 4 a 6 horas por dia
  • O menor precisa manter-se matriculado e frequentando o ambiente escolar
  • Os salários variam entre R $440,19 e R $880,38, de acordo com a empresa.
  • Registro na carteira de trabalho
  • Direito a vale transporte, férias e décimo terceiro salário
  • Direito ao FGTS (Fundo de garantia por tempo de serviço)
  • Direito a seguro desemprego (exceto em situações específicas)

Como fazer um currículo para Menor Aprendiz?

Primeiramente, fique atento à ortografia do currículo. Evite ao máximo possíveis erros de português.

Atente-se também a colocar somente as informações necessárias. Exagerar nas informações pode prejudicar, mais do que de fato ajudar nesse caso.

Mas quais são as informações necessárias?

  • Dados pessoais: Nome completo, idade, telefone para contato e e-mail
  • Objetivo: Informe o tipo de trabalho que você procura, nesse caso, uma vaga de menor aprendiz
  • Escolaridade: Informe se está no ensino fundamental ou médio e em qual ano
  • Cursos: Informe caso tenha participado de algum curso, como inglês ou outros idiomas, informática. Se fez algum trabalho voluntário, fique a vontade para informar nesta área também.

Dica: Uma boa formatação do currículo e a escolha das informações corretas podem ser o diferencial entre você e os outros candidatos, principalmente se você nunca trabalhou. Lembre-se também de manter seus dados sempre atualizados, cheque sempre antes de enviar.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Currículo para Menor Aprendiz que nunca trabalhou 2024: Como Fazer O site mais atualizado de 2024!

Daiane Rúbia é graduada em Letras, possui experiência em sala de aula e hoje em dia atua como escritora/redatora de grandes sites (como o HPG) e também em redes sociais, sobre os mais diversos assuntos. Ficou interessado no trabalho ou deseja enviar uma mensagem? Entre em contato via e-mail em: [email protected]. Em caso de dúvidas sobre algum dos textos, deixe um comentário.
Deixe seu comentário