Gleisi Hoffmann foi presa com Geddel em avião cheio de dinheiro

A presidente do PT Gleisi Hoffman, foi presa com Geddel em um avião cheio de dinheiro. Não, essa notícia não é verdade. Mas, nos últimos dias, essa informação também vem surgindo nos grupos de WhatsApp, assim como em grupos de redes sociais.

gleisi-hoffmann-foi-presa-com-geddel-em-aviao-cheio-de-dinheiro-2 Gleisi Hoffmann foi presa com Geddel em avião cheio de dinheiro

No entanto, a informação é completamente falsa e, se fosse verdadeira, teria sido noticiada nos grandes portais, como G1, UOL, CNN, entre outros. Portanto, não há nada neste sentido e nem mesmo nenhuma motivação para tanto.

Apenas se aproveitaram de alguns fatos antigos, para criar uma notícia nova e criar mais uma das muitas notícias falsas que se espalham nos famosos grupos da família.

História de Geddel é antiga

O que aconteceu, de fato, é que em 2016 o então ministro do governo de Michel Temer (MDB), Geddel Vieira Lima, que também era deputado federal, foi preso em um apartamento em Salvador, na Bahia, com mais de R$ 50 milhões em dinheiro vivo, fruto de atos de corrupção.

No entanto, embora Temer, o presidente da época, fosse antes vice de Dilma Rousseff (PT), não tinha nenhuma ligação com Gleisi Hoffman. Inclusive, Gleisi, que ainda é presidente do PT, trabalha normalmente no início do ano.

Além disso, a prisão de Geddel, naquela oportunidade, não teve nada a ver com avião. Isso porque aconteceu dentro de um apartamento.

Desse modo, quem criou essa fake news também tem como um dos principais objetivos desestabilizar quem está no poder atualmente, desacreditando as ações.

No entanto, independentemente de um governo cometer erros ou acerto, a difusão de uma notícia falsa, como essas, acaba prejudicando também o andamento da democracia no país.

Afinal de contas, em tempos de ânimos tão exaltados e disputas pelo poder, uma falsa notícia dessas, desde que muitos acreditem, podem desencadear mais uma onda de protestos.

gleisi-hoffmann-foi-presa-com-geddel-em-aviao-cheio-de-dinheiro-4 Gleisi Hoffmann foi presa com Geddel em avião cheio de dinheiro

Fake News norteou campanhas

Aliás, desde principalmente as eleições de 2018, com os aplicativos de mensagem instantânea bastante popularizados, já se tornou possível mandar e receber diversas mensagens diariamente.

Assim, as notícias falsas, que já existem desde os primórdios da internet, servem para criar histórias negativas de um desafeto político, e isso vale para todos os lados.

Desse modo, também é sempre preciso ficar atento e, principalmente, evitar replicar a mensagem. Até porque a disseminação de notícias falsas já é crime e, quem ajuda nesta divulgação, pode ser punido judicialmente.

Logo, não há nenhuma ligação entre Gleisi Hoffmann e Geddel Vieira Lima e ela também não foi presa. Apenas ele foi preso, mas isso aconteceu há alguns anos e foi em um apartamento, não em um avião.

Por fim, essas fake news, assim como no início da pandemia da Covid-19, quando muitas mentiras surgiram, geram crises e podem causar até mesmo processos judiciais por parte de quem teve o nome citado indevidamente.

Assim, toda informação deve ser devidamente checada antes de ser expostas.

E, quando é algo que parece absurdo e não se tem informação em nenhum grande portal, é motivo de desconfiança.

Afinal de contas, se Gleisi Hoffmann tivesse sido presa com Geddel Vieira Lima, todo os plantões dos principais jornais brasileiros certamente teriam noticiado.

Então, a atual presidente do Partido dos Trabalhadores segue solta, até porque não existe nenhum mandado judicial contra ela e não há nenhum tipo de conexão entre a petista e o ex-deputado e ex-ministro do governo de Michel Temer.

Logo, vale sempre reforçar, é importante evitar essas mensagens falsas para garantir que as pessoas possas ter notícias sempre reais e com muita qualidade, sem prejudicar a veracidade dos fatos no dia a dia, especialmente pela internet e mensagens de aplicativos.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Gleisi Hoffmann foi presa com Geddel em avião cheio de dinheiro O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário