Acesse Nossas Redes Sociais

Carreira

OAB Certificado Digital: Instalar, Renovar

Publicado

em

Sempre que um advogado opta por obter um Certificado Digital OAB, ele está demonstrando que valoriza a sua classe e, por isso, recebe diversos benefícios por tal atitude que são disponibilizados por meio do Conselho Federal.

oab-certificado-digital-instalar-renovar OAB Certificado Digital: Instalar, Renovar

A tecnologia que envolve a AC Raiz que também é chamada de V5 apresenta uma série de padrões criptográficos que fazem com que esse sistema seja superior aos anteriores de 1028 bits.

Portanto, com essa melhoria do sistema, todas as chaves públicas possuem uma privacidade garantida e, por isso, é impossível que seja realizada qualquer fraude envolvendo esse registro do Certificado Digital OAB.

Portanto, você que emitiu a sua Carteira de Identidade a partir de junho do ano de 2011, já está pronto para receber o seu primeiro Certificado OAB Digital.

Más atenção, pois os advogados que emitem a Carteira de Identidade devem procurar a seccional ou subseção do seu estado para fazer a solicitação de um token que permitirá o acesso e a requisição do Certificado Digital.

Certificado Digital: Processo de Emissão

Caso o senhor seja um advogado, saiba que existe uma série de procedimentos para os quais se atentar antes de realizar a petição do Certificado Digital como a situação com a entidade OAB que deve estar regular e o processo como um todo que deve ser realizado da seguinte maneira:

  • Processo de emissão: O Certificado Digital OAB será enviado para a carteira profissional ou para o token cadastrado do advogado, portanto, consulte a sua subseção para confirmar qual será o meio para a emissão desse documento;
  • Validação: é preciso estar atento para guardar a senha do seu Certificado OAB para apresentar no momento de sua validação presencial que será solicitada durante o processo de emissão. Por isso, as questões de segurança garantem que você tente inserir a senha apenas 3 vezes e, caso ela não seja validada, o chip do seu Certificado Digital será bloqueado e isso causa a perda desse documento que se tornará inválido desde então. Portanto, caso isso venha a acontecer por esquecimento de senha, saiba que será preciso solicitar outro Certificado Digital OAB e realizar todo o procedimento anterior de emissão novamente acarretando em um gasto que o advogado terá que custear novamente;
  • Sistema de homologação: Abaixo, segue um link para que possa ser feita a verificação do sistema de homologação do uso do seu Certificado Digital, portanto, caso queira saber o andamento da sua solicitação, acesse o site certisign.com.br/sistemas e faça o login ou o cadastro, caso seja o primeiro acesso.
  • Documentação: a etapa para garantir a validade do Certificado Digital OAB consiste na apresentação de todos os documentos necessários para atestar a titularidade do profissional, portanto, você vai precisar de uma série de documentos obrigatórios e opcionais que listamos abaixo.
  • Além dos documentos que citamos a seguir, você precisará fazer o cadastro da biometria e, para saber mais sobre esse procedimento, clique aqui.

oab-certificado-digital-instalar OAB Certificado Digital: Instalar, Renovar

Certificado Digita OAB: Documentação

Todos os documentos que estão nessa lista podem ser apresentados nessa etapa da solicitação do Certificado Digital OAB.

Portanto, conserve todos as impressões originais, já que elas precisam ser apresentadas sem avarias que possam danificar a legibilidade dos documentos na subseção.

Além disso, todos os documentos listados a seguir que estejam fora do prazo de validade também não serão aceitos, portanto, verifique todos os critérios antes de procurar uma subseção para solicitar o Certificado Digital OAB.

Documentação obrigatória:

  • Carteira de Identidade;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Carteira Nacional de Habilitação Digital;
  • Passaporte;
  • Carteira de Identidade de Estrangeiro;
  • Documentos foto como OAB, CRC, CRM, entre outros
  • Certidão de Casamento (em casos de alteração no nome de nascimento)

Documentação opcional:

Caso esses documentos sejam informados no ato da compra do Certificado Digital, você precisará apresentá-los também na subseção para validação do documento.

oab-certificado-digital OAB Certificado Digital: Instalar, Renovar

Certificado Digital OAB: Renovação

Caso você já tenha o seu Certificado Digital OAB e queira fazer a renovação, o processo é o seguinte:

  • Primeiramente, você precisa acessar o site oficial da OAB da sua região e clicar no botão “renovação de Certificação Digital”;
  • Feito isso, você precisará fornecer os seus dados clicar em continuar;
  • Então, basta seguir o passo a passo preenchendo todas as informações que serão solicitadas conforme você avança;
  • Depois de fornecer todos os dados, confirmar e-mail, você precisa realizar o pagamento que pode ser feito tanto por boleto quanto por cartão de crédito.
  • Assim que o pagamento for confirmado, basta esperar a confirmação do sistema e proceder com mais duas etapas do processo;
  • Depois da confirmação, o token precisa ser inserido no computador usado para a renovação e, mais uma vez, você deve preencher todas as informações entrar com a senha do seu token;
  • Então, depois disso, o seu Certificado OAB Digital será liberado e basta você fazer o teste para comprovar a autenticidade desse documento no site da certinsign.
Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news OAB Certificado Digital: Instalar, Renovar em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.