Multa Sinal Vermelho: Pontos, Valor, Como Recorrer
Multa Sinal vermelho: Saiba tudo sobre uma das multas mais comuns do Brasil. Mesmo que seja regra parar no sinal vermelho alguns de nós cometemos o erro de ultrapassá-lo.
E assim como tudo na vida, este ato também tem suas consequências. Em primeiro lugar, o condutor terá que pagar uma multa para o Detran. Além disso, um número de pontos será debitado da CNH do motorista.
A melhor forma de evitar a multa Sinal Vermelho é ficar atento. Sempre olhe o sinal antes de passar a via.
Multa sinal vermelho
Em primeiro lugar, vamos explicar o motivo da multa Sinal Vermelho. As vias públicas possuem sinalização. São placas, faixas e claro, os famosos semáforos. No semáforo contamos com 3 cores distintas sendo o Verde, Amarelo e o Vermelho.
O único sinal que permite que o motorista atravesse a via é o verde. Todavia, alguns acabam passando pelo sinal vermelho e isso gera diversos problemas.
Um dos mais graves é o acidente. Por esse motivo, as autoridades exigem que o condutor pare o veículo no momento em que o sinal estiver vermelho.
Mesmo que isso gere um pequeno atraso, é o jeito certo de dirigir.
Afinal, para o sinal vermelho é uma questão de responsabilidade. Porém, existe um único motivo permitido por lei para passar no sinal vermelho.
Portanto, caso o condutor vá virar à direita ele poderá cruzar enquanto o sinal estiver vermelho. E tirando uma dúvida que alguns motoristas possuem: não é permitido passar o sinal vermelho após as 10 horas da noite.
Então, nos outros casos o condutor precisa arcar com uma multa e perder pontuação na carteira. O programa de pontos na CNH é uma forma que o Detran encontrou de punir os motoristas que descumprirem a lei.
Abaixo você irá entender mais a fundo como funciona a multa sinal vermelho.
Pontos perdidos na CNH
Assim como qualquer outra multa, não parar no sinal vermelho gera diversos problemas. Um deles são os pontos na CNH. Em primeiro lugar, os pontos na CNH funcionam como uma advertência para que o motorista passe a ter cuidado. Assim sendo, caso atinja o máximo de pontos, ele terá a CNH suspensa.
No caso da multa sinal vermelho, o número de pontos perdidos são 7. Porém isso significa que a multa é considerada gravíssima e caso o motorista possua mais multas na categoria ele perde a carta;
Entretanto, se for a primeira multa gravíssima a pontuação máxima apenas diminui. Enquanto para quem não tem multas gravíssimas a CNH possui 40 pontos, para aqueles que têm isso diminui para cerca de 30 pontos.
Lembrando que caso o condutor realize a mesma infração gravíssima duas vezes ele perde a CNH.
Portanto, a melhor coisa a se fazer é evitar a multa da melhor forma possível. Para isso, dirija com cautela sempre olhando os semáforos da sua cidade.
Porém, caso receba a multa, poderá realizar o recurso para evitar pagar o valor cobrado pelo Detran.
Valor multa sinal vermelho
Para aqueles que desconhecem sobre o processo do trânsito, a cada multa um valor é cobrado do condutor. Pois, além dos pontos na CNH isso também é feito para que o condutor busque ter responsabilidade
Algumas multas possuem valores baixos, enquanto outras não. Assim sendo, as multas cobradas por infrações gravíssimas possuem valor maior que as de nível médio ou leve.
Dessa forma, a multa sinal vermelho custa mais ou menos R$293,47. Lembrando que caso a multa ocorra duas vezes esse valor é dobrado e o condutor pode ter sua CNH cassada.
Mas assim como outras multas, a multa sinal vermelho garante recurso. Então, assim que a multa chegar, já busque resolver isso. Para conferir se tem alguma multa clique aqui.
Para te ajudar separamos algumas dicas. Veja a seguir.
Recurso multa sinal vermelho
Para evitar as punições provenientes de uma infração, o Detran permite que o condutor recorra da multa. O chamado Recurso é feito pelo jari do detran.
A Junta Administrativa de Recursos de Infrações busca analisar os pedidos e tomar as decisões. Todo o processo é feito no próprio Detran.
São 3 etapas:
- Defesa prévia
- 1ª instância
- 2ª instância
Cada uma destas etapas possuem caminhos diferentes e o condutor precisa seguir passos em cada uma delas. Na etapa Defesa Prévia busque pelos erros dentro da infração.
Existem diversos motivos que geram erros na infração. Porém, na Defesa Prévia é onde quem realizou a multa deverá ser responsabilizado. Em alguns casos, o motorista e dono do veículo não foi o infrator. Então, no momento da defesa prévia, lembre-se disso.
Nas etapas seguintes será onde o infrator busca defender sua inocência. Assim sendo, ele poderá recorrer e ir para a primeira instância. Caso tenha falhado pode ainda ir para a segunda instância. Dessa forma pode buscar evitar a multa em vários estágios.
O site mais atualizado de 2024!