Liverpool História do time: Curiosidades e 10 maiores ídolos

Fala querido leitor! O Liverpool é atualmente um dos melhores e maiores times em atuação no cenário do futebol mundial, atuando em alguns dos melhores campeonatos ao redor de todo o planeta. O time multicampeão em algumas das maiores competições do futebol e que também tem uma das maiores torcidas da Europa, com 16,4 milhões de fãs no continente e também uma legião fora do continente europeu. Logicamente que um time tão grandioso desses teve muitas contribuições durante a sua história vitoriosa para ser o que ele se tornou na atualidade. Nesse artigo, você conhece um pouco mais da história sobre o Liverpool, algumas curiosidades sobre o time e os seus maiores ídolos. Confira!

liverpool-curiosidade-historia Liverpool História do time: Curiosidades e 10 maiores ídolos

Um pouco da história do Liverpool

Nada melhor do que darmos uma pincelada rápida sobre a história do time para iniciar. O time iniciou a sua história lá no ano de 1892 por John Houlding, um famoso empreendedor inglês que, na verdade, comprou o estádio de Anfield e o Liverpool nasceu como consequência do fato de o Everton não ter aceitado pagar o aluguel pelo estádio, que até então era o lugar que o time jogava. Logo nesse ano o time jogou a sua primeira partida oficial, a qual venceu por um esmagador placar de 8 a 0 contra o Higher Walton.

Logo no ano seguinte, os Reds integraram a Football League, que atualmente é conhecida como a Premier League, o principal campeonato do futebol inglês e, após alguns anos vencendo as divisões inferiores do campeonato, o clube chegou à Primeiríssima Divisão da Premier e conquistar o seu primeiro título na principal divisão do campeonato no ano de 1901. Nos anos que se sucederam o Liverpool continuou sendo uma grande potência do futebol inglês, tendo vencido o principal campeonato do país por cinco vezes entre 1901 e 1947.

Foi a partir da década de 60, entretanto, que o time cresceu ainda mais e começou a construir a sua história ainda mais vencedora, quando Bill Shankly chegou ao clube para iniciar o seu trabalho como técnico do clube. Foi com o técnico que o time fez uma trajetória histórica para chegar à primeira final da Recopa Europeia da UEFA, em 1966, mas que acabou perdendo para o Borussia Dortmund. Nos anos que se sucederam, o Liverpool levou muitos outros títulos, tendo conseguido alcançar o topo do principal campeonato do futebol europeu, a Champions League, a qual o time já levou 6 vezes até os dias de hoje.

Outro importante feito do Liverpool foi ter conseguido o topo do futebol mundial, quando o clube conseguiu o título da Copa do Mundo de Clubes da FIFA no ano de 2019, contra o Flamengo. Hoje o time tem mais de 16 milhões de torcedores espalhados pela Europa e com outros milhões de torcedores espalhados por todo o mundo e é um dos melhores e mais fortes clubes de futebol do mundo.

liverpool-dez-maiores-idolos-curiosidades-historia Liverpool História do time: Curiosidades e 10 maiores ídolos

Veja algumas curiosidades sobre o time

Agora que já falamos um pouco sobre a história do Liverpool, vamos dar uma olhada nas principais curiosidades do time.

  • História de sucesso: o Liverpool é um dos times de maior sucesso do futebol inglês, sendo um dos clubes que mais venceu campeonatos no país. Os Reds conquistou muitos títulos nas mais respeitadas e valorizadas competições da Europa.
  • Conexão com o arquirrival: como dito, o Liver surgiu a partir da compra do até então estádio do Everton. Os dois times vieram a se tornar um dos grandes arquirrivais, mesmo que a história dos dois times continuaram sempre conectadas. Inclusive o Liver iria se chamar Everton quando foi fundado, mas não foi permitido.
  • Cores do time: por muito tempo, o time usou as cores branco e azul como as cores do time, algo que mudou no ano de 1894, quando o time assumiu o tradicional vermelho. Essa mudança ocorreu por conta das cores do Everton serem azul e branco.
  • Brasileiros no elenco: os jogadores brasileiros sempre integraram em alguns dos maiores times do mundo, algo que não é diferente no caso do Liverpool, tendo passado muitos atletas tupiniquins por lá. Inclusive, Alisson Becker, um dos goleiros titulares da Seleção Brasileira é uma das contratações mais caras da história do time.
liverpool-curiosidade-historia-dez-maiores-idolos Liverpool História do time: Curiosidades e 10 maiores ídolos

Conheça os dez maiores ídolos da história do Liverpool

Uma história de sucesso em um clube de futebol tem muito a ver com os atletas que passaram por lá e jogaram as partidas defendendo a camisa do Liverpool. O time sempre teve grandes jogadores que se tornaram grandes lendas do Reds. Mas quais são os dez maiores ídolos da história do Liverpool? Confira agora:

  • Billy Liddell
  • Graeme Souness
  • Ian Callaghan
  • Jamie Carragher
  • Ian Rush
  • John Barnes
  • Kevin Keegan
  • Kenny Dalglish
  • Robbie Fowler
  • Mohamed Salah

Todos esses jogadores foram responsáveis por momentos e por títulos importantes da história do clube e acabaram se tornando os maiores ídolos e ainda são tidos como grandes lendas da história do Liverpool. Obviamente que o time tem muitos outros ídolos que passaram na história do clube, mas aqui trouxemos apenas os dez maiores ídolos do clube.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Liverpool História do time: Curiosidades e 10 maiores ídolos Em 2024 teremos novidades!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário