TDAH pode vir associada à Síndrome de Tourette e ao TEA
Cerca de 2 milhões de brasileiros apresentam o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, que pode se relacionar com outras comorbidades.
Nos últimos anos, muito tem se falado sobre TDAH, sigla para Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Em jornais, programas de TV, podcasts, séries, filmes e nas redes sociais o assunto já foi abordado, mostrando que a informação sobre a condição está cada vez mais acessível.
Segundo dados da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), a condição afeta cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil. Mas apesar do número, ainda há particularidades do TDAH pouco conhecidas pelos brasileiros.
Pesquisas apontam que o TDAH pode vir associado a outras condições, como a Síndrome de Tourette e o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por isso, é aconselhável que a paciente busque o apoio profissional em um núcleo de neuroaprendizagem para obter o tratamento adequado e multiprofissional, conforme as especificidades do diagnóstico.
Segundo o Ministério da Saúde, as pessoas com o TDAH podem apresentar uma variedade de comorbidades, como enfermidades médicas ou transtornos mentais, simultaneamente. Dados divulgados pela ABDA mostram que 70% das crianças com esta condição apresentam outra comorbidade e, pelo menos, 10% têm três ou mais comorbidades.
Entre as doenças relacionadas está a Síndrome de Tourette, conforme informações da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). A instituição reuniu dados do Centro para Controle de Doenças e Prevenção dos Estados Unidos que mostram que 63% das pessoas diagnosticadas com Tourette também têm TDAH.
Ainda segundo a PUC-Rio, aproximadamente, 85% dos acometidos pela Síndrome de Tourette também apresentam outras enfermidades neurológicas, como Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Estudos desenvolvidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apontam que o TDAH e o TEA podem coexistir. Porém, os sintomas da primeira condição tendem a se sobressair.
TDAH e TEA têm tratamentos que buscam minimizar os problemas que os sintomas podem trazer. A recomendação é que, ao perceber os primeiros indícios, ainda na infância, os pais ou responsáveis pela criança busquem apoio em uma clínica de neurodesenvolvimento.
Nesse tipo de espaço, a pessoa recebe o acompanhamento especializado e direcionado, contando com o suporte de médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, pedagogos e outros profissionais.
TDAH, Síndrome de Tourette e TEA: como se manifestam
Segundo a diretora do núcleo de neuro aprendizagem do Espaço Cel, Gabriela Cardoso, o TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento que pode ser apresentado desde o nascimento ou desenvolvido logo depois. Os primeiros sinais da condição costumam ser percebidos antes dos quatro anos.
A profissional aponta que as crianças com TDAH tendem a ter dificuldades com a atenção prolongada, a concentração e a capacidade de concluir tarefas. Além disso, costumam ser hiperativas e impulsivas. Apesar disso, o transtorno pode não interferir significativamente no desempenho acadêmico e social.
A Síndrome de Tourette é uma condição considerada rara, com incidência de 150 mil diagnósticos por ano. De acordo com o Ministério da Saúde, ela se manifesta na infância e na adolescência, sendo caracterizada pela ocorrência de tiques vocais e motores múltiplos combinados.
Os tiques, também chamados de cacoetes, podem ser piscadas, rodopios, gestos, palavras e sons emitidos de forma involuntária e incontrolável. A falta de controle sobre esse comportamento costuma provocar estresse às pessoas acometidas, que podem ser vistas como mal-educadas por quem não conhece a condição.
Já o TEA, conforme explica o diretor do núcleo de Autismo do Espaço Cel, Dyego Oliveira, é um transtorno que afeta as habilidades de comunicação e interação social. Também chamado apenas de autismo, costuma se manifestar durante a primeira infância com padrões de comportamento, interesses fixos e hipersensibilidade.
O site mais atualizado de 2024!