É verdade que Ludmilla vai receber 5 milhões de reais da Lei Rouanet?
Atualmente, está circulando nas redes que a cantora Ludmilla iria receber 5 milhões de reais através da Lei de Incentivo à Cultura, popularmente chamada de Lei Rouanet. De acordo com a produtora responsável, não existe nenhuma ligação entre a cantora Ludmilla com a proposta em questão. Por isso, será que é verdade que Ludmilla vai receber 5 milhões de reais da lei rouanet?
Ludmilla vai receber 5 milhões de reais da Lei Rouanet?
Além disso, os conteúdos que estão circulando afirma que a cantora iria receber os recursos da lei rouanet por ter dado o seu apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas últimas eleições. Dessa forma, a notícia que está circulando afirma em sua legenda: “5 milhões para mais um artista que fez o L”, a publicação tem mais de 40 mil curtidas.
Esses conteúdos publicados afirmam que a cantora estaria recebendo recursos por conta de seu voto no atual Presidente da República. O intuito da publicação é um despacho da Ancine feito no Diário Oficial no dia 13 de março desse ano. Onde, o registro diz que o valor aprovado para o projeto “Ludmilla – Solta a Batida”, indicado pela empresa Filmes do Equador, com redução no valor de 4.986.905 reais para 3.903.621,50 reais.
De acordo com a Ancine, o projeto foi aprovado pela primeira vez em julho de 2023, ainda no mandato do ex-Presidente da República Jair Bolsonaro. Além disso, a primeira proposta consistia na elaboração de um programa que seria apresentado pela artista e daria grande visibilidade a artistas vindos das comunidades do Rio de Janeiro. No entanto, o convite foi recusado pela cantora e a produção contará com uma outra artista, por isso, segundo A Filmes do Equadoro projeto será alterado e o nome da cantora será retirado por não ter nenhum vínculo.
A história na verdade se trata de uma Fake News:
Além disso, o total disponibilizado pela Ancine dá o limite que a Filmes do Equador pode captar para o projeto como um todo. Sendo assim, se Ludmilla fosse contratada para ser apresentadora do programa, ela não teria uma remuneração no valor de 5 milhões de reais.
Além disso, a captação dos podem ser captados através da Lei do Audiovisual, que permite os contribuintes abaterem uma parcela do imposto de renda para o investimento em obras brasileiras com produção independente. Além da isenção da Condecine, uma obrigação aplicada sobre obras audiovisuais.
De acordo com a Reuters Fact Check, a sócia da Filmes do Equador Paula Barreto ter uma redução nos valores é um resultado totalmente comum da Ancine. Ainda de acordo com a empresária, a agência pediu o corte de custos colocando itens relacionados à Covid-19.
Segundo ela: “Na época em que o orçamento foi feito, não houve aumento da pandemia, com custos altos de testes diários, biomédicos, máscaras, álcool em gel. Agora, com uma pandemia controlada e a maioria da população vacinada, não há necessidade de todos os itens”.
Sendo assim, as postagens são referentes a um projeto que anteriormente levou o nome da cantora Ludmilla, mas depois foi alterado e a artista não participa mais da produção e também não receberá remuneração. Além disso, o que foi autorizado é a captação de verbas da Lei do Audiovisual, que difere da Lei Rouanet.
Por isso, é extremamente importante se atentar ao que é propagado nas redes, pois, muitas notícias são falsas com intuito de prejudicar alguém. Além do mais, as fake news estão a cada dia mais ganhando força nas redes sociais, sobretudo, após a última eleição. Então, é preciso se atentar e só compartilhar uma notícia após checagem das informações.
O site mais atualizado de 2024!