IPTU 2024: Quais são os direitos de quem paga

Todo proprietário de um imóvel localizado na região urbana, possui a obrigação de realizar o pagamento do IPTU 2024 e de outros anos. Trata-se de um imposto cobrado pelas prefeituras municipais, aplicado sobre o valor do imovel.

Algumas pessoas se perguntam sobre os direitos de quem paga o IPTU 2024, e hoje falaremos sobre isso e passaremos outras informações sobre o valor, pagamento e muito mais. Continue acompanhando as informações abaixo!

entenda-o-que-e-iptu.jpg IPTU 2024: Quais são os direitos de quem paga
Entenda o que é o IPTU 2024

O IPTU 2024 é um dos impostos sobre a propriedade em zona urbana. Através desse imposto, as prefeituras conseguem arrecadar uma contribuição anual de todos os proprietários para que o dinheiro seja usado em investimentos do setor público. Por exemplo:

  • iluminação
  • segurança
  • saneamento
  • saúde
  • entre outros investimentos

Os proprietários de imóveis registrados no município, devem pagar o valor associado ao imposto, mesmo que o imóvel não tenha escritura. Isso vale para casas e shopping centers, salões, galerias, terrenos com ou sem construção.

Cada município possui as próprias legislações que ajudam a definir o valor do IPTU 2024, pois utiliza um cálculo base para resultar na quantia. Sendo:

  • Valor do mercado do imóvel X alíquota do município = valor do IPTU

Para conseguir calcular o valor a prefeitura utiliza como referência a planta e documentos do imóvel disponível em seus arquivos.

Quando a propriedade é registrada, é preciso levar a planta até a prefeitura para que fique nos documentos, precisando atualizar essa informação sempre que uma nova construção ou reforma for feita no local.

Tendo isso como base, o governo municipal consegue definir o valor do m² e aplicar sobre o tamanho da residência.

quais-sao-os-direitos-de-quem-paga-o-iptu.jpg IPTU 2024: Quais são os direitos de quem paga
Quais são os direitos de quem paga o IPTU 2024?

Muitos proprietários que pagam o imposto anualmente se perguntam se possuem algum direito por fazer isso, na verdade o único benefício que ele terá é poder usufruir de seu lar sem preocupações com multa ou penalidades por não realizar o pagamento.

É importante estar em dia com o pagamento do IPTU, para que seja possível evitar dores de cabeça ou ter seu nome registrado em dívida ativa, algo que pode ser complicado de resolver.

As prefeituras optam por parcelar os valores para que não seja necessário perder tempo com toda a burocracia de colocar o imóvel para leilão, visto que precisa de muito tempo e sabemos que todas as pessoas desejam economizar.

Formas de pagamento do IPTU

Cabe a cada prefeitura definir a forma de pagamento do IPTU 2024. A grande maioria permite mais de uma opção, e os cidadãos podem escolher o que funciona melhor para seu orçamento. Como:

  • Pagamento em cota única, obtendo descontos que podem ultrapassar 10%
  • Pagamento parcelado, disponível de três a dez parcelas, dependendo do município

A prefeitura informa os bancos que estão credenciados a receber o pagamento do boleto do IPTU 2024, geralmente a quantia só pode ser paga em dinheiro, mas alguns governos permitem o uso do cartão de crédito ou pagamento digital.

A atual ferramenta conhecida como PIX também pode ser uma opção utilizada para quitação de débitos do imposto em 2024.

consultar-o-iptu.jpg IPTU 2024: Quais são os direitos de quem paga
Consultar o IPTU 2024

Para os cidadãos que não receberam o carnê do IPTU 2024 em casa, existe a opção de consultar a guia para pagamento diretamente no site da prefeitura do município em que reside. Para isso, é preciso ter em mãos o registro do imóvel e/ou CPF do titular do boleto.

O processo para a consulta é muito simples, veja como fazer na prefeitura de Recife, por exemplo:

  • Entre no site de finanças no site oficial da prefeitura (de acordo com sua região)
  • Depois clique na opção “IPTU e taxas”
  • Coloque o número sequencial do seu imóvel, que está disponível nos outros carnês
  • Em seguida selecione se deseja a parcela única ou da 1ª cota em diante
  • Preencha o código de verificação e depois clique em “Emitir DAM”

Caso precise uma 2ª via também poderá seguir o mesmo procedimento no mesmo site da prefeitura para obter o boleto.

Lembrando que o pagamento do IPTU 2024 pode ser feito em casas lotéricas, agências bancárias tradicionais ou através do internet banking.

Isenção do IPTU 2024

O pagamento deste imposto é algo obrigatório e deixar de pagá-lo poderá trazer diversas consequências para o proprietário. Mas alguns podem garantir a isenção dessa cobrança, veja abaixo:

  • Aposentados ou pensionistas, assim como beneficiário de renda mensal vitalícia paga pelo INSS e beneficiários do Programa de Amparo Social ao Idoso
  • Entidades culturais e templos religiosos
  • Sociedades Amigos de Bairros
  • Agremiações Desportivas
  • Teatros e espaços culturais
  • Imóveis integrantes do patrimônio da Associação dos ex-combatentes do Brasil
  • Moradia de propriedade de ex-combatente e/ou viúva dos soldados que combateram na 2ª guerra mundial
  • Imóveis que foram construídos utilizados exclusiva ou predominantemente como residência, de tipo vertical ou horizontal e de padrões baixo e médio, onde o valor venal é igual ou superior a R$160.000,00
  • Também está isento os demais imóveis construídos, exceto vagas de garagem, prédios de garagem e os estacionamentos comerciais, que possuem o valor venal igual ou superior a R$90.000,00

Esses requisitos para isenção do IPTU 2024 são da prefeitura do estado de São Paulo, as regras variam de acordo com a legislação local.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news IPTU 2024: Quais são os direitos de quem paga O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário