Glide: O que é na língua portuguesa e exemplos de sons na fonética

Glide é como se fosse uma unidade fonética na língua portuguesa e que tem uma função de vogal. Assim ela tem uma diferenciação com as vogais, que é a pronúncia. Isso porque na Glide, a pronúncia costuma ser feita de forma mais leve, sem a acentuação.

glide-o-que-e-na-lingua-portuguesa-e-exemplos-de-sons-na-fonetica Glide: O que é na língua portuguesa e exemplos de sons na fonética

Com isso há esse pequeno detalhe, inclusive para muitos a glide é difícil de perceber. Mas ela é altamente importante e útil para a língua portuguesa. Aliás a glide é um dos muitos recursos usados por esse idioma, que tem tantas diferenças e tantas curiosidades.

Inclusive neste post vamos falar um pouco mais sobre as regras e algumas das características mais peculiares da glide, que pouca gente conhece. E muitas vezes nem se estuda isso durante o período escolar.

No entanto quanto mais conhecimento tivermos sobre a língua portuguesa, mais vamos conseguir ter o domínio dela. E mais vamos conseguir empregar as palavras e até mesmo fazer as pronúncias de forma correta.

Sem núcleo na glide

Uma questão importante para falar sobre a glide, é que a mesma não constitui o núcleo da sílaba. Até porque a glide ainda é uma possibilidade de se ter mais leveza na pronúncia. Com isso não teria mesmo como ela ser o núcleo da sílaba, que é sempre mais acentuada.

Inclusive a glide faz parte da fonologia na língua portuguesa, isto é aquela parte que acaba servindo para saber como se pronuncia. E como se estuda as formações do som e das pronúncias. Afinal de contas quando se fala em uma determinada língua, idioma, não se tem apenas a parte escrita. Mas também a parte falada, que é quando se pensa na fonologia.

Assim a glide é apenas uma de muitas vertentes da língua portuguesa. E quando se fala em glide, também já se tem diversos segmentos e curiosidades dentro dela. Usando de forma adequada para sempre melhorar as pronúncias das palavras no dia a dia.

Então a glide por si só, já permite uma ampla diversidade de conhecimento e estudo que pode levar um determinado tempo para se assimilar. E é um capítulo à parte dentro da língua portuguesa.

Na prática também podemos dizer que a Glide tem características idênticas às da vogal, mas justamente tem essa diferença de pronúncia mais breve.

glide-o-que-e-na-lingua-portuguesa-e-exemplos-de-sons Glide: O que é na língua portuguesa e exemplos de sons na fonética

Quais são as glides?

Para entender melhor o que são as glides, podemos também dizer que elas vêm sempre antes ou depois das vogais. Inclusive com as glides é possível se criar ditongos, inclusive decrescente.

Agora vamos falar alguns exemplos de glides, para que fique ainda mais claro ao leitor que está acompanhando até aqui. Vejamos alguns exemplos de glides:

  • Água;
  • Quadro;
  • Aurora;
  • Leite e até mesmo galeta.

Desta maneira é possível entender um pouco mais a função e a formação das glides na língua portuguesa. Assim é uma forma das mais interessantes de poder fazer entender como funciona esse procedimento dentro do nosso idioma.

E também é uma forma de se conscientizar, de que realmente a língua portuguesa é das mais complexas do mundo. Até por conta disso muita gente de fora de países de línguas germânicas, sofrem grandes dificuldades em aprender o nosso idioma.

Mas até mesmo para quem é de língua portuguesa, muitas vezes tem dificuldades em entender tudo o que se fala no idioma. Aliás encontra dificuldades para entender a gramática desse idioma, que tem diversas fases e diversas regras específicas.

glide-o-que-e-na-lingua-portuguesa Glide: O que é na língua portuguesa e exemplos de sons na fonética

Quais são os 12 sons vogais?

Agora vamos mais além e vamos especificar quais são os 12 sons vogais na língua portuguesa. No caso são aqueles sons que, de fato, saem de algum lugar e são os sons que costumamos falar no dia a dia.

A seguir veja quais são os 12 sons vogais da língua portuguesa, embora nem todos eles sejam tão praticados no dia a dia: /a/, /e/, /e/, /i/, / /, /o/, /u/, /ã/, /ẽ/, / ĩ /, /õ/, /ű/. Logo é possível entender que dentro deste idioma, não se tem apenas as pronúncias das cinco vogais.

Consequentemente é uma língua sempre mais complexa, o que torna o aprendizado no dia a dia sempre um pouco mais desafiador para quem vai aprender e até ensinar. Por fim as glides estão diretamente ligadas às fonéticas, que nada mais é que o estudo da emissão do som.

Afinal de contas quando se fala em um idioma, não falamos apenas da escrita. Também temos a fala e claro a escuta. Desse modo se soubermos pronunciar as palavras sempre de maneira correta, ficará mais fácil para as outras pessoas também entenderem.

Assim os brasileiros e portugueses e também de outros países, que sabem falar o idioma, também podem ficar atentos à forma que se emitem sons. É uma probabilidade de se pronunciar de forma mais correta e facilitar a escuta de quem está do outro lado.

Portanto as glides são temas dos mais importantes para se estudar e se conhecer dentro do mundo da língua portuguesa.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Glide: O que é na língua portuguesa e exemplos de sons na fonética O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário