Acesse Nossas Redes Sociais

Governo

Fies Entrar: Login, Cadastro, Recuperar Senha

Publicado

em

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do governo federal que visa gerar a possibilidade de um estudante completar o estudo no ensino superior. Afinal de contas, a mensalidade de uma faculdade está cara e muitos, que só estudam, não têm condições de pagarem os estudos.

fies-entrar-login-cadastro Fies Entrar: Login, Cadastro, Recuperar Senha

Então, recorrem a meios como o Fies, onde o estudante não paga nada durante o curso, mas começa a pagar as mensalidades após se formar.

Mas, para usar o serviço da melhor maneira, também é preciso entrar no site oficial da instituição, ligada ao governo federal, para conseguir saber as informações mais importantes.

Fies – Como Entrar

Então, para entrar, tem que criar uma senha, usar um e-mail válido e depois validar na caixa desse e-mail. Assim, poderá usar normalmente.

Para fazer o cadastro, no entanto, precisa também dos dados pessoais, como nome completo, RG e CPF.

Caso tenha algum tipo de problema e esquecer a senha, por exemplo, é possível recuperar. Para isso, basta clicar no seguinte link para conseguir resolver o problema.

De todo o modo, o ideal mesmo é nunca esquecer a senha, até por questão de segurança. E, na olha de escolher, sempre é bom evitar colocar números fáceis de descobrir, como data de aniversário ou data de casamento, por exemplo.

Saber escolher a senha adequadamente serve para evitar que esqueça e, ao mesmo tempo, ajuda a evitar que alguém tenha acesso a ela e acabe pegando os seus dados.

fies-entrar-login-cadastro-recuperar-senha Fies Entrar: Login, Cadastro, Recuperar Senha

Fies – Como Funciona

Para conseguir se cadastrar e se beneficiar do Fies, o estudante universitário precisa preencher alguns requisitos sociais. Mas, não apenas isso.

A instituição de ensino também precisa ser credenciada no MEC (Ministério da Educação) e ter boa avaliação no período em que o Fundo verificar a escola.

Caso contrário, se for uma faculdade descredenciada ou com nota baixa na avaliação do MEC, não poderá receber o Fies. Por isso, o estudante também precisa ter critério na hora de escolher o melhor curso que terá pela frente.

Assim, se escolher uma faculdade ou universidade com problemas, terá que pagar a mensalidade sem o benefício do Fies.

Além disso, esse Novo Fies surgiu em 2017 e foi um aperfeiçoamento do que já existia anteriormente.

Agora, um dos fatores mais importantes para esse financiamento estudantil é o juro zero. Ou seja, após formado, o aluno não vai pagar nenhuma taxa extra. E ainda terá vários anos para repor o dinheiro ao governo federal.

A ideia é que, após entrar no mercado de trabalho, em sua nova carreira, o estudante possa conseguir pagar as parcelas com o seu salário. Em contrapartida, esse dinheiro devolvido será também novamente usado para financiar a faculdade de novos estudantes.

Desta maneira, o Fies se torna uma boa alternativa para quem não conseguiu entrar em uma universidade pública e que também não tenha condições financeiras de pagar um curso particular.

Fies – Como Pagar

Uma situação importante é que existe a opção do débito em conta corrente. Assim, o estudante vai pagar o Fies com o valor descontado diretamente da conta.

Com isso, também fica mais fácil para pagar e, muitas vezes, o valor da parcela é condizente proporcionalmente com o salário que o profissional recém-formado recebe.

Ainda assim, o Fies tem seus problemas, pois, nem sempre o estudante recém-formado vai conseguir pagar as parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil.

Até porque muitos não conseguem emprego imediatamente e, além disso, quando conseguem muitos entram com salários muito baixos. Assim, com outras contas para pagar, também acabam tendo problemas para pagar o empréstimo.

fies-entrar-login-recuperar-senha Fies Entrar: Login, Cadastro, Recuperar Senha

Acordos do Fies

De tempos em tempos, o Fies realiza campanhas para esses estudantes que ficaram em dívida com a entidade. Assim, poderão também pagar o déficit e até mesmo parcelar em algumas vezes.

Tudo isso como uma tentativa de minimizar os danos causados ao fundo pelo grande número de estudantes inadimplentes.

Por exemplo, atualmente, até agosto deste ano, o Fies está com um plano onde os alunos que entraram no Fies há um determinado tempo e estão em dívida com o programa, poderão ter um desconto de até 90% do valor total e ainda parcelar.

Uma hipótese: o estudante se formou e ficou devendo R$ 50 mil para o Fies. Com o acordo, vai pagar em torno de R$ 5.000 e ainda poderá parcelar esses valores em até dez vezes, sem juros.

Como mais da metade dos beneficiários do Fies estão com problemas na hora de pagar as mensalidades, o governo federal criou essa possibilidade de pagar os atrasados e minimizar os problemas.

Até porque, quem não paga e ficam em dívida com o Fies, também fica com nome sujo no Serasa e no SCPC. Neste caso, fica impedido de financiar um imóvel, por exemplo. E, além disso, pode até ter algum bem penhorado.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Fies Entrar: Login, Cadastro, Recuperar Senha em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.