IPTU Ipatinga 2024: Valor, Data, Reajuste e Vencimento
O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um valor cobrado pelo município para proprietários de imóveis no território urbano, esse imposto é obrigatório e deve ser pago anualmente.
Nesse sentido, esse é um valor cobrado ao proprietário por todos os imóveis que ele possui, porém com um valor individual por cada um deles.
Ou seja, se ele possuir apenas um imóvel com o valor X ele irá pagar somente por ele, mas se ele tiver cinco imóveis com valores X deverá pagar pelos cinco, X+X+X+X+X=Y.
Esse tributo é cobrado pelo município para a manutenção de questões públicas como: transporte público, saúde, educação, iluminação pública e etc.
Sendo assim, é muito importante que você pague o valor do IPTU para que não ocorram problemas como: Multas, marcação no CPF, ou até mesmo acontecer do governo leiloar a sua propriedade.
Existem diversas maneiras de realizar o pagamento do IPTU Ipatinga, desde pelo seu valor bruto pago à vista, ou por algumas que o governo oferece.
O valor do IPTU não pode ser dito sem que haja o cálculo de acordo com o valor venal do imóvel e alguns outros parâmetros que variam de município a município. Continue lendo e saiba ainda mais sobre o IPTU Ipatinga.
O que é o IPTU?
Surgido em 1934, o imposto pelo imóvel foi criado para ser mais uma renda para os cofres municipais, já que o valor arrecadado pelo tributo é para suprir as necessidades públicas de uma cidade.
O IPTU é cobrado anualmente nos primeiros meses do ano onde existem duas opções de pagamento: Por parcelamento em que as parcelas vencem de acordo com os meses ou pelo seu valor total.
Nesse sentido, o IPTU é cobrado somente por imóveis urbanos é cobrado outro imposto somente para imóveis em área rural, o ITR (imposto territorial rural).
O IPTU Ipatinga é responsável por receber os valores da população local tendo total direito de abrir processo contra o morador caso o valor não seja pago. Sendo assim, veja a seguir como pagar o IPTU Ipatinga:
Como pagar o IPTU em 2024?
Como dito, existe a opção de pagar o valor integral do imposto, onde você deve arcar com o prazo de vencimento ou dividir em oito parcelas com vencimento definido pelo próprio município.
Independente da maneira em que você escolheu realizar o pagamento do IPTU Ipatinga, você deve emitir a guia do IPTU no site ou pessoalmente, seguindo o passo a passo:
Site:
- Acesse o site: ipatinga.mg.gov.br
- Vá a aba “Cidadão”;
- Selecione “Serviços para o cidadão” e depois “Guias de IPTU”.
Pessoalmente:
- Vá ao andar térreo da prefeitura;
- Procure por central de atendimento tributário;
- Diga ao atendente que você deseja o guia do IPTU (Em parcelas ou com o valor total).
Independente da maneira com a qual você deseja emitir o seu guia, é muito importante que você realmente o pague para que não ocorra um problemas mais sérios com você e seu imóvel como:
- Primeiramente, o seu imóvel será marcado como irregular, o que prejudica caso você deseje o vender;
- Após isso é aplicada uma multa em seu nome;
- Depois de algum tempo e promoções para quem pagar o seu IPTU mesmo com atraso;
- Caso todas as tentativas de ajudar do governo sejam ignoradas o seu imóvel será tomado e penhorado pelo município.
Quem pode fazer a isenção do IPTU?
Algumas pessoas têm direito de fazer a isenção do IPTU Ipatinga devido a alguns motivos definidos pelo município. As pessoas apresentadas abaixo são isentas de pagar o IPTU do seu imóvel:
- Aposentados e ex-combatentes que residem no imóvel correspondente ao IPTU
- pensionistas;
- integrantes da força expedicionária brasileira;
- e etc.
Quando é o vencimento?
O vencimento do pagamento do IPTU Ipatinga será divulgado quando a sua arrecadação começar, mas geralmente beira o começo para o meio do ano seguinte.
O IPTU é o imposto cobrado por imóveis que estão na área urbana, onde o valor é definido dependendo da quantidade de imóveis que um mesmo proprietário tem.
Sendo assim, o valor arrecadado pelo imposto é responsabilidade do município e deve ser utilizado para resolver questões públicas como: educação, transporte, saúde, cultura e etc.
Nesse sentido, o IPTU Ipatinga é cobrado pelo município aos moradores de duas maneiras: pelo valor total, ou por oito parcelas de valor menor em que o vencimento é decidido pelo município.
Já o valor, é definido pelo valor venal doimóvel estabelecido pelo governo, com a adição da taxa de alíquota que varia entre os municípios, e depois as multas ou descontos a depender da situação.
No entanto, não são todas as pessoas que pagam o IPTU, já que o governo as define como isentas, algumas delas são: Aposentados, pensionistas, ex combatentes e etc. Agora que você já sabe tudo sobre o IPTU Ipatinga, esperamos ter te ajudado e nos vemos na próxima!
O site mais atualizado de 2024!