Encomenda Extraviada Rastreio: O que fazer
Em caso de extravio de uma encomenda, o remetente ou destinatário deve averiguar o motivo e contactar os correios ou a transportadora para recuperar a mercadoria ou pedir uma indemnização.
Quem quer abrir uma loja virtual ou já vende produtos online vai acabar contando com algum tipo de serviço de frete para enviar o pedido, seja pelos correios ou por uma transportadora. Independente do modelo escolhido, uma possível dor de cabeça que pode ocorrer é a Encomenda Extraviada.
Esta não é a experiência de compra que a empresa deseja proporcionar aos seus clientes. Porém, muitas vezes a situação foge ao controle do lojista.
Por isso, é preciso estar preparado e saber o que fazer em caso de extravio de encomenda e quais providências tomar para resolver a situação o mais rápido possível. Confira os artigos abaixo e saiba mais!
O que é perda de pedido?
Uma Encomenda é Extraviada quando um pacote é perdido durante a entrega, seja em trânsito ou em processamento nos correios ou transportadora.
Portanto, se você está se perguntando o que significa um pedido perdido em seu rastreamento, saiba que o pedido está perdido e não chegará ao seu destino.
Após o fechamento do pedido na loja virtual, ele segue para um depósito para separação, onde é embalado e entregue nos correios ou retirado por uma transportadora. A partir daí, inicia-se o processo de entrega da carga.
Por melhor que seja a transportadora, a perda é um risco comum, pois os pedidos passam por inúmeras mãos e veículos antes de chegarem aos destinatários.
Portanto, você precisa entender exatamente o que é uma Encomenda Extraviada e o que fazer se isso acontecer com você durante o processo de rastreamento.
Como saber se um pedido foi extraviado?
Atualmente, graças aos avanços na área de logística, é possível contar com sistemas de monitoramento de pedidos, que permitem rastrear seu percurso desde a exportação do estoque até o cliente final.
No caso dos Correios, o número de rastreamento da Encomenda Extraviada fica disponível assim que é liberado. Este código mostra um registro de todos os movimentos do pacote. Para rastrear seu pedido, basta inserir o número de rastreamento no site dos Correios e acompanhar os registros.
Se você tiver um longo caminho a percorrer, poderá ver a movimentação do pedido, junto com a data e hora, em cada ponto de entrega pelo qual o pacote passa. Desta forma, você pode saber como o pedido foi perdido.
Principais motivos para Encomenda Extraviada
Uma vez que o processo de envio de pedidos envolve várias etapas. Existe a possibilidade de Encomenda Extraviada, principalmente se a transportadora ou os correios não tiverem um controle rígido sobre a encomenda.
Aqui estão algumas das principais razões para Encomenda Extraviada Rastreio:
1. Erro no processo de comércio eletrônico
Outro motivo que pode fazer com que os correios ou mesmo a transportadora tenha uma Encomenda Extraviada é alguma falha no processo de separação e preparação do pedido.
Por exemplo, pode ter sido impressa a etiqueta errada, com endereço de outro cliente ou informações faltantes, ou você pode ter esquecido de gerar um código de barras.
2. Erro da transportadora ou correios
Todos os dias, as empresas de navegação recebem milhares de pacotes com destinos em todo o país. Por isso, se a unidade não tiver uma boa organização do processo logístico e processos eficientes, pode haver confusão e Encomenda Extraviada.
3. Rotatividade de pessoal
Você também precisa levar em conta o elemento humano porque existem pessoas mal-intencionadas em todos os lugares. Pense assim, pode ser que o funcionário decida roubar a encomenda, ou o veículo com a mercadoria seja furtado. Isso é crime e deve ser denunciado à polícia E se a nota for extraviada?
Depois de descobrir que um pacote está faltando, você precisa tomar medidas imediatas para corrigir o problema. No entanto, cada situação requer um procedimento diferente. Aqui está um guia passo a passo sobre como agir em situações de Encomenda Extraviada:
1. Comunique-se com os clientes
Neste momento, é necessário agir de forma transparente e honesta com os clientes. Informe o ocorrido, explique a política de entrega e esclareça as providências que serão tomadas para corrigir o problema e enviar o pedido o mais rápido possível.
Assim, o comprador entenderá o motivo do atraso na entrega e saberá que a empresa está fazendo de tudo para solucionar o problema e minimizar os danos causados pela Encomenda Extraviada.
2. Descubra em que estágio ocorreu a perda
Antes de tomar qualquer ação, é necessário entender qual é a falha e em que etapa do processo ela ocorre. Por exemplo, se uma etiqueta for impressa incorretamente, a equipe responsável pela atividade deve ser avisada para redobrar a atenção e evitar que o problema se repita.
Porém, se a responsabilidade for exclusivamente dos correios ou da transportadora, você precisa entrar em contato com a empresa e reivindicar seus direitos sobre a Encomenda Extraviada.
3. Entre em contato com a empresa responsável
Se você achar que a responsabilidade é da transportadora, entre em contato conosco imediatamente para solicitar a solução do problema. Se for extraviado nos correios, você precisa registrar uma reclamação no rastreamento do item e passar pelo procedimento de compensação.
Se houver um problema com a transportadora, você deve entrar em contato com a transportadora e seguir as etapas fornecidas para contestar a perda e ser reembolsado da Encomenda Extraviada.
4. Se você tem direito a compensação
Se o extravio for decorrente de falha processual por parte dos correios, é possível solicitar a devolução do pedido.
No entanto, para obter o valor total do item, você deve se inscrever em um serviço adicional de valor declarado. Este seguro garante o ressarcimento do valor do produto, desde que comprovado pela nota fiscal e declaração de conteúdo da Encomenda Extraviada.
Caso não tenha contratado este serviço, será reembolsado apenas o valor pago pelo serviço de entrega, reembolsado automaticamente de acordo com a forma de entrega.
Em caso de furto, pode ser necessário registrar um boletim de ocorrência, além de registrar uma reclamação nos correios e exigir uma indenização pelo envio.
Em alguns casos, pode ser necessário ligar para o Procon para garantir o recebimento da indenização. Quanto à transportadora, você precisa saber sobre seguro e indenização antes de enviar seu pedido.
Concluindo, agora que você já sabe como recuperar sua Encomenda Extraviada basta seguir todas as dicas para solucionar este contratempo.
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