Multa por Dirigir Embriagado (Bêbado): Valor, Pontos, Perde a Carteira
Multa por Dirigir Embriagado. Não é novidade que a condução de veículos e as bebidas alcoólicas definitivamente não combinam. Isso todos nós já estamos cansados de saber. Porém, mesmo assim, isso ainda acontece e muito.
No entanto, se você se descuidou e esteve nessa situação recentemente e levou uma multa ou caso você conheça alguém que tenha bebido e dirigido depois, recebendo uma multa por isso, este artigo.
Portanto, é para te ajudar e para te deixar mais informado. Até mesmo para que isso não volte a acontecer, depois que você descobrir as penalidades e os riscos.
Vamos aprender então, combinado?
Em relação à multa por dirigir embriagado, após ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica, você descobrirá os seguintes tópicos:
- Valor da multa;
- Pontos acrescidos à carteira de motorista;
- Perco a carteira após dirigir alcoolizado?
- Canais digitais para obter mais informações acerca desse tema.
Multa por Dirigir Bêbado: Valor
Desde o momento em que houve a criação da Lei Seca, os motoristas passaram a ser mais cautelosos quanto pegar o volante após terem bebido.
Porém, mesmo assim isso ainda com acontece e por isso este texto aqui existe para te auxiliar caso isso ocorra com você ou com alguma pessoa do seu convívio.
Agora, antes de falarmos propriamente sobre a multa, precisamos entender algumas coisas em relação às leis de trânsito, para facilitar o entendimento geral deste tema em específico.
Assim sendo, saiba: existem 4 níveis de gravidades referentes às infrações de trânsito. São elas: leve, média, grave e gravíssima.
Além disso, em algumas situações as infrações consideradas gravíssimas vêm junto com o fator multiplicador. O que isso significa?
O fator multiplicador serve para possibilitar o aumento do valor pago pelo condutor que desrespeita alguma lei de trânsito presente no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Nesse sentido, o valor da infração original pode ser multiplicado por valores entre 2x e 60x, dependendo da infração cometida e de seus agravantes. Por isso, agora você pode entender porque fala-se em fator de multiplicação.
Em se tratando da multa pela condução de um veículo em episódio de embriaguez, o nível de gravidade da infração é considerado gravíssimo pelo CTB.
Incluso a isso, junto com a multa do nível da infração (gravíssima), ela vem acompanhada de um efeito multiplicador de 10x, o que aumenta consideravelmente o valor a ser pago pelo motorista.
O valor para o grau de infração considerado gravíssimo é: em torno de R$ 293,47. No entanto, com efeito multiplicador de 10x, o valor a ser pago deverá ser em torno de R$ 2.934,70.
Pontos acrescentados na carteira de motorista e riscos
Para o nível dito como gravíssimo, que é o caso da infração por dirigir embriagado, são adicionados 7 pontos à CNH.
Contudo, as penalidades mudam um pouco se o motorista for pego em flagrante no momento da condução do veículo quando em estado de embriaguez.
Nesse caso, de acordo com a Lei Seca, o condutor terá a suspensão da sua CNH por um tempo determinado de 1 ano (12 meses), além, é claro, da necessidade de pagamento da multa.
Ainda, em casos de acidente de trânsito em que for confirmado que o álcool foi fator determinante para o ocorrido, o motorista não poderá receber nenhum tipo de indenização do seguro, incluindo o DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre).
Caso o condutor seja pego dirigindo durante o tempo determinado de suspensão da sua CNH, este terá a CNH cassada e ficará sem o direito de dirigir por 2 anos (24 meses)
Após esse período, será viável que o motorista faça o curso de reciclagem e um exame teórico, para conseguir recuperar a licença para dirigir.
Dirigi bêbado, e agora? Perco a carteira automaticamente?
Não. Como já foi citada acima, a primeira penalidade para a infração de condução de veículos terrestres bêbado é a multa, juntamente com o seu devido fator multiplicador.
No entanto, se você foi pego por dirigir embriagado após ter se envolvido em um acidente de trânsito, você terá a CNH suspensa por 12 meses.
Caso nesse espaço de tempo que não tiver a autorização, for pego dirigindo algum veículo terrestre, aí sim você terá a sua carteira de motorista cassada, junto com o seu direito de dirigir, pelos próximos 24 meses.
Logo, você somente poderá voltar a dirigir se, após esse período de 2 anos, você realizar o curso de reciclagem e fizer um exame teórico para, assim, caso for aprovado, voltar a ter o direito de conduzir um veículo e regularizar a sua CNH.
Páginas na internet para saber mais sobre o tema
Nos links abaixo você poderá aprender mais acerca desta infração e sobre todas as informações necessárias e fundamentais na hora de conduzir veículos terrestres. Clique e confira:
O site mais atualizado de 2024!