Menina Elisa Mirela Guedes de Lima precisa de doação de sangue AB negativo após internação?

Tem circulado nas redes sociais mensagens dizendo que a menina Elisa Mirela Guedes de Lima precisa de doação de sangue AB negativo após internação. Além disso, na notícia é informado que a menina precisa receber o sangue em pelo menos 24 horas ou ela corre risco de morte. Mas, saiba que na verdade essa é uma história bastante antiga e que circula na internet e ganhou força desde 2017.

menina-precisa-de-doacao Menina Elisa Mirela Guedes de Lima precisa de doação de sangue AB negativo após internação?

Menina Elisa Mirela Guedes de Lima precisa de doação de sangue AB negativo após internação?

Sem dúvidas, desde muito tempo as pessoas usam da boa fé de outras para ganhar vantagens de alguma forma e muitas vezes usam isso para gerar boatos pela internet. Além disso, acontece de forma recorrente notícias postadas da internet afirmando que é para salvar vidas de crianças. Como por exemplo, em dois casos de boatos onde pediam doação de toucas para o Instituto do câncer ou a história de um casal que sequestra crianças.

Ambos os casos possuem semelhança com a notícia que tem circulado na internet dizendo que uma criança precisa urgente da doação de sangue AB negativo. Sendo assim, a história que circula na redes, principalmente no WhatsApp, pede para que a doação seja realizada para salvar a vida dessa criança. A história ainda possuem versões, onde ocorre em lugares diferentes, uma delas diz que o ocorrido é em São Paulo, na cidade de Taubaté.

A mensagem diz: “Alguém tem sangue AB negativo ou conhece alguém? É urgente! Uma criança está na Policlin de Taubaté precisando e no hemocentro não tem. Ela está correndo risco de morte. O nome dela é Elisa Mirela Guedes de Lima. É só chegar no hemocentro e doar no nome dela. Se quiserem repassar para outro grupo, ajudem galera um dia podemos precisar de ajuda também”.

Obviamente esse é o tipo de mensagem que deixa qualquer pessoa comovida e querendo ajudar de alguma forma. Por esse motivo, muitas pessoas saem compartilhando a mensagem sem nem ao menos checar a veracidade das informações. Então, é importante ficar sempre atento e buscar em fontes confiáveis sobre a história antes de acreditar cegamente.

Entenda se a história é verdadeira ou falsa:

Para começar, a primeira informação que faz duvidar da veracidade da informação é o fato de pedir o sangue AB negativo. Pois, qualquer pessoa que entende um pouco sobre compatibilidade de sangue, sabe que esse tipo sanguíneo pode receber doação de qualquer tipo. Por isso, a pessoa poderia receber sangue A-, O- e B-, mas só poderia doar apenas para o tipo AB negativo.

Sendo assim, para salvar a menina só seria necessário pedir que fosse doado sangue do fator Rh negativo, além de o tipo AB negativo ser o mais difícil de ser encontrado, tendo apenas 0,5% de incidência. Portanto, somente 0,5% das pessoas possuem a chance de receber esse tipo sanguíneo. Além do mais, até mesmo os hospitais afirmam que não existe campanha de doação de sangue AB negativo.

Desse modo, essa se trata de uma notícia falsa e que circula nas redes desde o ano de 2014, ou seja, se trata de uma fake news antiga. Além do mais, todas as notícias encontradas na internet com esse nome são todos relacionados a essa notícia falsa. Portanto essa é mais uma notícia falsa que circula na internet e não há nenhuma campanha feita atualmente para a menina em questão.

Por isso, é importante ficar sempre atento sobre as notícias repassadas principalmente em redes sociais, pois, existem grandes chances de serem falsas. Além disso, é importante sempre checar a veracidade das informações para evitar cair em fake news.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Menina Elisa Mirela Guedes de Lima precisa de doação de sangue AB negativo após internação? O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário