O que fazer em Londrina em 2024: Conheça os 10 principais pontos turísticos
Londrina é uma cidade que fica no norte do estado do Paraná e conta com 575 mil habitantes, aproximadamente, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Então é uma cidade de grande porte e que, ainda, tem a fama de ser uma cidade universitária. Até por conta de ter uma famosa faculdade federal, que atrai estudantes do país inteiro e até de outros países.
Então como também tem muitos jovens e estudantes presentes na cidade, Londrina tem muitos pontos turísticos e de lazer. Neste post vamos falar um pouco sobre os pontos turísticos da cidade do interior paranaense.
Estação Ferroviária
Quem vai para Londrina, não pode ficar sem ir à Estação Ferroviária. O espaço construído em 1935, hoje não funciona mais para isso. No entanto se tornou um museu e centro cultural, que conta um pouco da história da cidade.
Desta maneira tem até mesmo uma Maria Fumaça, toda reformada, que podemos tirar fotos e conhecer mais de perto. Então quem estiver em Londrina, poderá visitar esse espaço.
Museu Histórico
Então dentro da Estação Ferroviária fica outro local como ponto turístico:
- O Museu Histórico, que funciona de terça à sexta das 9h às 11h00 e das 14h30 às 17h30, e sábados e domingos das 13h30 às 17h.
Esse espaço é organizado e mantido pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). E é um ponto onde se pode conhecer um pouco mais sobre a história da cidade do norte paranaense.
Jardim Botânico
O Jardim Botânico como o próprio nome já sugere, é um local onde se tem muito contato com o verde. Assim é possível fazer trilhas e se deslumbrar com a natureza do local. Desta maneira é um ponto turístico praticamente obrigatório.
Entre outras coisas o Jardim Botânico de Londrina possui algumas plantas raras e ameaçadas de extinção. Por isso é um lugar diferenciado para se conhecer na cidade do norte paranaense.
Lago Igapó
Um dos principais cartões postais da cidade, o Lago Igapó em Londrina é um dos lugares também entre os mais visitados, não apenas por turistas. Mas principalmente, pelos próprios moradores.
Isso porque é uma região que fica perto da prefeitura, bem localizado e muita gente aproveita para fazer atividade física ao ar livre. Principalmente no início da manhã e também ao final da tarde.
Além disso nesse lugar que na verdade, é um conjunto de lagos, também é a principal área verde de Londrina, uma cidade que, por si só, é das mais arborizadas.
Reserva Indígena do Apucaraninha e Salto do Apucaraninha
Embora seja uma cidade bastante urbanizada, Londrina também tem suas reservas ecológicas mais afastadas. E a Reserva Indígena do Apucaraninha e Salto do Apucaraninha são lugares dos mais interessantes, onde vivem algumas famílias indígenas.
Desta maneira é uma opção interessante para observar como eles vivem e o que produzem, mas sempre respeitando o espaço deles.
Parque Municipal Arthur Thomas
Um pouco mais perto do centro, o Parque Municipal Arthur Thomas é um lugar que também se pode fazer trilhas e ter contato com a natureza em Londrina.
Por isso é um lugar que também tem muita estrutura, com lanchonetes para os frequentadores. Neste lugar também funcionou a primeira usina elétrica da cidade, que hoje já está desativada.
Catedral Metropolitana
A Catedral Metropolitana foi fundada na década de 1930 e chama a atenção pela beleza arquitetônica do local. Independentemente de ser religioso ou não, vale conhecer, ao menos por fora, para fazer belas fotos do local.
Isso porque a Catedral Metropolitana também é uma das principais referências de Londrina, quando o assunto é cartão postal para a cidade do norte paranaense.
Praça Tomi Nakagawa
Londrina, assim como muitas cidades do interior paranaense, possui uma forte colonização japonesa. E a praça Tomi Nakagawa representa um pouco disso neste município e é uma atração das mais interessantes.
Por lá é possível fazer belas fotos e observar as decorações típicas do Japão. Ela foi inaugurada em 2008.
Museu de Arte de Londrina
Agora para que curte um evento cultural, o Museu de Arte de Londrina é uma opção também das mais interessantes na cidade paranaense. Lá existem exposições permanentes e itinerantes, com mais de 400 obras no total.
Autódromo Ayrton Senna e estádio do Café
Por fim os amantes do esporte também têm sua vez em Londrina. Afinal, a cidade abriga o Estádio do Café, um dos maiores do estado, onde joga o Londrina Esporte Clube. Normalmente é possível conhecer o estádio em visitas mesmo sem marcar hora.
E ao lado do estádio está o Autódromo Ayrton Senna, que teve sua inauguração em 1992. E esse autódromo já recebeu importantes provas do automobilismo brasileiro, com Stock Car e também a Fórmula Truck.
Enfim quem quer conhecer Londrina certamente vai ter muitos espaços de lazer e diversão, em uma cidade com grande qualidade de vida.
O site mais atualizado de 2024!