Inglês e espanhol são os idiomas mais procurados pelos brasileiros

Pesquisas mostram que domínio dos idiomas pode ser um diferencial para conquistar vagas e salários mais altos.

ingles-e-espanhol Inglês e espanhol são os idiomas mais procurados pelos brasileiros

A procura de brasileiros interessados em aprender outro idioma, além do inglês, cresceu 36% no primeiro semestre de 2023, comparado ao mesmo período de 2022, segundo levantamento realizado pelo Student Travel Bureau (STB). Outro estudo, conduzido pela IE Intercâmbio, revelou que o inglês segue como preferência, mas houve aumento de 46% no interesse pelo espanhol.

Os cursos para aprender espanhol e inglês são oferecidos em diferentes regiões pelo país, com turmas divididas conforme o nível dos estudantes. Os dois idiomas são os mais procurados pelos brasileiros por motivos profissionais e pessoais, como mostram diferentes estudos.

Segundo dados do British Council, 78% dos profissionais do Brasil querem aprender ou melhorar o inglês para estarem preparados para novas oportunidades no mercado de trabalho. Outro dado que explica o interesse pela língua inglesa é o da pesquisa realizada pela Catho, que mostra que pessoas com esse conhecimento podem ganhar um salário 83% maior do que aqueles que dominam o idioma.

No caso dos profissionais do setor de Tecnologia da Informação (TI), 92%

desejam trabalhar fora ou já estão atuando para empresas do exterior, conforme levantamento da Boston Consulting Group.

Para essas pessoas, o conhecimento na língua inglesa é fundamental para conquistar as vagas internacionais. Entre as orientações do mercado de trabalho para a preparação estão: tenha um currículo em língua inglesa;  teste o nível do (seu) inglês e, se necessário, faça a matrícula num curso para aprimorar os conhecimentos e a conversação; busque informações sobre a empresa e a vaga; e treine para a entrevista.

Apesar do interesse, Brasil está em 60º lugar em proficiência

Mesmo tendo o interesse em aprender inglês, apenas 1% da população brasileira é fluente no idioma, de acordo com o British Council. O percentual coloca o Brasil na 60ª posição em proficiência do idioma.

No entanto, a expectativa é que esse resultado possa mudar com o tempo, afinal, 40% dos brasileiros têm como meta aprender inglês, segundo estudo da plataforma 7Waves, divulgado em 2021.

Além dos objetivos profissionais, a presença do idioma no cotidiano da população também é responsável por esse interesse. Muitas palavras e expressões das áreas de tecnologia, moda e alimentação, por exemplo, são originárias da língua inglesa.

Além disso, o inglês tem forte influência no entretenimento e no lazer: músicas, filmes, séries e desenhos são produzidos no idioma e têm conquistado os brasileiros de todas as idades.  Atentas a isso, as escolas de idiomas têm diversificado a metodologia, abrindo turmas de inglês para crianças, onde trazem uma forma de ensino lúdica e direcionada aos pequenos.

Espanhol é diferencial no mercado de trabalho

Os motivos por trás da procura pelo espanhol são similares aos do inglês. De acordo com a vice-presidente da STB, Christina Bicalho, existe uma necessidade de falar espanhol da forma correta, saindo do chamado “portunhol”. A profissional explica que o brasileiro quer destaque em novos mercados na América Latina e, para isso, a fluência no idioma é necessária.

Os profissionais com conhecimento em espanhol ganham 31% a mais do que pessoas que não dominam a língua, conforme a Pesquisa Salarial e de Benefícios Online. O idioma também é um diferencial para conquistar uma remuneração mais alta. De acordo com  informações da Catho, o conhecimento pode garantir um aumento de salário de até 44%. Em cargos de gerência, o valor pode subir 64%.

Além da questão profissional, os brasileiros também têm contato com a língua espanhola no dia a dia, por meio da mídia. Artistas como Shakira, Bad Bunny, Maluma, Karol G e a brasileira Anitta contribuem para a popularização do idioma no país, por meio da música. Séries em espanhol, como La casa de Papel, Elite, Vis a Vis e As Telefonistas, também têm feito sucesso entre os brasileiros.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Inglês e espanhol são os idiomas mais procurados pelos brasileiros O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário