IPTU Araraquara 2024: Valor, Data, Reajuste e Vencimento

Conhecer tudo sobre o IPTU de Araraquara é muito importante para que o pagamento desse imposto seja feito com êxito e que sanções futuras possam ser evitadas pelo cidadão.

Caso você não tenha ideia do que se trata o IPTU e quer conhecer mais informações sobre esse imposto, continue a leitura desse artigo e fique por dentro de todas as informações desse imposto e como este funciona.

iptu-araraquara-valor-data-reajuste-e-vencimento IPTU Araraquara 2024: Valor, Data, Reajuste e Vencimento

Um pouco mais sobre o IPTU

O IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano, é um valor que deve ser pago pelos proprietários de imóveis às prefeituras onde essa propriedade esteja localizada. Ao adquirir um imóvel, passa a ser obrigatório o pagamento anual do IPTU, sendo poucos os casos em que o proprietário fica isento deste imposto.

Os meios de calcular esse imposto costumam variar de prefeitura para prefeitura, tendo em vista que cada região e município tem as suas regras de cobrança. Algumas prefeituras determinam o valor do IPTU como 1% do valor total que foi pago pelo proprietário para a aquisição desse imóvel.

Portanto, supondo que esse imóvel custou ao proprietário o valor de 1 milhão de reais, este terá que pagar o valor de 1 mil reais anuais de imposto. Em alguns casos, esse valor passa por reajustes, dependendo do período e de cada prefeitura. Outro ponto importante é em relação ao IPTU de um imóvel alugado.

Uma das perguntas mais feitas é, quem aluga a propriedade, deve pagar o seu IPTU? Bom, a resposta é que depende. Isso se deve pelo fato de que tudo dependerá do que estiver estipulado na cláusula contratual.

Se nada sobre o pagamento do IPTU constar no contrato do imóvel alugado, a responsabilidade sobre esse imposto se mantém sobre o proprietário. Porém, caso haja um acordo sobre esse imposto, a responsabilidade do pagamento ficará sobre o locatário, onde o mesmo deverá realizar os pagamentos dentro dos prazos previstos evitando qualquer tipo de sanções futuras.

Agora você vai conhecer qual a importância do pagamento do IPTU Araraquara dentro dos prazos definidos e quais penalidades podem ser aplicadas caso o mesmo não seja pago dentro desses prazos.

A importância do pagamento em dia do IPTU

iptu-araraquara-valor-data-e-vencimento IPTU Araraquara 2024: Valor, Data, Reajuste e Vencimento

O pagamento do IPTU pode ser pago de algumas maneiras diferentes, variando entre a prefeitura que o seu imóvel estiver vinculado. Geralmente, são disponibilizados o calendários de pagamentos anualmente, permitindo que esse valor possa ser pago à vista e receba mais descontos que o pagamento parcelado.

Aqueles pagamentos que sejam feitos à vista permitem um desconto de até 15% para os proprietários que optarem pelo pagamento de cota única ou em no máximo duas parcelas.

Além disso, os adimplentes têm a possibilidade de realizar o pagamento do IPTU Araraquara com mais 5% de desconto, além dos 15% que já estão disponíveis pela forma de pagamento escolhida.

Com isso, o desconto total que o proprietário terá sobre o pagamento desse imposto é de 20% se este for pago até a data limite estabelecida pela prefeitura de onde o imóvel esteja localizado.

Existe também, a possibilidade de efetuar esse pagamento em até 12 vezes, sendo realizado ao longo de todo o ano de 2024. Com isso, cada parcela será paga de acordo com o dia X de cada mês que for estipulado pela prefeitura.

Tendo em vista o que foi falado acima, é muito importante que os proprietários estejam atentos ao calendário de pagamento desse imposto que será divulgado por cada prefeitura, evitando qualquer tipo de atraso e pendência em seu nome.

Realizando o pagamento da primeira parcela, as outras 11 serão pagas com o decorrer dos meses do ano na data que for estabelecida, por exemplo:

Caso o primeiro pagamento seja realizado no dia 14 de fevereiro, os demais pagamentos seguirão nos dias 14 de março, 14 de abril, 14 de maio e assim sucessivamente.

Além disso, para que os proprietários de imóveis possam emitir o carnê de pagamento do IPTU de Araraquara, basta realizar o acesso ao site www.araraquara.sp.gov.br.

Estes carnês podem ser pagos por diferentes instituições financeiras diferentes, como: Banco Itaú, Banco Santander, Caixa Econômica Federal e por meio de casas lotéricas.

Vale lembrar que o pagamento do IPTU Araraquara não pode ser esquecido e nem atrasado, tendo em vista que isso pode acarretar em dívidas no seu nome e outras penalidade aplicadas em seu nome.

O que acontece se não pagar o IPTU Araraquara?

iptu-araraquara-data-reajuste-e-vencimento IPTU Araraquara 2024: Valor, Data, Reajuste e Vencimento

Mesmo com todas essas dicas o proprietário não efetuou o pagamento do IPTU Araraquara em dia e ficou com uma dívida em seu nome, existem ainda algumas possibilidades para reverter essa situação. Por meio do link divulgado anteriormente, é possível que o proprietário emita uma nota que conte todos os seus débitos em um boleto e possa quitá-los.

De acordo com o meio de pagamento escolhido, é possível obter descontos neste pagamento. Com isso, é importante que sejam evitados multas, juros e encargos. Por isso, realize o pagamento de suas dívidas e mantenha suas finanças em dia.

Com as informações disponibilizadas nesse artigo sobre o IPTU Araraquara é possível conhecer mais sobre esse imposto e sobre o pagamento do mesmo. Agora que você conhece tudo sobre o IPTU de Araraquara, mantenha os seus pagamentos em dia e não deixe atrasar nenhuma parcela.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news IPTU Araraquara 2024: Valor, Data, Reajuste e Vencimento O site mais atualizado de 2024!

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
Deixe seu comentário