NIT e PIS é a mesma coisa? Como encontrar o número
É muito importante entender a diferença entre NIT e PIS, tanto para o empregador quanto para o empregado. Com o número deles é possível consultar o FGTS, solicitar seguro desemprego e até mesmo fazer controle do calendário da aposentadoria.
Porém, quando pensamos nesse tema logo pensamos se o NIT e PIS é a mesma coisa. Essa é uma dúvida comum e hoje falaremos sobre cada um e como encontrar o número deles. Acompanhe abaixo!
Entenda o que é o PIS?
O PIS é um número de cadastro gerado pelo banco, usado para identificar trabalhadores, beneficiários de programas sociais, entre outros. Para conseguir obter benefícios associados a carteiras de trabalho.
O Plano de Integração Social (PIS) é um direito social que surgiu em 1970 como forma de remunerar os trabalhadores de baixa renda do setor privado. Atualmente, o PIS é utilizado para que seja possível identificar trabalhadores com seguro de benefícios trabalhistas.
O código do PIS é gerado pelo sistema de dados da Caixa Econômica Federal quando um empregado é registrado pela primeira vez com um empregador em uma empresa privada.
Por exemplo, os trabalhadores podem utilizar o FGTS (Fundo de Geração de Garantia de Serviços) através do número do PIS.
Portanto, é possível concluir que o número do PIS é único para cada pessoa, mesmo que ela passe de empregadores em empresas privadas a situação do setor público ou autônomos.
Entenda o que é o NIT e NIS?
O NIT é uma sigla para Número do Cadastro do Trabalhador, que é um código gerado a partir de cadastros em um banco de dados do governo federal chamado Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Esse cadastro possibilita que os autônomos ou aqueles que nunca foram formalmente autorizados a trabalhar contribuam para o INSS e recebam benefícios previdenciários.
O NIT é para pessoas que nunca assinaram um contrato. Ou seja, é uma modalidade de contribuinte individual, segurado especial ou facultativo, empregado doméstico, trabalhador autônomo e qualquer outra forma de trabalho autônomo.
O NIS é o número de inserção social de todo cidadão que tem direito aos benefícios sociais do governo federal. Por exemplo, o Bolsa Família.
O NIS é independente de postos de trabalho, então NIS e NIT diferem tanto nos padrões de emissão quanto nas fontes de emissão.
NIT e PIS é a mesma coisa?
Não, o NIT e PIS não são a mesma coisa. A diferença entre eles é que o NIT é um registro para pessoas que nunca tiveram a carteira de trabalho assinada, ou seja, é para os autônomos.
O PIS é para as pessoas que estão na situação contrária, ou seja, é para aqueles que possuem carteira assinada e prestam serviços para pessoas jurídicas.
Por exemplo, uma diarista que nunca mantiveram vínculo empregatício terá o seu cadastro pelo NIT. Já a empregada doméstica que estiver devidamente registrada, terá o seu cadastro pelo PIS.
Conheça o PASEP
PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio Servidor Público, sendo um benefício voltado para os servidores públicos, tendo os mesmos objetivos do PIS.
É muito importante saber que o PASEP é o mesmo número do NIS, e o cadastro é feito com a assinatura da carteira de trabalho, assim como é feito no NIS.
Portanto, se o cidadão que sempre trabalhou na rede privada e foi aprovado em algum concurso, não será preciso alterar ou corrigir as documentações, já que a inscrição será a mesma.
Como encontrar número do PIS e NIT?
O número do NIS pode ser encontrado na carteira de trabalho pelo número do PIS/PASEP, na página inicial onde aparece a foto, ou através do app Caderno de Trabalho Digital. Você também pode consultar o número que está na frente do cartão de cidadania emitido pela Caixa.
O número do PIS pode ser encontrado na carteira de trabalho, cartão de cidadania, extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou em qualquer agência da Caixa Econômica.
Também é possível ser encontrado em um contrato assinado na pasta de trabalho digital, onde vai constar o número.
Para conseguir consultar o seu número de registro é muito fácil, basta entrar no site oficial do Meu INSS. Caso seja o primeiro acesso, será necessário acessar “entrar” e depois “criar a sua conta”.
Depois de fazer isso, será possível optar a forma de fazer o cadastro, validação pelo CPF que é a opção mais rápida e fácil. Finalizando o processo, será possível ter acesso ao número de registro do NIS ou PIS.
Para os contribuintes que já possuem cadastro no PIS e que mantêm sua inscrição no NIT, o número do PIS é equivalente ao do NIT.
Em casos de um novo cadastro ser feito, seja no PIS ou PASEP, o NIS não será alterado. Em caso onde o trabalhador tenha atuado na rede pública ou privada, antes de contribuir para o INSS, a inscrição do NIS se mantém atualizado.
Para os trabalhadores que nunca mantiveram relação de trabalho formal, o cadastro do NIT é feito na Previdência Social e serve apenas para recolhimento do INSS para garantir a aposentadoria.
O site mais atualizado de 2024!