Acesse Nossas Redes Sociais

Detran

Multa por Dirigir Embriagado (Bêbado): Valor, Pontos, Perde a Carteira

Publicado

em

Multa por Dirigir Embriagado. Não é novidade que a condução de veículos e as bebidas alcoólicas definitivamente não combinam. Isso todos nós já estamos cansados de saber. Porém, mesmo assim, isso ainda acontece e muito.

multa-por-dirigir-embriagado-Bebado-valor-pontos-perde-a-carteira Multa por Dirigir Embriagado (Bêbado): Valor, Pontos, Perde a Carteira

No entanto, se você se descuidou e esteve nessa situação recentemente e levou uma multa ou caso você conheça alguém que tenha bebido e dirigido depois, recebendo uma multa por isso, este artigo.

Portanto, é para te ajudar e para te deixar mais informado. Até mesmo para que isso não volte a acontecer, depois que você descobrir as penalidades e os riscos.

Vamos aprender então, combinado?

Em relação à multa por dirigir embriagado, após ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica, você descobrirá os seguintes tópicos:

  • Valor da multa;
  • Pontos acrescidos à carteira de motorista;
  • Perco a carteira após dirigir alcoolizado?
  • Canais digitais para obter mais informações acerca desse tema.

Multa por Dirigir Bêbado: Valor

Desde o momento em que houve a criação da Lei Seca, os motoristas passaram a ser mais cautelosos quanto pegar o volante após terem bebido.

Porém, mesmo assim isso ainda com acontece e por isso este texto aqui existe para te auxiliar caso isso ocorra com você ou com alguma pessoa do seu convívio.

Agora, antes de falarmos propriamente sobre a multa, precisamos entender algumas coisas em relação às leis de trânsito, para facilitar o entendimento geral deste tema em específico.

Assim sendo, saiba: existem 4 níveis de gravidades referentes às infrações de trânsito. São elas: leve, média, grave e gravíssima.

Além disso, em algumas situações as infrações consideradas gravíssimas vêm junto com o fator multiplicador. O que isso significa?

O fator multiplicador serve para possibilitar o aumento do valor pago pelo condutor que desrespeita alguma lei de trânsito presente no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Nesse sentido, o valor da infração original pode ser multiplicado por valores entre 2x e 60x, dependendo da infração cometida e de seus agravantes. Por isso, agora você pode entender porque fala-se em fator de multiplicação.

Em se tratando da multa pela condução de um veículo em episódio de embriaguez, o nível de gravidade da infração é considerado gravíssimo pelo CTB.

Incluso a isso, junto com a multa do nível da infração (gravíssima), ela vem acompanhada de um efeito multiplicador de 10x, o que aumenta consideravelmente o valor a ser pago pelo motorista.

O valor para o grau de infração considerado gravíssimo é: em torno de R$ 293,47. No entanto, com efeito multiplicador de 10x, o valor a ser pago deverá ser em torno de R$ 2.934,70.

multa-por-dirigir-embriagado-Bebado-valor-pontos Multa por Dirigir Embriagado (Bêbado): Valor, Pontos, Perde a Carteira

Pontos acrescentados na carteira de motorista e riscos

Para o nível dito como gravíssimo, que é o caso da infração por dirigir embriagado, são adicionados 7 pontos à CNH.

Contudo, as penalidades mudam um pouco se o motorista for pego em flagrante no momento da condução do veículo quando em estado de embriaguez.

Nesse caso, de acordo com a Lei Seca, o condutor terá a suspensão da sua CNH por um tempo determinado de 1 ano (12 meses), além, é claro, da necessidade de pagamento da multa.

Ainda, em casos de acidente de trânsito em que for confirmado que o álcool foi fator determinante para o ocorrido, o motorista não poderá receber nenhum tipo de indenização do seguro, incluindo o DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre).

Caso o condutor seja pego dirigindo durante o tempo determinado de suspensão da sua CNH, este terá a CNH cassada e ficará sem o direito de dirigir por 2 anos (24 meses)

Após esse período, será viável que o motorista faça o curso de reciclagem e um exame teórico, para conseguir recuperar a licença para dirigir.

multa-por-dirigir-embriagado-Bebado-valor Multa por Dirigir Embriagado (Bêbado): Valor, Pontos, Perde a Carteira

Dirigi bêbado, e agora? Perco a carteira automaticamente?

Não. Como já foi citada acima, a primeira penalidade para a infração de condução de veículos terrestres bêbado é a multa, juntamente com o seu devido fator multiplicador.

No entanto, se você foi pego por dirigir embriagado após ter se envolvido em um acidente de trânsito, você terá a CNH suspensa por 12 meses.

Caso nesse espaço de tempo que não tiver a autorização, for pego dirigindo algum veículo terrestre, aí sim você terá a sua carteira de motorista cassada, junto com o seu direito de dirigir, pelos próximos 24 meses.

Logo, você somente poderá voltar a dirigir se, após esse período de 2 anos, você realizar o curso de reciclagem e fizer um exame teórico para, assim, caso for aprovado, voltar a ter o direito de conduzir um veículo e regularizar a sua CNH.

Páginas na internet para saber mais sobre o tema

Nos links abaixo você poderá aprender mais acerca desta infração e sobre todas as informações necessárias e fundamentais na hora de conduzir veículos terrestres. Clique e confira:

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Multa por Dirigir Embriagado (Bêbado): Valor, Pontos, Perde a Carteira em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.