CVV (Centro de Valorização da Vida) Telefone 188: Como falar com um voluntário

Você já deve ter percebido que atualmente existe uma preocupação muito maior com a saúde mental da população. Anos atrás as pessoas acreditavam que problemas como depressão, ansiedade, bipolaridade, entre outros transtornos, eram frescura. Hoje existe uma conscientização de grande parte da população, especialmente entre os mais jovens, de que esses problemas são reais e merecem a nossa atenção e atenção médica, assim como qualquer outra doença física.

Além de mais conscientização, hoje em dia existe também mais suporte para os portadores de doenças psiquiátricas. Um dos locais que prestam esse suporte é o Centro de Valorização da Vida, popularmente conhecido pela sua sigla “CVV“.

como-falar-com-um-voluntario-cvv CVV (Centro de Valorização da Vida) Telefone 188: Como falar com um voluntário

Centro de Valorização da Vida – CVV

Você conhece o CVV? É muito provável que mesmo que você não conheça de perto o trabalho do Centro de Valorização da Vida, você já tenha tido algum contato ao menos com o nome dessa Organização. Talvez até mesmo através de cartazes ou panfletos informativos. No artigo de hoje você vai entender um pouco mais o trabalho do CVV, além disso, vai aprender como falar com um atendente do Centro.

Esse tema é de extrema importância, considerando principalmente o aumento nos casos de doenças psiquiátricas, que infelizmente, para muitas pessoas resultaram em suicídio. E o intuito principal do CVV, como o própria nome já diz, é evitar que essas pessoas cheguem a esse ponto. O objetivo é conservar a vida e a saúde da população, além de conscientizar que qualquer pessoa está sujeita a problemas desse gênero.

O Centro de Valorização da Vida efetua também diversas campanhas com o intuito de desmistificar as doenças mentais e, se não acabar, ao menos diminuir o preconceito que insiste em existir através de algumas pessoas.

O CVV foi fundado em São Paulo, no ano de 1962, e embora seja uma associação sem fins lucrativos, possui um alto valor, considerando a quantidade de vidas que já foram salvas através do trabalho deles.

cvv-telefone-como-falar-com-voluntario CVV (Centro de Valorização da Vida) Telefone 188: Como falar com um voluntário

Ações do CVV em 2024

O CVV realiza e participa de diversas ações para preservação da vida durante todo o ano. Mas a mais famosa delas, com toda certeza, é a que acontece no mês de Setembro de todos os anos, chamada Setembro Amarelo.

A campanha tem o objetivo de colocar os casos de suicídio nos holofotes, não para vangloriá-los, mas para lembrar a população que esses casos existem e podem continuar existindo se a população não se conscientizar e fizer algo para parar.

Durante o Setembro Amarelo as pessoas são lembradas da importância de olhar para o outro com mais cuidado, cuidado no agir, cuidado no falar, considerando que nós não sabemos tudo sobre o outro, e inclusive não sabemos o que o outro está passando.

É claro que todas as pessoas, ou pelo menos a maioria delas, têm problemas, e nós não podemos responsabilizar uma pessoa pelo suicídio de outra por conta de algo que foi falado em uma discussão, por uma piada, ou qualquer outro tipo de comentário. No entanto, não podemos fechar os olhos e fingir que uma frase não causa qualquer impacto na vida de quem ouve. E em alguns casos, um impacto pode ser mais desastrosos que outro. E o CVV , através do Setembro Amarelo, está aqui para nos lembrar disso.

Além das campanhas, o CVV disponibiliza uma central de atendimento para pessoas que estão passando por problemas psiquiátricos e/ou emocionais. Veja a seguir como falar com um voluntário do Centro de Valorização da Vida.

cvv-ligue-e-fale-com-um-voluntario CVV (Centro de Valorização da Vida) Telefone 188: Como falar com um voluntário

Como falar com um voluntário no telefone 188

O CVV – Centro de Valorização da Vida, como foi dito anteriormente, disponibiliza uma central de atendimento formada por voluntários para prestar atendimento a pessoas que precisam de apoio emocional. O atendimento na central é gratuito e é feito 24 horas por dia.

O atendimento está disponível através de central telefônica, chat, e-mail ou de forma presencial. E o melhor é que em todas as opções o usuário pode manter o anonimato. O atendente voluntário do CVV está pronto para te ouvir, apoiar, entre outras funções, sem te julgar por isso.

Se você deseja falar com um voluntário por telefone, basta ligar no telefone 188. Se prefere atendimento via chat, basta acessar o site oficial do CVV. No site você pode também consultar quais os postos de atendimento mais próximos, caso prefira um atendimento presencial.

Caso o atendimento desejado seja através de e-mail, você nem sequer precisa acessar o seu perfil para isso, basta acessar o site oficial da CVV e enviar o e-mail através dele.

E se você não estiver precisando de ajuda no momento, mas tem interesse em ajudar as pessoas que estão, acesse o site e cadastre-se como voluntário.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news CVV (Centro de Valorização da Vida) Telefone 188: Como falar com um voluntário O site mais atualizado de 2024!

Daiane Rúbia é graduada em Letras, possui experiência em sala de aula e hoje em dia atua como escritora/redatora de grandes sites (como o HPG) e também em redes sociais, sobre os mais diversos assuntos. Ficou interessado no trabalho ou deseja enviar uma mensagem? Entre em contato via e-mail em: [email protected]. Em caso de dúvidas sobre algum dos textos, deixe um comentário.
Deixe seu comentário