Meu INSS Entrar: Login, Cadastro, Recuperar Senha
Com o avanço da tecnologia no mundo atual, os serviços fornecidos pelo governo federal acabaram recebendo uma plataforma para que, tais serviços, possam ser mais acessíveis a todos os cidadãos brasileiros.
No site do governo federal, a plataforma do Meu INSS fora criada pela previdência social, com o intuito de facilitar o acesso. Sendo assim, através da internet, as pessoas podem acessar em seus computadores, tablets ou smartphones todos os serviços disponíveis.
Por se tratar de uma plataforma utilizada por todos os cidadãos brasileiros, organizamos aqui um consignado de informações uteis sobre login, cadastro, recuperação de senha, serviços fornecidos pela plataforma INSS, dentre outros.
E como funciona o sistema do meu INSS?
A plataforma do INSS oferece ao cidadão brasileiro, mais de 90 serviços, todos de forma digital. Dentre esses serviços, é possível simular aposentadoria, dar entrada em pedidos e benefícios, agendar e consultar extratos de pagamentos, dentre outros.
Alguns serviços disponíveis na plataforma são: salário maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, benefícios assistenciais, reativar benefícios, atualização de dependentes para imposto de renda, cadastros do beneficiário e, até desistência de benefício.
Além disso, é possível verificar solicitações previas, verificar o status dos benefícios já enviados, tudo isso dentro do site oficial do governo federal, ou através do aplicativo “Meu INSS”, disponível para sistemas Android e IOS.
Bom, agora que você já sabe como é importante a plataforma de INSS para serviços, saiba como se cadastrar nessa importante plataforma.
Como funciona o cadastro da plataforma?
Para se cadastrar na plataforma do governo federal, basta utilizar um único usuário e senha no Meu INSS, para utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam disponíveis na plataforma do governo federal.
Para se cadastrar no Meu INSS, basta informar seus dados pessoais verificar todas as informações. Sendo assim, basta entrar no site oficial ou no aplicativo, e informar as seguintes perguntas:
Número do CPF, Nome completo, data e local onde nasceu, nome coleto da mãe. Além disso, é necessário ter dados de sua carteira de trabalho.
Ademais, será necessário responder perguntas relacionadas a vida trabalhista e previdenciária, como datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições.
O sistema também permite o cadastro através de Bancos autorizados pelo governo.
Dentre esses bancos, estão autorizados: Banco do Brasil, Banco Banese, Banco Banrisul, Banco Bradesco, Unibanco Itaú, Caixa Econômica Federal, Banco Santander e Banco Sicoob.
Eu perdi a senha do Meu INSS, como faço para recuperar?
Para recuperar o cadastro do Meu INSS, basta entrar no site oficial ou no app e clicar no botão “Entrar com gov”. Insira seu CPF e clique em continuar. Após isso, clique no botão “Esqueci minha senha”. Siga as instruções e avance.
Você pode escolher gerar uma nova senha, através do e-mail ou sms para confirmar a nova senha. A outra opção é recuperar a senha através do e-mail ou telefone cadastrados, biometria facial e pelos acessos de bancos autorizados.
Além de todos esses benefícios, você também consegue acessar, na plataforma do meu INSS, a aprovação na previdência social. Para tanto, é necessário entrar no site e clicar em “consultar pedidos”. Localize seu processo e confira se o benefício já fora concedido ou, fora negado.
Para consulta de outros pedidos, será apresentado uma lista para a averiguação de cada solicitação que o cidadão fez. E lembre-se, de acordo com a legislação brasileira, o INSS tem 30 dias para responder, conceder ou negar o seu pedido.
Caso, após a decorrência desses 30 dias, houver uma resposta indefinida, a legislação permite um acréscimo de mais 30 dias para a resposta final. Portanto, fique atento para que não passe do prazo de 60 dias.
Caso, após o prazo, seu pedido tenha sido aprovado, o sistema do Meu INSS vai emitir uma carta de concessão que será acessada pelo portal do Meu INSS. No sistema, você consegue utilizar a carta de forma online ou, fazer o download do documento.
Essa carta de concessão é o documento que comprova a aprovação e o recebimento deste benefício, portanto, mantenha-se atento a este documento. Após isso, o governo federal tem um prazo de 45 dias para iniciar o pagamento a seu beneficiário.
Bom, agora que você sabe como o sistema do governo federal dispõe de diversos benefícios, informações, serviços e atendimento, não fique de fora.
Mantenha-se sempre atento ao site oficial do governo e suas demais plataformas, para ser noticiado às demandas, novas informações e atualizações de cadastro que, por vezes, é requerida dentro da plataforma.
Caso tenha dúvidas ou queira informações especificas, basta acessar o site oficial do governo federal através deste link: www.gov.br.
Neste site você encontra todas as informações do INSS, FGTS, SUS, além de serviços como Carteiras digitais, passaporte, emitir certidões e documentos, obter financiamento FIES, além de uma infinidade de serviços que o governo federal oferece aos cidadãos.
Além disso, todos os dias o site oficial é atualizado pelo governo, a fim de fornecer constante verificação e tornar as notícias ainda mais acessíveis.
O site do governo federal é para que o cidadão fique atento a todas as notícias e não perca nenhuma informação sobre a plataforma Meu INSS, entre ouras plataformas importantes.
O site mais atualizado de 2024!