Jeep Compass: Consumo de combustível, quantos km faz por litro (gasolina e etanol)
O Jeep Compass é um veículo que tem chamado bastante a atenção do público e inclusive por ser um SUV, vem tendo bastante sucesso de vendas. Afinal de contas o SUV é um segmento que conquistou o mercado brasileiro nos últimos anos e vem tendo muita saída, independentemente da marca.

No caso do Jeep Compass é um carro que se destaca por conta da confiabilidade. Isso porque a Jeep também é uma marca consolidada no mercado de veículos no mundo todo e já está no Brasil há muitos anos. Desta maneira isso também se torna um importante aliado na hora de deixar o Jeep Compass ainda mais modernizado.
Média de consumo do Jeep Compass
Agora o que também muita gente se preocupa e é inclusive o tema desse post, se refere ao consumo médio de combustível do Jeep Compass. Como existem várias versões do carro vamos mostrar uma média geral, para se ter uma noção de quanto vai se gastar de combustível.
No entanto por ser um carro pesado e robusto, a média de consumo não é das melhores quando abastecido com gasolina. Por exemplo considerando uma média de rodagem na cidade e na estrada o consumo fica na casa dos 8,8 km/l.
Naturalmente quem tem um carro desses nem sempre está tão preocupado com a média de consumo. De todo o modo pode ser um diferencial na hora da compra, ainda mais em tempos de sustentabilidade. Onde o combustível fóssil vem sofrendo bastante questionamento no dia a dia.

Diesel fica mais em conta
No entanto também há a versão do Jeep Compass movido a Diesel. Embora o combustível em si esteja mais caro ele também está mais econômico no dia a dia. Por exemplo de acordo com a própria Jeep, a média de consumo do Jeep Compass com o diesel está em 10,3 km/l na cidade e 13,5 km/l na cidade.
Ainda assim considerando que o diesel é um combustível que tende a ser mais econômico, essa média não é tão boa quanto em outros carros. Agora quando se tem um Jeep Compass flex, é possível abastecer tanto com gasolina quanto com etanol.
No caso do etanol o combustível aumenta ainda mais a média de consumo, até porque o etanol gasta mais naturalmente. Assim fazendo uma média geral de consumo, faz de 7,2 km/l de etanol na estrada. E quando usado na cidade essa média fica ainda pior, na casa dos 5,5 km/l.
Neste caso para abastecer o carro com etanol, apenas se realmente o combustível tiver com um preço bem abaixo da gasolina. Normalmente o etanol só é mais vantajoso em alguns estados brasileiros, como:
- São Paulo;
- Goiás e Mato Grosso do Sul, por conta da produção de cana de açúcar.
E uma dica simples para saber qual combustível vale mais é dividir o preço do etanol pelo valor do preço da gasolina. Se o resultado dessa conta for abaixo de 0,7, o etanol se torna mais vantajoso.
Caso contrário o melhor é abastecer com gasolina. Isso porque em média, o consumo de etanol é de 20% a 30% maior que o consumo de gasolina. Então para valer a pena usar o etanol, ele precisa ser ao menos 30% mais barato.

Tem que saber economizar combustível
Como o Jeep Compass é um veículo automático, não se tem a necessidade de ficar trocando marchas. Assim isso normalmente já faz o carro consumir um pouco mais, pois, não tem como controlar a troca de marchas. Mas é possível usar outros meios para conseguir economizar combustível, já que a forma como dirigimos é determinante para isso.
Por exemplo na hora de ficar parado no semáforo é importante conseguir ficar sem acelerar o veículo, pois isso realmente gera maior consumo. Outra coisa importante é controlar o pé na hora de dirigir, sem acelerar muito e andando dentro dos limites de velocidade.
Afinal de contas quanto mais aceleramos e forçamos o carro, mais vai haver um consumo maior de combustível. E quando dirigir na cidade, sempre também controlar o impulso de dar grandes aceleradas e depois frear com tudo.
Caso consiga seguir essas regras simples, vamos também poder ter essa economia maior de combustível. E o seu Jeep Compass não vai precisar necessariamente ficar tão beberrão. A seguir veja um pouco da ficha técnica do Jeep Compass, para ter uma ideia de como é a parte mecânica do carro:
- Motor: Transversal dianteiro, 4 cilindros em linha, 2.0 flex;
- Potência: 159/166 cv (gasolina/etanol) a 4.000 rpm;
- Torque: 19,9/20,5 kgfm (gasolina/etanol) a 4.000 rpm;
- Câmbio: automático, 6 marchas;
- Velocidade máxima: 188 km/h / 192 km/h (gasolina/etanol);
- 0 a 100 km/h: 10,9s/10,6s (gasolina/etanol);
- Dimensões: 4.416 mm de comprimento, 2.636 mm de entre-eixos, 1.819 m de largura e 1.638 m de altura;
- Porta-malas: 410 litros;
- Peso: 1.546 kg.
