É verdade que mulher se queimou ao abrir micro-ondas com celular ligado?

Nos últimos dias, têm circulado na internet um vídeo onde supostamente uma mulher teria se queimado ao abrir micro-ondas usando celular. Com isso, o vídeo tenta passar uma mensagem de alerta para evitar que aconteça com outras pessoas. Mas, será que é verdade que mulher se queimou ao abrir micro-ondas com celular ligado? A seguir você entenderá melhor essa história para saber se é verdadeira ou falsa e também saber se é mesmo algo perigoso.

mulher-se-queimou-ao-abrir-microondas-com-celular-ligado É verdade que mulher se queimou ao abrir micro-ondas com celular ligado?

É verdade que mulher se queimou ao abrir micro-ondas com celular ligado

Antes de mais nada, é preciso lembrar que esse é um vídeo antigo que está circulando novamente na internet em redes como Telegram e WhatsApp. Esses vídeos está circulando em grupos desde o começo do mês de fevereiro e na mensagem tenta alertar as pessoas sobre o uso de celulares junto com micro-ondas. O vídeo possui duração de cerca de 50 segundos, e nele é possível ver a imagem de uma mulher em uma cama de hospital. Além disso, nesse vídeo a voz diz que essa mulher havia se queimado depois de abrir a porta do micro-ondas e usava o celular ao mesmo tempo.

Além do mais, a voz do vídeo questiona se se radiação do micro-ondas foi atraída pelo celular e ocasionou nesses ferimentos. Então, fica o questionamento se foi isso que aconteceu ou não. Muito embora essa pauta tenha tido engajamento e muitos compartilhamentos em fevereiro desse ano, na verdade, o vídeo é de 2019. Além de tudo, essa mesma imagem já foi usada em compartilhamentos mas dizendo que a causa do estado da mulher seria outra.

Portanto, essa é na verdade uma história bastante antiga e que mais uma vez ganhou notoriedade nas redes sociais esse ano novamente. Além disso, em outras versões de histórias com essa mesma foto, podiam dizer que ela era cozinheira, manicure e várias outras dependendo da versão. Inclusive, em uma delas dizia que a mulher morava no Rio de Janeiro em Pinheiral, mas ao buscar pela mulher, nada foi encontrado.

Além do mais, especialistas na área disseram que essas queimaduras da mulher na foto, não são condizentes com a de uma queimadura causada pela explosão de um celular.

É mesmo perigoso usar celular enquanto usa micro-ondas?

Sendo assim, é preciso lembrar que não há perigo em usar o celular manuseando o micro-ondas, a menos que você se queime com os alimentos quentes. Ou também em casos em que se coloca a água para aquecer dentro do micro-ondas, e consequentemente as moléculas se agitam muito rapidamente a ponto do líquido não conseguir dissipar o calor. Neste caso, o superaquecimento acontece quando a água passa de seu ponto de ebulição e a energia acumula, até um esbarrão causar o aparecimento das bolhas, gerando a explosão.

Sendo assim, a água acaba passando dos 100°C, podendo ficar sem mostrar ebulição até que seja “desequilibrado” por algum fator externo, causando uma explosão por dentro do aparelho, além de queimaduras no corpo de quem estiver com o copo. Desse modo, é importante lembrar que esse tipo de acidente, bastante comum, não se trata de um tipo de emissão de radiação feita pelo micro-ondas ou qualquer interação entre ele e o celular.

Além do mais, circulam nas redes várias lendas sobre esse tipo de problema com forno de micro-ondas, mas nem todas são verdadeiras. Por isso, é preciso ficar atento e saber buscar em fontes seguras o que é verdadeiro ou não antes de sair compartilhando. Por fim, é importante lembrar que não é verdadeira a história dessa explosão de celular enquanto usava o micro-ondas. Pois, além de ser uma história antiga, também não existe nenhuma comprovação de que pode ser verdade.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news É verdade que mulher se queimou ao abrir micro-ondas com celular ligado? O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário