O que estudar para o Encceja 2024

Muitas pessoas ainda não têm conhecimento sobre o Encceja, mesmo ele sendo um programa criado pelo governo para aferir competência de alunos e alunas que não concluíram o ensino devidamente.

O Encceja trata-se do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos para aquelas pessoas que, por alguma questão, não conseguiram concluir o ensino fundamental ou médio.

Além disso, o Encceja ainda tem muitas questões que devem ser ressaltadas para quem deseja fazer a prova e é importante saber de todas as informações no momento de realização da prova.

Os candidatos que pretendem fazer o Encceja 2024, só conseguem ter acesso ao local de prova poucos dias antes da aplicação da prova, no entanto, outros detalhes podem ser conhecidos durante o processo de inscrição.

Portanto, se você deseja se preparar e saber o que estudar para o Encceja 2024, leia este artigo até o final.

o-que-estudar-encceja O que estudar para o Encceja 2024

Como fazer a inscrição do ENCCEJA 2024

No momento de abertura das inscrições do ENCCEJA 2024, muitos estudantes ficam sem saber como funciona o processo, por isso, este artigo vem explicar como funciona.

A primeira coisa que o estudante vai precisar informar no momento da inscrição do ENCCEJA 2024 é a cidade onde deseja fazer a prova.

Porém, o local de prova exato só é divulgado para os inscritos nos dias antecedentes à prova, considerando o local mais próximo do endereço que foi informado no momento de inscrição.

Dessa forma, observe a seguir como funciona a inscrição:

  1. Acesse a página oficial do ENCCEJA 2024, clicando aqui você será direcionado para a página do participante.
  2. Selecione a opção “Inscrição”;
  3. Em seguida, você deverá informar o seu CPF e a sua data de nascimento, dados esse que serão seu login e senha para acessos futuros ao site;
  4. O site irá solicitar que você informe para qual a fase escolar que você pretende fazer a prova, assim como o município de realização da prova;

É importante que o candidato que está se inscrevendo para a prova, saiba o que estudar para o Encceja 2024 garantindo o seu sucesso no exame.

o-que-estudar-para-o-encceja O que estudar para o Encceja 2024

Cronograma do ENCCEJA 2024

Em primeiro lugar, a primeira coisa que é divulgada pelo ENCCEJA sempre é o cronograma, uma vez que é ele que vai guiar todo o processo a ser seguido pelo candidato.

Sendo assim, todas as datas são previamente determinadas no cronograma, para que os inscritos possam acompanhar e se preparem de acordo com os prazos.

Até mesmo o local da prova tem data estabelecida para divulgação e isso também é incluído no cronograma.

Observe a seguir as datas do ENCCEJA 2024:

  1. Março: é a publicação do edital;
  2. Abril: abertura das inscrições;
  3. Julho: Divulgação do local de prova;
  4. Agosto: serão aplicadas as provas;
  5. Agosto: após dez dias úteis da aplicação têm-se a divulgação do gabarito;
  6. Outubro: resultado oficial.

Portanto, se você está se dedicando para poder fazer a prova, tendo conhecimento do cronograma, é importante saber o que estudar para a prova do Encceja 2024.

Como será a prova do ENCCEJA 2024

Para quem ainda não tem conhecimento da estrutura da prova do ENCCEJA 2024, leia um pouco sobre como funciona o exame promovido pelo INEP.

A prova é composta por quatro provas objetivas, sendo cada uma delas de uma área do conhecimento: ciências exatas, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens.

Ademais, ainda há a redação com o tema a ser descoberto na hora de realização da prova e a estrutura exigida é de uma dissertação argumentativa.

Cada uma das provas objetivas conta com 30 questões de múltipla escolha, sendo esse modelo aplicado aos exames do ensino fundamental e também do ensino médio.

Por isso, é fundamental se preparar com antecedência, sabendo o que estudar, para que no dia da prova o estudante se sinta confiante e esteja por dentro de todas as matérias que vão cair na prova.

o-que-estudar-para-o-encceja-informacoes- O que estudar para o Encceja 202412

O que estudar para o Encceja 2024: saiba todas as dicas

Já foi falado quais as áreas caem no exame do Encceja 2024, porém os estudantes que se dedicam aos estudos e querem garantir a aprovação na prova precisam saber o que estudar e é por isso que serão passadas as principais dicas de conteúdos recorrentes.

Com base nas provas que foram aplicadas nos anos anteriores do Encceja, cada área do conhecimento costuma ter assuntos que são mais cobrados, sendo assim, observe a seguir um exemplo

  • Matemática: números, geometria, medidas, proporcionalidade, álgebra, estatística – são questões básicas sobre esses temas que vão avaliar o seu conhecimento;

Se você quiser saber mais, é possível pesquisar na internet materiais como apostilas e até as provas dos anos anteriores para conseguir se preparar melhor sabendo o que estudar para o Encceja 2024.

Por fim, no site do INEP constam os documentos com as competências que são exigidas na prova do Encceja 2024.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news O que estudar para o Encceja 2024 O site mais atualizado de 2024!

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
Deixe seu comentário