Diploma Digital 2 Via: Como Emitir pela internet

O diploma digital é um documento oferecido pelo site do Governo Federal, principalmente depois que todos os serviços foram unificados no site Gov.br.

diploma-digital-2-via-como-emitir-pela-internet Diploma Digital 2 Via: Como Emitir pela internet

Neste caso, se trata de um documento que tem o mesmo valor que o diploma de papel, contudo, tem apenas a versão virtual, sem impressão.

Neste caso, é uma vantagem por duas razões: não tem o risco de extravio e, ainda por cima, tem a grande vantagem de se poder guardar de forma digital, sem precisar ocupar espaço e até mesmo ajudando o meio ambiente.

Assim, evitando cortar árvores para fazer folhas de papel.

Afinal de contas, a sustentabilidade é uma pauta das mais importantes para os dias atuais na sociedade mundial.

Mesma validade

Agora, com a implementação do diploma digital, este já tem o mesmo valor jurídico que qualquer diploma de papel.

Inclusive, ao longo da história, as universidades sempre deram a opção de oferecer o diploma de papel convencional ou o diploma feito com pergaminho, o que geralmente fica bem mais caro e é até inviável para muitas famílias.

Inclusive, segundo o governo federal, já existe a possibilidade de emitir um diploma nato-digital. Assim, se trata de diplomas que já surgem de forma digitalizada e, como dito acima, têm o mesmo valor dos diplomas convencionais, de papel.

Outro ponto importante é que esses documentos possuem as chamadas certificações digitais oferecidas pelo governo federal, através do Ministério da Educação.

Desta maneira, ele vai garantir também mais segurança para o beneficiário daquele diploma, diminuindo o risco de fraude.

Criação do diploma digital

Para quem não sabe, o atual diploma digital foi criado ainda no ano de 2018. Contudo, ele foi se aperfeiçoando ao longo desses quatro anos e foi também ganhando mais segurança para os estudantes recém-formados.

Desta maneira, isso vem se tornando cada vez mais importante, ainda mais em tempos de tantos ataques cibernéticos e crimes virtuais.

Porém, a implantação de fato do diploma digital começou apenas em 2023, ou seja, é um sistema que tem pouco mais de um ano de funcionamento. Contudo, pelos relatos dos estudantes, parece já ser um sucesso.

Para ter acesso ao diploma, pode entrar no portal é-me, onde poderá analisar, consultar e até mesmo pegar uma cópia para mandar para empregadores.

diploma-digital-2-via-como-emitir Diploma Digital 2 Via: Como Emitir pela internet

Segunda via do diploma

Agora, como o diploma já é digital, ele não tem uma segunda via específica. Contudo, é possível imprimir o diploma digital, desde que se tenha esse acesso à página. Assim, poderá salvar em PDF e imprimir.

Apenas vai precisar tem uma impressora em casa. Ainda assim, caso não tenha, poderá salvar em um pendrive ou e-mail e mandar para alguém ou alguma papelaria, onde será possível imprimir geralmente com custos muito baixos.

Caso queira consultar o diploma no site do MEC, uma das possibilidades é usar o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física). Desta maneira, ficará mais fácil para visualizar o material.

Atualmente, muitas universidades e faculdades já estão usando o documento virtual para oferecer essa facilidade ao aluno. Embora muitos ainda prefiram o diploma de papel, o diploma virtual é mais funcional.

Assim, fica mais fácil para guardar, consultar e até mesmo fica mais difícil para conseguir falsificar um documento tão importante.

Outra questão importante, que muitos estudantes perguntam, é quanto ao prazo da liberação do diploma digital.

Neste caso, o prazo para liberação fica em torno de 90 dias. Ou seja, sai relativamente rápido se comparado com os diplomas de papel das universidades, que muitas vezes levam quase um ano para ficarem prontos.

E ainda por cima acabam prejudicando e tirando as oportunidades de emprego de muitos estudantes. Então, conseguir emitir o diploma em um menor tempo também é uma vantagem da digitalização.

Afinal de contas, vivemos em tempos de imediatismo e todos precisam saber acompanhar essa nova tendência da sociedade mundial, que está cada vez mais digitalizada, informatizada e sem depender do papel físico.

diploma-digital-2-via-como-emitir-pela-internet Diploma Digital 2 Via: Como Emitir pela internet

Cursos legalizados

Inclusive, com a possibilidade do diploma digital, é mais fácil até mesmo saber se aquele curso é devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação.

Afinal de contas, existem muito cursos que não têm reconhecimentos do MEC, e por isso, acabam prejudicando o estudante, que não pode se formar e precisa fazer tudo de novo.

Por isso, já que o assunto deste post é diploma, é importante também fazer esse alerta sobre os diplomas que realmente são válidos.

Isso porque muitas faculdades não tem credenciamento no MEC ou até mesmo foram descredenciadas por conta de notas baixas nos últimos anos.

Desta maneira, esse é um passo importante a se consultar antes de entrar na faculdade. Inclusive, é até fácil fazer essa consulta.

Isso porque basta ir ao site do Ministério da Educação, entrar na listagem de universidades e conferir aquela listagem das escolas que são devidamente liberadas pelo MEC para funcionar.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Diploma Digital 2 Via: Como Emitir pela internet O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário