INPI Entrar: Login, Cadastro, Recuperar Senha
O INPI Entra é o órgão do governo responsável pelos registros de patentes e marcados no Brasil. INPI é a sigla de “Instituto Nacional da Propriedade Industrial”, sendo uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia.
A principal função do sistema INPI Entrar é estimular a inovação para o desenvolvimento tecnológico e econômico do Brasil, protegendo efetivamente a propriedade das indústrias.
Continue lendo abaixo para saber mais sobre esse sistema de registros, como fazer login e cadastro ou recuperar senha, caso precise no futuro. Confira!
Entenda melhor o que é o INPI
O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), criado em 1970, é um órgão federal vinculado ao Ministério da Economia responsável por aperfeiçoar, divulgar e administrar o sistema brasileiro de concessão e proteção da propriedade intelectual industrial.
Ao abrir seu negócio próprio, os empreendedores precisam pensar em diversas coisas, como a escolha do ponto, nome, criação de logomarca, definição do ticket médio dos produtos e muitas outras coisas.
Mas, existe uma etapa que talvez muitos empreendedores não conhecem, sendo a de fazer o registro da marca para garantir uma segurança maior aos negócios.
O registro de marca protege formalmente o negócio e a propriedade de uma determinada marca (nome e símbolo) e está em conformidade com a Lei 9.279/96 (Lei da Propriedade Industrial). Este pedido de registro deve ser encaminhado ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Portanto, somente é o dono da marca aquele que tiver o registro dela. Sendo assim, não basta apenas ter um domínio na internet, logomarca ou perfil nas redes sociais, também é preciso ter o certificado emitido pelo INPI.
Conheça as principais funções do INPI
Os serviços do INPI incluem registro de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topologias de circuitos, registro de concessões de patentes e contratos de franquia e diversos meios de transferência de tecnologia.
Na economia do conhecimento, esses direitos tornam-se diferenciais competitivos, estimulando o surgimento constante de novas identidades e soluções tecnológicas.
Veja os outros registro que podem ser feitos através da INPI:
- Concessão de patentes
- Desenhos industriais
- Marcas
- Indicações geográficas
- Programas de computador e topografias de circuitos
- averbações de contratos de franquia
Esses registros impulsionam a economia no Brasil, transformando as marcas e outras propriedades do conhecimento em diferenciais competitivos, o que estimula o aparecimento constante de novas identidades e soluções técnicas.
Consultar Registro no INPI
O INPI Entrar oferece um serviço de consulta pública de marca registrada. Para isso, basta que o usuário acesse o site e procure pela marca, digitando o nome da mesma ou utilizando o recurso de pesquisa fonética.
Porém, apenas um profissional pode utilizar as variações, prefixos e processos específicos para realizar a pesquisa da marca sem gerar nenhuma dúvida se o nome da empresa está ou não liberado.
Para a pesquisa da marca registrada, é preciso saber em qual ou quais das 45 classes do INPI ela poderá estar inscrita. As categorias possuem uma divisão em: produtos de 1 à 34 e serviços de 35 a 45.
Depois, basta pesquisar no site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial pela empresa que vende produtos similares ao seu e que possuem registro da marca.
Caso após fazer a consulta pública você perceba que a marca está registrada, será necessário escolher outro nome ou entrar em contato com a empresa especializada para um pedido de concessão.
O processo de concessão demora um pouco para ser finalizado. Também será exigido o envio de muitos documentos para comprovar que o nome pertence a você não a outra empresa que realizou o registro.
Cadastro INPI Entrar
Para fazer o cadastro no INPI Entrar, veja as opções abaixo:
Cliente PF ou PJ domiciliada no país que não possui um procurador
Acessando essa opção no site da INPI, o cliente deve fornecer algumas informações, como a natureza jurídica, CNPJ, razão social, endereço, cidade, telefones, e-mail, e todos os outros dados que forem solicitados pelo sistema de cadastro.
Advogado ou PF com instrumento de procuração para representar um cliente em serviços solicitados
Escolha essa opção se você for um advogado ou Pessoa Física com o instrumento de procuração para representar um cliente junto ao INPI, para isso basta acessar essa opção de cadastro.
Alterações de Cadastro no INPI
Para fazer alterações de cadastro no INPI, basta acessar o site da guia de recolhimento da união, colocando login e senha.
Como recuperar senha no INPI Entrar
Ao ingressar no portal INPI Entrar, selecione a opção “custos e pagamentos” que está localizado na barra de acesso rápido, e depois clique no serviço que deseja.
Na nova página que abrir, selecione a opção “Sistema de emissão de GRU” e clique em “esqueceu a senha? clique aqui”.
Depois, informe o seu CPF ou CNPJ, sem nenhum ponto, barra ou traço, e clique em “pesquisar”.
Marque o login que vai utilizar para acessar o sistema e a senha que deseja recuperar para depois clicar em “receber por e-mail”. O sistema vai informar o endereço eletrônico para o qual deseja receber a resposta.
As senhas geradas pelo sistema têm várias letras maiúsculas e minúsculas e podem enganar os usuários. Portanto, é recomendável usar copiar e colar (Ctrl C + Ctrl V) que envia a senha.
O site mais atualizado de 2024!