É verdade que Lucas Leiva sofreu problema cardíaco após tomar vacina contra Covid-19?

Recentemente, o volante do Grêmio Lucas Leiva fez o anúncio de que iria se aposentar dos gramados por questões de saúde. Além disso, 0 atleta de 36 anos resolveu encerrar sua carreira por causa de um diagnóstico de fibrose cicatricial no miocárdio. O jogador já se encontrava afastado de suas atividades desde o ano passado, em dezembro de 2023, ao ser diagnosticado com o problema cardíaco. Mas, será que é verdade que Lucas Leiva sofreu problema cardíaco após tomar vacina contra Covid-19? Veja a seguir.

Lucas-Leiva-sofreu-problema-cardiaco É verdade que Lucas Leiva sofreu problema cardíaco após tomar vacina contra Covid-19?

É verdade que Lucas Leiva sofreu problema cardíaco?

Como já dito anteriormente, Lucas leiva está afastado de sua rotina de treinos e jogos, desde o final do ano passado, por problemas de saúde. Recentemente, o jogador voltou a fazer uma imensa bateria de exames para saber se o seu quadro teve alguma alteração positiva. No entanto, ao fazer os exames, foi constatado que nenhuma mudança positiva ocorreu no quadro do atleta. Por esse motivo, os médicos que o acompanha acharam melhor ele encerrara a carreira e se aposentar por causa dos riscos.

Para quem não sabe, as Fibroses são um tipo de cicatriz firme, rica em colágeno, o que faz com que ela fiquem bem mais rígidas e resistentes. Além disso, o surgimento delas acontece quando acontece um processo reparativo ou reativo do organismo por causa de um trauma local. No entanto, também pode acontecer por conta de uma malformação congênita. A doença é grave e podem complicar inúmeros órgãos do corpo humano, até mesmo o coração.

Além disso, a fibrose cicatricial no miocárdio é responsável por comprometer as células musculares do coração, conhecidos como miócitos. As células são bastante importante para mecanismo responsável por controlar todos os batimentos cardíacos. Além do mais, se o coração for afetado pelas microlesões e as células responsáveis pela cicatrização produzirem colágeno demais, então, é formada uma fibrose. Desse modo, a cicatrização rígida e anormal fará o tecido cardíaco endurecer, deixando comprometido o funcionamento de contração do órgão.

Portanto, no caso do jogador, caso ele permanecesse nos gramados o problema poderia levá-lo à uma morte prematura. Pois, o intenso esforço físico faria aumentar a fibrose cicatricial do miocárdio, aumentando o risco de insuficiência cardíaca e também de arritmia, podendo causar uma morte súbita no indivíduo. O tratamento consiste em preservar a função do miocárdio, usando remédios remodeladores do músculo cardíaco. Além disso, é preciso que o paciente passe por exames e acompanhamento médico a cada seis meses para saber como o quadro evolui.

É verdade que doença de Lucas Leiva tem relação com a vacina da Covid-19?

Após ser confirmado oficialmente que o jogador iria se aposentar, um áudio passou a circular nas redes sociais, de um suposto médico do grêmio. Na mensagem, o suposto médico alegava que o problema de Lucas foi um efeito colateral por conta da vacina da covid-19. Mas, a notícia se trata apenas de especulações e nada foi comprovado sobre essa hipótese.

Sendo assim, de acordo com Lucas Leiva e o médico do Grêmio, o conteúdo desse áudio é mentiroso e se trata de fake news. O jogador publicou em suas redes sociais que o conteúdo não era de nenhum médico do time, como afirmava a publicação. Além disso, o médico publicou em suas redes sociais a seguinte mensagem: “Não possuo qualquer relação com o conteúdo difundido. Não gravo ou divulgo qualquer informação sobre atletas a não ser pelos meios oficiais do clube, por ética médica e respeito aos pacientes”.

Sendo assim, a informação de que a doença do atleta foi ocasionada após tomar a vacina contra a covid-19 é falsa e o áudio que tem circulado também não procede.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news É verdade que Lucas Leiva sofreu problema cardíaco após tomar vacina contra Covid-19? O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário