Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

Pitomba: Benefícios da Fruta, como Comer

Publicado

em

Uma das frutas brasileiras mais saborosas é a Pitomba. Apesar de seu aspecto diferente, essa é uma daquelas espécies nativas que precisamos ter em nossa mesa. Porém, é importante entender como podemos consumir esse alimento.

pitomba-beneficios-da-fruta-como-comer Pitomba: Benefícios da Fruta, como Comer

Temos inúmeras frutas ao nosso dispor, sendo todas muito benéficas para nossa saúde. Contudo, devido ao excessivo número de possibilidades presentes em mercados, acabamos deixando muitas frutas nativas de lado.

Um dos exemplos mais fortes que podemos citar é o da fruta Pitomba, que você pode conhecer como olho de boi. Além de ser uma fruta saborosa e cheia de benefícios para a prevenção de doenças, a Pitombeira pode ser usada para tratar algumas doenças.

Mas o que mais importa quando falamos nessa planta, é que ela não é muito famosa. Dessa forma, seus benefícios são muito desconhecidos da maioria das pessoas.

O motivo é que essa ainda é uma fruta considerada exótica, mesmo sendo nativa do nosso país. Nesse sentido, se você deseja conhecer uma nova fruta, pode aprender muito lendo o texto a seguir.

Vamos contar quais os principais benefícios da fruta e também como você pode consumir a fruta.

O que é a Pitomba

Ela é uma daquelas frutas desconhecidas que fazem sucesso em apenas algumas regiões do país. Sendo nativa do Brasil, ela é o fruto da Pitombeira uma árvore bem como em regiões tropicais, podendo chegar até 12 metros de altura.

Com o nome científico de talisia esculenta, a árvore se encontra em áreas como a Caatinga, Cerrado, Amazônia e também na Mata Atlântica. A fruta que recebe o nome de pitomba, possui um sabor adocicado e também um pouco ácido, fornecendo além desse sabor, muitos nutrientes para nossa saúde.

O fruto em si, possui um tamanho bem pequeno, não passando de 3 centímetros de diâmetro, e um formato arredondado. Por dentro temos uma polpa de coloração branca e bem suculenta, com mais ou menos 2 sementes. Por fim, sua casca é dura e de uma cor laranja.

Um fato curioso é sobre seu nome, que na língua tupi significa bofetada ou também chute forte. Apesar de nós humanos adoramos a fruta, os pássaros também a usam como fonte de alimento.

Ela é uma típica fruta nordestina e existe até mesmo uma Festa da Pitomba, realizada em Pernambuco, em homenagem ao fruto. Isso sem contar os benefícios exclusivos que essa fruta oferece para nossa saúde.

pitomba-beneficios-da-fruta Pitomba: Benefícios da Fruta, como Comer

Benefícios da Pitomba para nossa saúde

Uma fruta suculenta e cheia de sabor, essa opção pode ser excelente se você está em busca de benefícios para sua saúde.

Vemos hoje em dia, uma necessidade enorme de consumir alimentos ricos em vitaminas. O motivo é tanto estético quanto uma questão de saúde. Tivemos de enfrentar uma das pandemias mais severas dos últimos séculos.

Assim sendo, uma das maneiras que tínhamos para enfrentar o Covid-19 era melhorar nosso sistema imune. Então, aí entra o primeiro benefício da Pitomba para nossa saúde.

A fruta é rica em vitaminas A e C, que são importantes para fortalecer nossa imunidade. A vitamina A também é responsável por melhorar a saúde da nossa pele e dos nossos olhos.

Já a vitamina C auxilia na absorção de ferro, algo que a Pitomba possui também. Além do Ferro ser importante para nossa imunidade, ele é usado para fortalecer nosso sistema circulatório. Além disso, o mineral também previne doenças graves como a Anemia.

A fruta também pode ser usada para cicatrizar machucados e em alguns casos como Anti-inflamatório natural. O motivo é devido a sua grande quantidade de antioxidantes, que auxilia nosso corpo em diversos processos e também evita o câncer.

Por último, a fruta da Pitombeira possui uma enorme quantidade de cálcio, que é de extrema importância para nossos ossos. Além de ser útil para a coagulação do sangue também.

pitomba Pitomba: Benefícios da Fruta, como Comerpitomba Pitomba: Benefícios da Fruta, como Comer

Como comer

Agora vamos ao principal tópico do nosso texto. É bem provável que você já tenha comprado uma fruta diferente e não tenha conseguido comê-la. Pois, cada fruta possui uma forma de consumo, sendo algumas passíveis de serem comidas com casca e outras não.

Nesse sentido, uma das principais formas de consumir a Pitomba é In Natura. Contudo, você deve tomar alguns cuidados básicos para não comer nada ruim. É só tirar toda a casca da fruta e comer a polpa branca e doce, lembrando de tomar cuidados com as sementes que ela possui.

Entretanto, também existem outras maneiras de comer a fruta. Sendo ela encontrada em geléias, doces (que são feitos com a casca da fruta, em alguns casos), compotas e até mesmo suco. Então, a fruta pode e deve ser consumida, não importando a forma que escolher.

Porém, uma dica que podemos dar é consumir a fruta In Natura, para obter todos os benefícios que ela possui.

E você, já conhecia a Pitomba? Conta pra gente e compartilhe o texto agora mesmo!

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Pitomba: Benefícios da Fruta, como Comer em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.